Slide

Olá meus amores, como vocês estão? 
Hoje eu venho responder uma TAG Literária criada pela Juliana do canal JotaPluftz. Conhecendo ela através da Aione Simões do canal Minha Vida Literária, que respondeu e me deixou com vontade de responder também, temos gostos literários muito diferentes e acredito que posso recomendar alguns livros interessantes através dela. A Juliana criou a TAG baseando-se no livro "Como um romance" do Daniel Pennac, onde o autor conta suas experiências como professor e leitor de literatura.

1 - O direito de não ler: Um livro que você não quer ler nem que te paguem:
Para essa resposta eu escolhi um gênero: romance erótico. Minha história com ele é antiga, realizei a leitura de vários livros com essa temática mas, não consegui me adaptar e gostar de lê-los. A verdade é que não gosto de livros com histórias românticas, elas não funcionam na literatura para mim, gosto delas nos filmes.

2 - O direito de pular páginas: Um livro que você leu... só o que interessava:
Vários livros! Eu tenho alguns que uso apenas para fazer pesquisa de conteúdo ou para consultar alguma informação, vou indicar dois deles aqui que eu uso com frequência: O Livro da Literatura e Sobre os Escritores. Quero deixar bem claro que não costumo pular páginas dos livros de ficção, apenas aqueles que possuem um conteúdo não ficcional e que utilizo para estudar. 

3 - O direito de não terminar um livro: Um livro que você começou algumas vezes antes de ler inteiro: 
Eu acredito que cada livro possui um momento para ser lido, que não devemos forçar a leitura e que ela precisa ser prazerosa. Eu tenho alguns livros iniciados que ainda não terminei mas, pretendo: Os Miseráveis, Lolita e Reivindicação dos Direitos da Mulher. Gostaria de terminar todos eles esse ano, porém, não irei me iludir ou me precionar a nada, quero ler e aprender com esses livros.

4 - O direito de reler: Um livro que você salvaria no fim do mundo, para reler pela eternidade: 
Nossa, tenho vários livros para salvar, fica difícil escolher apenas um! Eu levaria Os Três Mosqueteiros, porque é um livro grande com amizades verdadeiras, romance, ação e muitas aventuras. É sempre bom, ter uma histórias clássicas para ler e se emocionar durante a leitura.

 5 - O direito de ler qualquer coisa: O livro mais improvável que você já leu e gostou, e que algumas pessoas talvez duvidem que você leu: 
Quando eu estudante do ensino médio realizei a leitura dos livros A Divina Revelação do Inferno e A Divina Revelação do Céu, foram as leituras mais diferentes que eu fiz, fiquei com medo da história do primeiro livro durante dias e não conseguia dormir. O primeiro livro emprestei para uma amiga que nunca mais me devolveu, o segundo ainda tenho na estante mas, acredito que não farei uma releitura.

6 - O direito ao bovarismo (doença textualmente transmisível): Um livro que parecia ótimo! Mas o tempo passou...e você pensou a respeito: 
Relizei duas leituras muito empolgada porque tinha certeza que iria amar os livro mas, quando a história terminou comecei a pensar a respeito e percebi muitos erros de continuação, falhas narrativas e o final foi muito ruim. Os livros são Entre quatro paredes e Vox.

7 - O direito de ler em qualquer lugar: O lugar mais estranho/improvável em que você já leu um livro: 
Eu costumo ler em dois lugares na minha casa: dentro do quarto ou no escritório, porque posso realizar anotações sem ser incomodada por ninguém. Quando eu trabalhava na escola, sempre levava um livro dentro da bolsa para ler no banheiro ou dentro do laboratório

8 - O direito de ler uma frase aqui e outra ali: Um livro que te alimenta com pequenas doses diárias: 
A Bíblia Sagrada, é um livro com muitas frases impactantes e que eu preciso meditar um pouco nela todos os dias. Ler a palavra de Deus alimenta a minha alma e me tranquiliza para viver nesses dias de pandemia que estamos vivendo.

9 - O direito de ler em voz alta: Um livro que você precisou ler em voz alta: 
Eu sempre começo uma leitura em voz alta, porque preciso me concentrar no livro e esquecer todas as interferências externas mas, o primeiro livro da Virgina Worf que eu li esse ano, Orlando Uma Biografia, precisei ler em voz alta a maior parte do tempo. A escrita da Virginia é linda, poética e com muito fluxo de consciência o que me deixava perdida.

10 - O direito de calar: Um livro que te deixou sem palavras, porque era muito bom...ou muito ruim: 
Eu percebo que o maior problema no meio literário, é quando falamos que não gostamos de um livro, por ele ser ruim ou a história não ter funcionado pra gente. Os fãs do autor ou do livro, fazem um "cancelamento geral" da pessoa na internet e por isso, praticamente não escrevo opiniões de livro que eu não gostei. Geralmente, eu faço um comentário sobre ele no resumão do mês. 
O livro de 2019 que não funcionou comigo foi Alice no país das maravilhas, gosto muito das adaptações mas, a história do livro não me deixou tão envolvida como os filmes. Dê 2020 foi Fahrenheint 451, reconheço a importância da história para o momento que estamos vivendo e consegui encontrar similaridades com a vida real mas, não consegui me importar com os personagens e narração é muito lenta para mim, estou deixando eles na estante para reler daqui a alguns anos.

E aí pessoas, o que acharam da TAG? Vocês já responderam ou vão respondê-la? Quero saber as respostas de vocês também.


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

4 Comentários

  1. Olá,
    Acho que não conseguiria enquadrar um gênero inteiro na primeira pergunta, mas entendo isso, já que não suporto muito romance de épocas hehehe. No item 4 do Dumas eu ainda prefiro O Conde de Monte Cristo (já li os 3 mosqueteiros também), por outro lado não consigo ler Virginia Wolf e realmente Alice no País das Maravilhas nunca me agradou. Achei divertida a TAG.

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu gostei da TAG e acho que o problema de alguns generos é justamente o fato de não haver diversificação nas obras, todos os livros são bem parecidos, isso é bem ruim...
    Gostei da TAG e confesso que pulo trechos de livros onde há detalhes demais de uma cena de sexo por exemplo, existem livros que a autora descreve por 3 páginas, acho absurdo HSUAHSUAHS

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amo o direito do leitor e sempre utilizo em sala de aula, daria respostas diferentes da sua o que torna a coisa mágica, rica e interessante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane, tudo bem?
    Eu te juro, o terceiro direito se aplica BONITO comigo. Comecei "O Historiador" duas vezes antes de engatar a terceira, onde finalmente consegui ler inteiro. Me apaixonei pelo livro de vez e redescobri o meu amor por História, que ficou um tempo adormecido.
    Quanto aos outros direitos, eu te entendo bem e sem dúvida tenho um bocado de casos.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir