Slide


Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês? Quero conversar com vocês sobre um artigo que a TAG Experiências literárias postou dando dicas para melhorar os hábitos de leitura, algumas dessas dicas funcionaram para mim, espero que funcionem para vocês também.

1 - Leia diferentes tipos de livro simultaneamente: escolhi três gêneros literários (terror, distopia e romance) para ler simultaneamente e a leitura está fluindo muito bem, porque quando o livro tem uma parte que não gosto, eu costumo trocar por outro até conseguir retornar a leitura dele novamente.

Revezar-se entre um romance, um livro de não ficção e outro de poemas, por exemplo, ajuda muito sua lista de leituras a andar mais rápido. Tendo mais de uma opção, você evita postergar a hora de ler por não estar com vontade de um livro específico em determinado momento.
2 - Tenha sempre um livro com você: essa é a melhor dica de todas, como sou professora algumas vezes fico com aula vaga entre uma turma e outra, tendo um livro na bolsa posso passar o tempo curtindo uma boa leitura. Essa dica é tão simples que, não sei porque não tinha pensado nela no inicio do ano.
O tempo gasto diariamente no transporte público ou em filas não precisa ser tempo perdido! Ter sempre um bom livro à mão torna fácil preencher essas lacunas. Se você não gosta de interromper um capítulo na metade, prefira livros de contos, de poemas ou com capítulos curtos.
3 - Descubra qual o seu período favorito para ler: o melhor horário para a mim é de madrugada, por morar em um bairro muito barulhento os outros horários são complicados fazer uma boa leitura, mas, ainda estou tentando me adaptar a ler antes de dormir.
Já tentou reparar em qual parte do dia a leitura lhe parece mais agradável? Prefere ler com luz natural ou antes de dormir? Perceber essas sutilezas é essencial na hora de organizar o dia, pois permite separar seus horários favoritos para os livros e o restante do tempo para as demais atividades.

4 - Participe de um clube de livros: faz cinco meses que estou participando do Turista Literário, simplesmente estou amando os livros e os itens surpresas também, tudo combina muito comigo, até mesmo os livros que eu pensava que não iria gostar.

A leitura, por si só, é uma atividade individual e solitária. Os momentos posteriores a ela, entretanto, não precisam e nem devem ser assim! Debater o que você está lendo com pessoas próximas ou grupos de leitores pode ser um grande incentivo para ler, ao menos, o livro que está em pauta no momento. 

5. Repense o tempo gasto com o celular e com outros dispositivos: não fico muito tempo no celular, mas, fico horas assistindo séries e videos no youtube, ainda preciso melhorar essa parte e priorizar as minhas leituras.

Quantas vezes você está com tempo livre e, sem perceber, pega o celular ou fica trocando de canal na televisão, sem estar realmente interessado no conteúdo que está consumindo? Repensar essas atitudes automáticas é o primeiro passo para fazer da leitura um hábito no lugar delas.
Bom, por hoje é só pessoal! Espero que essas dicas ajudem vocês como me ajudaram.
Beijos e abraço!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

3 Comentários

  1. Dicas necessárias, já favoritei aqui, devo recorrer a ela muitas vezes em 2018.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada João, volte sempre que precisar!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essas dicas são muito boas! Geralmente eu tenho dois tipos de leitura na mão, mas deixo um físico e um no kindle para ir alternando, mais que isso não consigo hahaha. O resto geralmente eu faço por hábito também, mas aquele vício no celular de vez em quando é bem difícil de largar, rs

    ResponderExcluir