Slide

Olá amores, tudo bem?
A coluna conhecendo escritoras negras deste mês apresenta, a autora Cidinha da Silva. Formada em História pela UFMG, é doutoranda em Difusão do Conhecimento na Universidade Federal da Bahia, onde pesquisa políticas públicas para o livro, leitura, literatura e bibliotecas na cidade de São Paulo, na perspectiva de africanidades (2003-2016). Seus primeiros textos publicados foram artigos acadêmicos sobre relações sociais, de  gênero e diálogos com a Educação e Juventude, também é prosadora, editora e dramaturga.

Durante os anos de 2000 à 2002, foi a presidenta do Geledés Instituto da Mulher Negra, uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileir.


Conheci o trabalho da autora, através de uma série de lives que ela está promovendo no facebook todas as segundas-feiras chamado de "Almanaque Exuzilhar - Comece bem a semana com Cidinha da Silva" onde ela conversa com outros escritores convidados, sobre assuntos diversos, como: a situação atual do Brasil, a crise do livro, indicação literárias dos escritores convidados, entre outros.
“Eu sou uma mulher negra num país racista, algo definidor de quem sou, posto isso, tenho liberdade criativa irrestrita e me apresento como escritora, não tenho a necessidade de usar as categorias mulher e negra para definir  pertencimento em minha minibiografia.”
Além do conteúdo disponível no facebook a autora administra o Blog da Cidinha da Silva, sendo muito ativa nas redes sociais e editora da Fanpage cidinhadasilvaescritora, colunista dos portais  Jornalistas Livres e Diário do Centro do Mundo, reproduzidos pelo portal Geledés, entre outros. Ela está sendo reconhecida pelo seu trabalho, realizando várias entrevistas para revistas, jornais e canais literários como por exemplo o Litera Tammy. Comprei um dos seus livros para ler e comentar com vocês, ele chama "Um Exu em Nova York" indicado do Humberto do Canal Primeira Prateleira.

OBRAS

 
 
Um Exu em Nova York, recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional (contos, 2019) e Explosão Feminista (ensaio), do qual é co-autora, foi finalista do Jabuti (2019), e recebeu o Prêmio Rio Literatura 4ª edição (2019). Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. Possui exatamente 17 livros publicados e distribuídos entre os gêneros crônica, contos, ensaios, dramaturgia e infanto/juvenil, todas as obras podem ser encontradas no site da Editora na Kuanza Produções.

Contatos com a autora:
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

4 Comentários

  1. Nossa eu admiro muito o trabalho da Cidinha! Além de ser um ser incrivel, ela tem muita força naquilo que ela fala e escreve. Um dia quero dizer que li todos os livros dela.
    Adorei seu levantamento sobre ela, ficou maravilhoso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu acho super bacana esse seu projeto por aqui, pois tenho conhecidos nomes que antes não teria oportunidade de saber tanto sobre. Não conhecia a Cidinha, mas depois de tudo que falou fiquei super curiosa. E ela tem bastante obras né?! Amei demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane.

    Adorei sua postagem apresentando várias dicas de livros que escritoras negras escrevam. Anotei todas as dicas. Obrigada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Não conhecia a autora, mas pude notar que os títulos de seus livros são muito fortes e fiquei curiosa para saber o que eles nos reservam. Já fico aqui no aguardo para sua opinião de Um Exu em Nova York e já anotei o nome da autora para acompanhá-la.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir