Slide


Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje vim conversar sobre um dos livros  que me fizeram chorar durante várias e várias horas enquanto estava lendo e depois chorei o dobro quando assisti ao filme. Para quem ainda não conhece essa linda estória de amor estou colocando a sinopse aqui.

Sinopse: Em Como eu era antes de você, Louisa Clark é uma jovem cheia de vida e espontaneidade, que sabe uma porção de coisas. Ela sabe quantos passos separam sua casa do ponto de ônibus. Sabe que adora trabalhar como atendente em um café e sabe que provavelmente não ama seu namorado, Patrick. O que Louisa não sabe é que está prestes a perder o emprego, e que isso a obrigará a repensar toda sua vida. Will Traynor, por sua vez, sabe que o acidente com a motocicleta tirou dele a vontade de viver. Ele sabe que o mundo agora parece pequeno e sem graça, e sabe exatamente como vai dar um fim a tudo isso.O que Will não sabe é que a chegada de Louisa vai trazer de volta a cor à sua vida. E nenhum deles desconfia de que esse encontro irá mudar para sempre a história dos dois.Título: Como Eu Era Antes de Você |Autora: Jojo Moyes |Editora: Intrínseca |Páginas: 320 |Ano: 2016|

Louisa é uma jovem de vinte e seis anos cheia de vida e com uma personalidade própria que algumas vezes me irritavam, apaixonada pela vida e sem muitas ambições, praticamente vive para fazer as vontades alheias, será? Sim, apesar dela amar o trabalho como garçonete entrega a maior parte do salário para os pais e também namora um rapaz bem sucedido e que se importa mais com sua forma física do que com ela. Depois que a lanchonete onde trabalha fecha e ela é demitida, começa a fazer várias entrevistas de emprego muito engraçadas, já que ela é totalmente despreparada profissionalmente e muito sincera nas respostas.
"Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível."
Antes de começar a trabalhar como cuidadora na casa dos Trainors ela fez diversos teste que foram muito mal sucedidos, só por isso já seria desclassificada em qualquer entrevista atual, mas, a mãe do Will que se chama Camilla procura alguém com a paixão pela vida e a alegria de Louisa para cuidar do filho. Nos primeiros dez dias de trabalho a convivência do Will é muito difícil porque ele é descrito como um homem mau humorado, arrogante e acredita que sua vida acabou quando ficou tetraplégico. A alegria, estilo extravagante e a falta de ambições de Louisa irritam muito Will, e a situação fica ainda mais complicada quando ela começa a tentar agrada-lo, chegando até a uma discussão onde a Louisa revela o verdadeiro motivo de estar no trabalho, como resultado eles começam a se tolerar e a conversar mais educadamente. A trajetória dos dois é contada de uma maneira onde eles vão lentamente aceitando a companhia um do outro, até se tornarem amigos.
"Poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas."
Quando ela descobre que foi contratada por Camilla para fazer Will mudar de ideia sobre o Suicídio Assistido, ela se sente arrasada e enganada, por algum tempo ela pensa em abandonar o trabalho, mas, sua irmã consegue convence-la a continuar e fazer todo o possível para mudar a mente do Will. Juntas elas fazem o planejamento de uma viagem ao exterior com muitos passeios a lugares bonitos, mergulhos, entre outras coisas legais, tudo para mostrar ao Will que a vida dele pode ser agradável mesmo sendo tetraplégico.
“Há coisas que você não percebe até acompanhar uma pessoa numa cadeira de rodas. Uma delas é como a maioria dos calçamentos é mal conservada, com buracos mal remendados ou desnivelada.”
Mesmo sendo muito romantizado, o livro aborda um tema muito importante e gerador de infindáveis discussões na sociedade, justamente porque o suicídio assistido ainda não é legalizado em todos os países. O Will assim como muitas pessoas no mundo fez uma escolha, mas, não foi aceita por todos os familiares e amigos, o que eu acredito ser a reação mais natural do ser humano, nenhum de nos estamos preparados para perder alguém que amamos, essa pessoa estando doente ou não. Esse livro não tem um final feliz de contos de fadas, mas, ele é lindo e transforma pode transformar o seu pensamento.
Beijos e Abraços!
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Viviane, eu amei ler esse livro, pena que o filme não tem algumas partes çegais desse livro. Obrigada por compartilhar essa dica de leitura com a gente. Amei o post. ♥♥

    https://brunaaalvess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Bruna! Eu gostei muito do livro e as melhores partes para mim são aqueles onde os personagens estão se conhecendo e se adaptando um ao outro, elas infelizmente não aparecem no filme.

      Excluir