Slide

Olá meu amores, tudo bem?
Esse mês de agosto está sendo bem animado para mim, voltei a dar atenção aos filmes e séries que tanto amo, mesmo que alguns tenham me feito chorar. Hoje eu trouxe um resumo do filme Doze Anos de Escravidão, uma história emocionante e revoltante mas, muito necessária porque, não podemos esquecer o que aconteceu no nosso passado. Eu acredito que histórias como essa servem para refletirmos sobre a humanidade, pensarmos nas maldades que fizemos e tentar não repeti-las.


Quero destacar a atuação dos atores Chiwetel Ejiofor que interpreta o escravo liberto Solomon Northup,  Michael Fassbender que interpreta o senhor de escravos Edwin Epps e Lupita Nyong'o que interpreta a escrava Patsey, apesar do filme ter outros atores conhecidos para mim, esses três dominaram  e brilharam em todas as cenas.


O filme é baseado em uma autobiografia do abolicionista Solomon Northup um homem livre que sabia ler, escrever e viajou para diversas regiões nesse período em que parte do país ainda estava arraigada à cultura da escravidão. No ano de 1841 ele morava em Saratoga, Nova York e trabalhava como violinista por temporadas mas, naquele dia estava andando pela cidade procurando um emprego reserva ou “bico” até a temporada reiniciar, quando foi apresentado a dois cavalheiros chamados Merrill Brown e Abram Hamilton. Os mesmo fizeram vários questionamentos ao violonista, acerca da sua proficiência na música, segundo eles, trabalhavam em um circo e procuravam um musicista que pudesse lhes acompanhar até Washington por duas semanas, sendo muito bem pago para isso. Quando chegaram na cidade Washington, o sr. Solomon foi drogado, sequestrado e vendido como escravo.

É muito difícil para um homem livre aceitar que está sendo escravizado, por isso, o protagonista apanhou muito antes de ser vendido para um fazendeiro chamado William Ford, sendo assim, seu primeiro proprietário. William Ford era um homem decente que possuía uma fazenda madeireira mas, os escravos faziam todos os tipos de trabalhos. Ele e sua esposa, tratavam os escravos da melhor maneira possível, não espancado ou impondo castigos rigorosos, deixava até mesmo eles darem opiniões no trabalho.Não é abordado no filme, quanto tempo o protagonista ficou sendo escravizado na fazenda do sr. Ford mas, podemos perceber que o mesmo tinha a intenção de utilizar a inteligência e os conhecimentos lógicos dele por muitos e muitos anos mas, isso acabou causando problemas para Solomon que foi ameaçado de morte por um trabalhador branco da fazenda e teve que ser vendido para o sr. Edwin Epps.

Edwin Epps era um homem violento e muito cruel com seus escravos, forçando eles a trabalharem na lavoura de trigo até as últimas forças físicas, contava a quantidade de colheita que cada escravo colhia, castigando aqueles que tinham colhido abaixo do esperado por ele. Algumas vezes quando estava entediado ou bêbado, fazia os escravos dançarem para ele e sua esposa ou os espacavam por alguma razão inexistente. Nessa parte da história, ficamos sabendo como eram tratadas as mulheres negras naquela época, elas eram abusadas sexual e fisicamente de acordo com o prazer do proprietário, a mais sofrida de todas na fazenda era a Patsey. Por ser a favorita do sr. Epps, Patsey era constantemente hostilizada pela esposa dele, uma mulher violenta e muito ciumenta, que tinha grande prazer em ferir a escrava ou vê-la ser açoitada no tronco.

Minha Opinião

Eu poderia ficar aqui falando sobre o filme durante muitor tempo mas, não quero dar mais spoiler da história para vocês, porque eu tive vários sentimentos conflitantes e revoltantes enquanto assistia. Ele possui cenas muito realistas e vividas, a todo momento os escravos eram hostilizados e a filmagem perfeita, com toda aquela iluminação e riqueza de detalhes me deixava admirada com a beleza da cena e revoltada com a siatuação. Outras vezes, o filem apresentava lindas cenas dos campos de trigo ou de paisagens natuais, para logo em seguida mostrar um escravo apanhando ou morrendo de fome.

A situação das escravas mulheres era muito pior, do que a dos escravos homens porque, além de serem obrigadas a trabalhar, não terem comida suficiente, não tomarem banho regularmente, elas tinham serviços "extras" como satisfazer os desejos sexuais dos seus donos, ou melhor dizendo era estrupradas constantemente e sem direito a reclamar. O pior é saber que todas essas situações um dia foram consideradas "normais" e "rotineiras" na vida de milhões de pessoas.

Assisti a versão completa pela Netflix e depois do encerramento, ficamos sabendo algumas informações importantes que aconteceram na vida do Solomon, como por exemplo o fato dele não ter testemulhado contra os seus raptores por ser negro, ou seja, não existiu justiça para um homem livre porque ele era negro. No final de doze anos de escravidão, ficaram apenas as marcas das chicotadas em suas costas, para lembrar-lo de tudo que aconteceu e das coisas que não viveu.

E aí, quem já assistiu o filme? O que vocês acharam do filme? Me contem tudo nos comentários e se quiserem podem me indicar outros filmes para assistir❤
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

Comente pelo Blog!