Slide


Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês? Quero conversar com vocês sobre um artigo que a TAG Experiências literárias postou dando dicas para melhorar os hábitos de leitura, algumas dessas dicas funcionaram para mim, espero que funcionem para vocês também.

1 - Leia diferentes tipos de livro simultaneamente: escolhi três gêneros literários (terror, distopia e romance) para ler simultaneamente e a leitura está fluindo muito bem, porque quando o livro tem uma parte que não gosto, eu costumo trocar por outro até conseguir retornar a leitura dele novamente.

Revezar-se entre um romance, um livro de não ficção e outro de poemas, por exemplo, ajuda muito sua lista de leituras a andar mais rápido. Tendo mais de uma opção, você evita postergar a hora de ler por não estar com vontade de um livro específico em determinado momento.
2 - Tenha sempre um livro com você: essa é a melhor dica de todas, como sou professora algumas vezes fico com aula vaga entre uma turma e outra, tendo um livro na bolsa posso passar o tempo curtindo uma boa leitura. Essa dica é tão simples que, não sei porque não tinha pensado nela no inicio do ano.
O tempo gasto diariamente no transporte público ou em filas não precisa ser tempo perdido! Ter sempre um bom livro à mão torna fácil preencher essas lacunas. Se você não gosta de interromper um capítulo na metade, prefira livros de contos, de poemas ou com capítulos curtos.
3 - Descubra qual o seu período favorito para ler: o melhor horário para a mim é de madrugada, por morar em um bairro muito barulhento os outros horários são complicados fazer uma boa leitura, mas, ainda estou tentando me adaptar a ler antes de dormir.
Já tentou reparar em qual parte do dia a leitura lhe parece mais agradável? Prefere ler com luz natural ou antes de dormir? Perceber essas sutilezas é essencial na hora de organizar o dia, pois permite separar seus horários favoritos para os livros e o restante do tempo para as demais atividades.

4 - Participe de um clube de livros: faz cinco meses que estou participando do Turista Literário, simplesmente estou amando os livros e os itens surpresas também, tudo combina muito comigo, até mesmo os livros que eu pensava que não iria gostar.

A leitura, por si só, é uma atividade individual e solitária. Os momentos posteriores a ela, entretanto, não precisam e nem devem ser assim! Debater o que você está lendo com pessoas próximas ou grupos de leitores pode ser um grande incentivo para ler, ao menos, o livro que está em pauta no momento. 

5. Repense o tempo gasto com o celular e com outros dispositivos: não fico muito tempo no celular, mas, fico horas assistindo séries e videos no youtube, ainda preciso melhorar essa parte e priorizar as minhas leituras.

Quantas vezes você está com tempo livre e, sem perceber, pega o celular ou fica trocando de canal na televisão, sem estar realmente interessado no conteúdo que está consumindo? Repensar essas atitudes automáticas é o primeiro passo para fazer da leitura um hábito no lugar delas.
Bom, por hoje é só pessoal! Espero que essas dicas ajudem vocês como me ajudaram.
Beijos e abraço!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

3 Comentários

  1. Dicas necessárias, já favoritei aqui, devo recorrer a ela muitas vezes em 2018.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, essas dicas são muito boas! Geralmente eu tenho dois tipos de leitura na mão, mas deixo um físico e um no kindle para ir alternando, mais que isso não consigo hahaha. O resto geralmente eu faço por hábito também, mas aquele vício no celular de vez em quando é bem difícil de largar, rs

    ResponderExcluir