Slide


Olá queridos! Vamos conversar sobre financiamento coletivo?
O Projeto Leituras Decoloniais é um projeto que nasce com o intuito de viabilizar produções de conteúdo independente que buscam reflexões sobre assuntos que envolvem sistemas de poder, raça, gênero e sociedade. Para isso, criamos formas de agradecimentos que serão feitos por meio dos ciclos de leituras coletivas. A leitura de livros selecionados será feita com uma curadoria composta por quatro mulheres negras que produzem conteúdo na internet sobre literatura que envolve esses temas. intuito de ser um espaço para aprendizagem em conjunto, um espaço para repensar crenças limitantes. O antirracismo deve ser uma prática contínua.

Este é um projeto que te convida a ler e ouvir as vozes de quem foi historicamente silenciado e aprender com elas, afinal, pensar sobre questões raciais é um ato que não deve ser feito apenas uma vez por ano, em datas específicas, é algo que precisa ser feito frequentemente. Com esse projeto te convidamos à ação. Tendo como curadoras mulheres negras e que estão sempre militando nas redes sociais!


Camilla Dias, tem 37 anos é Assistente Social, Mediadora de leitura e pós-graduada em Docência em Literatura e Humanidades. Produtora de conteúdo independente na rede social Instagram @camillaeseuslivros desde 2015. Participou de palestras, oficinas, mediação e debates, escreveu artigos para revistas literárias virtuais, esteve como júri no "Prêmio São Paulo de Literatura" (2018) literário e como curadora no projeto "Leia para uma criança" (2019) organizado pelo Itaú Social. Atualmente é Mediadora em um dos coletivos "Leia Mulheres" na cidade de Santo André/SP e também no "Projeto Livro Livre" voltado para formação do leitor literário no SESC Santo André.

Isa Souza, é Cientista Social em formação pela Universidade Federal de São Paulo, técnica em Comunicação Visual pela ETEC Carlos de Campos e escrevedora. Co-criadora do instagram literário @blogparenteses, do blog Afrofuturas, do projeto Leia Representatividade e do clube de leitura Mais Sci-fi, um grupo online de ficção científica para mulheres. Integrante do coletivo literário @cladaspretas. Mediadora do Clube de Leitura do Sesc Guarulhos e do clube online de ficção científica para mulheres, o Mais Sci-fi. Em 2019 publicou seu primeiro conto na coletânea Vozes Negras.

Maria Ferreira, é formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Criadora do site Impressões de Maria e instagram literário @impressoesdemaria. Integrante do coletivo literário @cladaspretas. Escritora, tem um conto publicado no livro Vozes Negras, lançado em 2019, e também escreve poemas. Lê, divulga e apoia as produções de escritores negros.

Pétala Souza, é Escritora, Pesquisadora de Estéticas Decoloniais e é Designer de Têxtil e Moda pela USP. Co-criadora do instagram literário @blogparenteses, do blog Afrofuturas e do Leia Representatividade, projeto que incentiva reflexões sociais nas análises de representações na literatura. Membra do coletivo de incentivo à literatura negra @cladaspretas. Como escritora, publicou seu primeiro texto aos 10 anos como convidada na coluna de crônicas do extinto Jornal Olho Vivo de Guarulhos, voltando a publicar apenas em 2019 um conto no livro Vozes Negras. É mediadora do Clube de Leitura do Sesc Guarulhos e do Mais Sci-fi, clube online de ficção científica para mulheres.
Após nossa curadoria, apresentamos a obra tema do ciclo de leitura com antecedência para que os participantes possam adquiri-la em tempo e de forma autônoma. Antes de a leitura iniciar, os apoiadores receberão cronograma de leitura personalizado com todas as informações necessárias para o acompanhamento coletivizado e melhor aproveitamento da leitura. Toda a agenda dos encontros para discussão e atividades do laboratório de escrita reflexiva para o do diário de leitura também serão disponibilizadas nessa etapa.

Cada ciclo terá uma duração diferente, variando de acordo com o livro lido e com as atividades reflexivas que serão propostas dentro de cada ciclo. É importante ressaltar que os ciclos não são um produto que estamos vendendo, criamos os Ciclos de Leituras Decoloniais como um agradecimento para aqueles que se dispuserem a apoiar nosso trabalho de produção de conteúdo independente e como meio de juntes, desenvolvermos novos olhares decoloniais e decolonizadores através das leituras.

Com o apoio mensal você assumirá um compromisso individual em prol de uma mudança estrutural, pois além das recompensas descritas você também estará apoiando o trabalho de pesquisa, estudos e produção de conteúdo de mulheres negras.

Vamos apoiar projetos criados por influenciadores negros, divulgar o trabalho de pessoas negras e ajudar como podemos a descontruir a ideia errada, que apenas pessoas brancas fazem ótimos trabalho, produzem o melhor conteúdo. Se você quer saber mais sobre o projeto, entre em contato com as curadoras e siga o instagram do projeto @leiturasdescoloniais, tenho certeza que esse projeto mudará a sua maneira de pensar.


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

4 Comentários

  1. Um projeto muito interessante, tomara que tenha vida longa e tenham bastante apoio do público.

    ResponderExcluir
  2. Oi Viviane, tudo bem?
    Que projeto EXCELENTE, viu? Espero que dure MUITO tempo e faça os leitores se conscientizarem sobre a diversidade da literatura e como é importante combater o racismo e ser antirracista. Só assim a gente vai melhorar o mundo em MUITOS níveis.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  3. A ideia desse projeto é linda demais! A gente precisa demais valorizar e dá voz para nosso povo! Ansiosa para acompanhar todos os posts!

    ResponderExcluir