Slide


Olá meus amores, como vão as leituras? 
Hoje vamos conversar sobre o primeiro romance que eu li da autora Soraya Abuchaim, conhecia a escrita dela através dos contos, vários deles estão disponíveis no Kindle Unlimited. Conheci as obras da Sol através de um grupo de um grupo de leitura, com o objetivo de ler histórias de terror escritas por autores nacionais, infelizmente, o grupo se desfez no final de 2018 mas, eu amava participar dele.

Depois de um tempo participei de uma seleção de parceiros, comecei a ler e resenhas alguns contos da autora, conhecer novos colegas blogueiros que fazem um trabalho lindo. A maioria dos leitores que me acompanham há um tempo, sabem que eu sempre recomendo autores nacionais com muita frequência por aqui, e hoje não será diferente, vamos conversar sobre as minhas impressões do livro "A Vila dos Pecados", escrito pela autora Soraya Abuchaim, uma autora de terror nacional que adora surpreender os leitores com finais diferentes e imprevisíveis. 


Sinopse: Final do século XIX. Enquanto o mundo passa por transformações importantes, existe uma vila inóspita, que vive à margem da civilização e que tem as suas próprias e estranhas leis. Lendas escuras a rondam e histórias macabras sobre Ponta Poente povoam o imaginário popular. Quando o padre Alfonso Anes, um exemplo vivo de amor e resignação, chega à vila para substituir o seu antecessor, depara-se com segredos que o farão duvidar da própria sanidade, e uma onda de mortes trará o caos para aquele lugar ermo. Quem estará a salvo? Serão estes segredos o fim de quem os esconde? O que esse universo tenebroso revelará para o mundo? Um suspense sinistro, que envolverá completamente o leitor e o levará a compartilhar dos segredos da Vila dos Pecados. |Editora: Coerência| Gênero: Suspense, mistério|Ano: 2016|Páginas: 447|*Livro do meu Acervo Pessoal|

Resumo

A história é narrada em terceira pessoa, o que nos permite saber tudo sobre os moradores da cidade de Ponta Poente, e logo nos primeiros capítulos acompanhamos os últimos momentos do padre Bento, amado por alguns e odiado por outros. Bento era o pároco da Vila de Ponta Poente desde sua juventude, cumprindo assim, os sonhos dos seus pais, ficando na função por mais de meio século e levando grandes segredos dos moradores para o túmulo.

O padre Alfonso Anes, é enviado para substituir o padre Bento. Um homem jovem, bonito e temente a Deus acima de tudo, pensava em ficar pouco tempo naquela Vila, queria ser transferido para próximo da sua família. Sua chegada causou grande alvoroço entre os moradores e foi recebido uma maneira estranha, fria e até duvidosa pelo prefeito e demais moradores da cidade.
“… em Ponta Poente, ninguém era aquilo que demonstrava ser e os pecados corriam livremente pelas suas ruas estreitas, como sangue nas veias de um ser humano.” (p.17)
Os moradores não sabem o que esperar do novo padre, a pequena e misteriosa Vila está completamente divida, porque alguns cometiam pecados vergonhosos com a permissão do padre Bento e querem continuar a cometê-lo, com a permissão do novo padre. Enquanto isso, a parte realmente devota as leis e costumes da igreja, quer um padre justo e temente a Deus, que coloque um ponto final em todas as situações erradas que acontecem na Vila. Uma dessas pessoas é a beata Marta, mãe do jovem Gustavo, o rapaz ajudava o padre Bento e tinha grande respeito pelo religioso, agora pretendo continuar ajudando o padre Alfonso, se ele quiser. 

Antes mesmo do padre Alfonso se acostumar com o lugar, quando iniciou suas visitas aos moradores da Vila, coisas terríveis começam a acontecer e por fim, uma morte inexperada precisa ser investigada pela polícia como assassinato, o primeiro. Aos poucos Alfonso, irá conhecer quem são suas verdadeiras "Ovelhas" e quem são os "Lobos" entre os moradores. A grande questão que fica no ar é: será que Alfonso conseguirá resistir aos pecados da Vila?

Minha Opinião


Quando comecei a leitura do livro, situações estranham estavam acontecendo na cidade onde eu trabalho, na verdade foi uma onda de suicídios e assassinatos sem explicação, que levaram a vida de muitas pessoas que eu conhecia e amava. Um amigo muito querido que sofria de depressão cometeu suícidio, deixando uma filha de cinco anos e a família arrasada.  Essas situações me deixaram ainda mais próximas da história, interessada nela e queria muito saber o que estava realmente acontecendo. 

A escrita da Sol é precisa, agradável e envolvente me fazia imaginar os acontecimentos como como uma cena de filme. Os personagens são bem desenvolvidos e consegui me apegar ao padre Alfonso, queria muito saber se estava envolvido nos assassinatos ou não, infelizmente, consegui descobrir a resposta cedo demais. Mesmo assim, toda a parte do suspense foi bem trabalhada pela autora, que detalhou a vida de cada morador da vila e apresentou os seus pecados mais podres, me deixando chocada com algumas revelações.

Como eu disse, descobri quem era o assassino antes do livro terminar mas, nem por isso, a autora deixou de me surpreender e me fazer chorar. Muitas partes da história, me lembraram o que estava acontecendo na cidade vizinha e das pessoas, que estavam morrendo tão precocemente. E acredito sinceramente, que esse foi o motivo pelo qual esperei tanto tempo para resenhar o livro, as emoções que senti durante a leitura foram muitos fortes e verdadeiras.  

Enfim, recomendo fortemente a leitura e espero que me contem o que acharam da história depois. Não deixem de visitar as blogueiras que estão participando do B.E.D.A juntamente comigo, são mulheres lindas e guerreiras que estão produzindo conteúdo de qualidade, todos os dias!

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

11 Comentários

  1. Oi, Vivi! Caramba, eu não gosto muito de livros de terror, mas gostei muito da premissa desse livro e do desenvolvimento da autora para a história. Não sei se é por causa das coincidências que você apontou entre a leitura e os acontecimentos da sua cidade, mas fiquei mega curiosa! Espero ler esse livro em breve!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha...na época eu fiquei muito assustada Lucy, agora eu me sinto mais à vontade para falar sobre elas.

      Excluir
  2. Oii!

    Sinto muito pelas suas perdas e que bom que a leitura te ajudou de alguma forma. Eu não conhecia esse livro e faz muito tempo que não leio algo do genero, com sua resenha fiquei super curiosa para entender melhor o enredo e o desfecho do livro!

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ani, espero que consiga ler esse livro pois, tenho certeza que irá se surpreender.

      Excluir
  3. Eu sempre ouço falar muit bem Soraya e eu já li algumas coisas dela e nossa, é tudo que uma mulher seja tão boa em terror, sei lá, me dá um quentinho no coração sabe? Principalmente por ser um dos generos que eu mais gosto!
    Adorei sua resenha e já quero esse livro na minha mesa pra ontem!!! Já coloquei na wishlist, adorei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca! A Sol é muito querida por todos os leitores e amigos, apenas quem conheceu ou conversou com ela sabe, como somos bem recebidos para elogiar ou criticar algum livro seu.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Tenho muita curiosidade de ler os livros da autora, pois parecem ser muito bons. Fiquei bem curiosa para ler este, deve ser uma leitura bem pesada, mas muito interessante. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, eu não achei que a leitura foi pesada mas, que o momento em que eu estava vivendo, estava muito pesado para a leitura. Sei lá, continue mesmo assim e acabei demorando muito para falar sobre os eventos daquela época.

      Excluir
  5. Olá,
    Não acho que o livro perca o mérito por se descobrir o culpado, ainda mais em livros de suspenses. Não leio por conta disso. Gostei de saber que tem uma ponta de terror na história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debyh, concordo com você! Os acontecimentos são bem assustadores ou melhor foram assustadores para mim.

      Excluir
  6. Não conhecia essa obra, mas só pelo o que você narrou e o que, infelizmente aconteceu contigo para te deixar ainda mais conectada com a mesma (meus pêsames), deve ter sido uma história realmente incrível, mesmo já desconfiando quem era o assassino. Não faz muito meu estilo, mas gostei de saber sobre o livro.

    ResponderExcluir