Slide

Olá meus amores, como estão? 
Quero voltar a comentar os livros que estou lendo para o Desafio Lendo Escritores Negros Brasileiros, criado pela Camilla Dias, fiquei alguns meses enrolada para fazer as resenhas mas, continuo participando ativametne do projeto e vou comentar o livro da Categoria 01 - Poesia. Minha relação com as poesias é complicada, ainda na época da escola eu tentava compreender o que elas queriam dizer, e sempre sentia muita dificuldade, parecia que eu não estava assimilando o conteúdo. Com o passar dos anos fui abandonando esse gênero, retornando à ele somente esse ano quando iniciei a leitura de "Desenhos do Tempo" do autor Peter Rossi.

Não farei um resumo do conteúdo do livro mas, sim escreverei minhas experência enquanto realizada a leitura. Apesar de ter lido poesia esse ano, não leio com frequência e ainda sinto dificuldades com algumas poesias. O que chamou a minha atenção em Tudo Nela Brilha e Queima foi a facilidade que tive para compreender o que a Ryane escreveu, fui imaginando as situações, me emocionando e me vendo representada naquelas palavras. Percebi que a poesias escritas por uma mulher negra, para outras mulheres negras são muito diferentes porque mostram a NOSSA realidade nua e crua.
São 192 páginas que contém muitos amores, romances, encontros e desencontros, lutas e vitórias, relacionamentos abusivos, empoderamento e outros temas, relacionados as mulheres negras, por ser o lugar de fala da autora, que mostra a importância do feminismo a cada estrofe. Ryane Leão é uma mulher preta, lésbica que milita pelos direitos das mulheres, seus trabalhos incentivam as mulheres a falaram abertamente sobre todos os assuntos, somos oprimidas e precisamos unir nossas vozes e gritar por liberdade, liberdade de escolha e pensamento.

O livro está lindo e cheio de amor, a editora planeta fez um lindo trabalho nesta edição, com letras bem visíveis, espaçadas e desenhos que exprimem um pouco de cada estrofe, com certeza, merece ser guardado e relido várias vezes, emprestado para amigas, colegas, mulheres que precisam de um incentivo para se empoderarem e lutar. 
Ainda tenho muito que aprender com as poesias, pretendo comprar o segundo livro da Ryane para clarear ainda mais os meus pensamentos e emoções. Espero ter plantado no coração de vocês a vontade de conhecer a escrita crítica, sincera e determinada da autora, dando espaço para o seu trabalho nas suas redes sociais e nas estantes. 
Não deixem de comentar o que estão achando do BEDA.
Sobre a autora: é poeta, professora, cuiabana e atualmente mora em São Paulo. Publica seus escritos em lambe-lambe e na internet com o Projeto Onde Jazz Meu Coração, além disso, escreve em blogs autorais há mais de dez anos e recita seus poemas nos saraus e slams da cidade. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres e focado na luta e no fortalecimento pela arte e pela educação. Obras: "Tudo Nela Brilha e Queima" e "Jamais Peço Desculpas por me Derramar". Leia a entrevista que a autora deu para o site Revista Trip

Acompanhe também:
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

9 Comentários

  1. Olá adorei saber mais sobre o livro, me parece uma excelente leitura repleta de questões importantes, anotei sua dica por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro nesse ano, foi uma leitura maravilhosa, que mexeu muito comigo. Achei incrível como a autora consegue em um verso dizer tanta coisa com tão poucas palavras. E Vi,poesia é isso, é mais sobre sentir o que está sendo dito, do que compreender a mensagem. Tem certas poesias é como ouvir música em outra língua, quando você vê já está chorando e não entende o porquê.

    ResponderExcluir
  3. Uau! Já fiquei com vontade de ler!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. a Ryane é uma baita inspiração, eu tenho os livros dela aqui e acompanho ela nas redes e nossa, ela é muito incrivel!
    E eu gosto muito que muitos dos poemas dela flam sobre a lesbianidade dela, isso conforta muito meu coração ver que tem tanto alcance sabe. Também adoro as questões que ela fala no livro e nossa, ela é perfeita HAHAHAHA
    Adorei seu post!!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Eu amo poemas escritos por mulheres! Logo, tenho muita vontade de ler algo da Ryane. Já aproveitei que esse está disponível na prime e estou com ele engatado para ler, estou apenas esperando a minha ressaca literária passar, pois quero aproveitar direito cada poema, cada palavra. Amei a sua resenha e as fotos! Não sabia que o livro era tão bonito por dentro, além dessa capa maravilhosa.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Eu sempre ouvido elogios para esse livro, mas nunca me aprofundei muito nele, por isso surpresa em saber que é sobre poesias, ainda mais de uma autora negra. Realmente quando temos uma autora que aborda esse assunto que se interliga a nossa realidade, a sensação das palavras é diferente. Fiquei super curiosa, e espero poder conferir em breve. Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, poesia é sempre algo sensível, igual a sapato, precisamos encontrar aquelas que pareçam confortáveis ao nosso pé, não dá para gostar ou simplesmente entender todas as poesias e em alguns casos, é uma relação de amor e ódio. Achei a proposta do projeto linda e desejo muito sucesso, a poesia de Ryane já conheço.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vivi! Não conhecia a autora, mas a edição do livro está linda! E fiquei muito tocada com a forma como você descreveu a sua experiência da leitura, gostei muito e vou procurar por esse livro.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Se eu não estou enganada estou com esse livro emprestado na minha biblioteca do Kindle. Amo livros de poemas e crônicas e amo ainda mais quando são nacionais. Adorei a indicação ✨

    ResponderExcluir