Slide


Olá meus amores, como vocês estão? 
Chegamos em agosto, e agora sim posso dizer que a minha organização está funcionando. Infelizmente, meu planejamento anual não está indo bem mas, vou falar sobre isso em outro dia. Hoje quero mostar como estou organizando minhas leituras e quero saber como vocês se organizam, também. Desde 2016 eu utilizo o site Skoob, tenho todos os meus livros físicos cadastrados por lá, os primeiros cadastros foram cansativos de serem realizados mas, com o passar do tempo cadastrando a cada compra. 

Eu utilizo todos os recursos do site, como por exemplo fazer as metas anuais de leituras, fazer trocas através do plus, escrevo resenhas de alguns livros e coloco também os livros que eu emprestei anotadinhos lá. 
 

Eu tenho muito medo de perder todas as minhas informações de leituras, por isso, sempre tenho alguns backups espalhados pelo computador/nuvem que atualizo com frequência. Desde 2018, tenho utilizado uma planilha incrível e funcional disponibilizada anualmente, com algumas modificações, pela Bruna Miranda. Ela é bem grande e dividida basicamente em duas partes: Leituras e Gráficos.

Na parte de leituras, vou anotando todas as leituras separadas por meses do ano. Para cada livro anoto: título, gêneros, formato, editora, idioma, como conheci, publicação, nome do autor, etnia, gênero que se identifica, entre outras informações que eu julgo importantes.


Os gráficos são montados conforme vamos alimentando a planilha, eu sempre utilizo eles para verificar se estou conseguindo cumprir com os meus projetos pessoais, observando mensalmente os gráficos de: gênero literário, gênero do autor (feminino ou masculino), formato do livro, origem do livro que é importante para saber se estou utilizando a assinatura do Kindle Unlimited ou não, histórias com representatividade LGBTQIA+, personagens negros e etnia dos autores, etc. A planilha possui várias possibilidades de gráficos prontos e outros que você pode montar, conforme sua necessidade.
 

Eu tentei utilizar outras formas de organização como softwares e sites como o goodreads mas, não funcionaram para mim. Minha plataforma oficial de organização é o Skoob mas, se por acaso ele sair do ar, não perderei nada porque tenho tudo anotado nas planilhas do excel. 

A Bruna Miranda, compartilhou essa planilha gratuitamente, se tiver interesse em acessá-la, entre no instagram dela e para baixar. Vamos sempre apoiar o trabalho do colega compartilhando o seu material e não retirando os créditos. Agora, quero saber como vocês estão organizando as leituras esse ano, me contem nos comentários!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

18 Comentários

  1. Essa planilha eu queria muito fazer, mas preciso de muita paciencia pra isso HAHAHHAA Terei que tirar uns bons dias da minha vida pra isso.
    Eu também gosto de organizar os e-bokos em uma planilha, mas eu acabo não atualizando ela com a frenquencia que eu gostaria.
    Os lidos eu anoto num caderninho e no skoob, acho tudo também!
    Adorei seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, baixa a planilha de graça no instagram da Bruna! Depois você vai atualizando ela conforme for lendo.

      Excluir
  2. OI Viviane, eu achei incrível a sua organização. Eu estou longe disso. Mas também não sou uma leitora tão voraz como eu gostaria de ser. Esse isolamento até foi bom para eu retomar um pouco o meu ritmo de leitura.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chris, eu gosto muito de saber quais livros li durante os anos, sou muito controladora nessa parte, principalmente, porque gosto de reler o que mais gostei alguns anos depois.

      Excluir
  3. Oiii Vivi

    Confesso que sou pouco organizada, eu tenho só um caderninho para anotar os livros que pretendo ler no mês, e uso o Skoob e o Goodreads, mas o Skoob agora que comcei a realmente atualizar porque baixei o app, antes o único mais atualizado era o Goodreads que aliás adoro e segue sendo meu favorito porque encontro tudo que preciso por lá. Achei bem legal os gráficos, deve ser bem interesante ter tudo assim detalhadinho.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy! Eu amo os gráficos e gostaria muito de conseguir entender melhor o goodreads para usá-lo também.

      Excluir
  4. Nossa, Vivi! Você é muito organizada! Atualmente eu uso apenas o skoob, mas já pensei em caderno ou planilha de leitura. Já tentei o Goodreads também, mas não me adapto por lá.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy...kk...nem tanto! As vezes a gente precisa ir tentando alguns métodos de organização, até encontrar um que funcione com a gente.

      Excluir
  5. Uau, você é muito organizada. Até tentei fazer um planejamento que em março não consegui seguir e fiz tudo de outra forma, um adia, quando eu crescer, sério, quero ser assim organizada como você, às vezes, as coisas funcionam melhor desse jeito seu ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu gostaria de ser mais organizada, sabe? Conseguir usar planilhas de planejamentos e TBR mas, ainda não consegui seguir esses métodos, quem sabe um dia?!

      Excluir
  6. Opa, falou de organização é comigo mesma! Organizo meus livros lidos no Skoob mesmo. Mas só incluo o livro lá, com a data, não faço resenha e as vezes nem avalio. Tenho também uma listinha de livros lidos no planner/bujo que estiver usando, mas só anoto o livro e o autor e pronto. Além disso, tenho uma lista (infinita) de leituras futuras, e ela fica no OneNote, que o aplicativo que uso para anotações diversas. Aí, quando quero escolher uma nova leitura, abro essa lista e dou um olhada geral e vejo o que mais me chama atenção no momento. Apesar de ser a rainha do planejamento, não planejo minhas leituras, leio sempre o que dá vontade no momento.E super adorei a ideia da planilha (sim, eu amo uma planilha e um gráfico) e saindo daqui já vou lá no instagram que você indicou para baixar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, fico feliz em encontrar outra pessoa apaixonada por gráficos! Não sou tão organizada quanto você mas, gostaria de saber mais sobre os programas que você usa, deixo essa ideia de postagem pra você!

      Excluir
    2. Oi Viviane, eu até já fiz post falando dos aplicativos e programas que eu uso, mas ele bem que precisa ser atualizado, porque já faz um tempinho e de vez em quando dou uma mudada já estou sempre testando um ou outro aplicativo novo. Ideia anotada!

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Eu preciso urgentemente ter uma organização de segundo plano, pois assim como você, minha maior plataforma de organização é o Skoob. E se um dia ele sair do ar, estou bem ferrada hehehe Adorei a alternativa que você trouxe, da planilha, e eu não conhecia. Ótima postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, acho muito importante ter uma plataforma de organização extra, até mesmo para conseguirmos nos organizar sem internet, ou caso, o skoob sai do ar como aconteceu semana passada. Tem várias planilhas disponíveis na internet, recomendo essa da Bruna por ser mais completa.

      Excluir
  8. Olá!

    Estou aqui me perguntando onde eu estava que não conhecia essa planilha. Hoje eu também só uso o Skoob para organizar as leituras, a maioria das resenhas eu coloco lá também para ter em duas plataformas, mas se der ruim eu perco tudo e morro de medo também. vou aderir a essa dica de ouro e começar a usar a planilha da Bruna, achei bem completa e fiquei alucinada confesso. Muito obrigada pela dica eu AMEI.

    Beijos
    https://leitura-terapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Tenho Skoob mas bate uma preguiça danada de entrar lá. Só coloco mesmo a resenha do livro no blog/Instagram, e anoto no Passaporte da Leitura se for um livro de algum país que eu ainda não tenha lido. Sei que deveria ser mais cuidadosa e organizada nas leituras, mas infelizmente não sou...rs. Para escolher as leituras do mês, sorteio cinco livros (tenho uma latinha com o nome de todos os meus livros físicos e irei ampliar colocando os e-books também) e vou lendo na ordem "O que mais me interessa"...
    É isso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Também utilizo o skoob para registrar minhas leituras e postar as resenhas. Além dele, eu gosto de usar um planner onde programo o que quero ler no mês e anoto no final o que efetivamente li. Tenho vontade de manter uma planilha assim no excel, mas confesso que tenho uma preguiça enorme hahaha. Adorei o seu post e ver como você se organiza em relação às leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir