Slide



Olá meus amores, tudo bem? Espero que sim.
No início do mês de maio resolvi aceitar o convite da Jacqueline do canal Estante Alada, e participar do Projeto Semana da Leitura Mágica. O projeto consistiu em ler um livro por dia durante sete dias, com o objetivo de priorizar as leituras durante a quarentena e retirar o foco da pandemia. A ideia foi retirado do livro "O Ano da Leitura Mágica" escrito pela autora Nina Sankovitch, que leu um livro por dia durante um ano para tentar superar a morte irmã.

Durante essa semana, eu consegui ler seis livros curtos e um deles foi Lady Susan escrito pela Jane Austen, já adianto para vocês que a história não me conquistou, tenho certeza que o tamanho do livro e o fato dele ser escrito através de cartas, foram os motivos para isso. Mas, recomendo que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões, porque o livro não é um clássico sem motivos e a autora é muito elogiada por suas obras.

Leia a sinopse!
Lady Susan é uma curta obra epistolar, porém completa, que narra a história de uma sedutora viúva de cerca de 35 anos. Sua conduta irrepreensível, como se esperaria de uma perfeita dama, é uma enganosa fachada, pois ela é uma manipuladora namoradeira. Dotada de extrema beleza, com modos encantadores e supostamente sensíveis, ela consegue desarmar até mesmo aqueles que estão familiarizados com boatos sobre sua má reputação. Sua relação com Frederica, sua tímida e submissa filha, parece ser destituída de qualquer afeição, já que Lady Susan usa-a como mais uma peça em seu jogo maquiavélico, planejando casá-la contra a própria vontade. O livro é um convite ao interior da mente de uma mulher astuta e maliciosa, habituada a brincar com os sentimentos alheios.“Uma obra extraordinária vinda da filha de um pároco do interior”, afirma a biógrafa Claire Tomalin em seu livro Jane Austen: A Life (2000).|Editora: Pedrazul|Gênero: Romance Clássico|Ano: 2019|Páginas: 112|*Livro do meu acervo pessoal|

Resumo

O livro conta a história da vilã Lady Susan, uma viúva, jovem, atraente e extremamente egoísta, estilo novela mexicana, daqueles que fazem tudo para conseguir o que deseja. Como é contada de maneira epistolar, vamos conhecendo cada personagem aos poucos, conforme as cartas vão sendo trocadas entre eles, e logo nas primeiras, descobrimos que a má fama de Lady Susan a precede, desde antes do casamento com o Mr. Vernon, e que após o falecimento do mesmo, só aumentaram os rumores de traição, promiscuidade e de envolvimentos com homens casados. Por causa desses rumores, ela vai passar uma temporada na casa do cunhado Mr. Vernon e sua esposa, antes de retornar a alta sociedade inglesa.

Com o falecido Mr. Vernon, ela tem uma filha de dezesseis anos chamada Frederica, a quem despreza desde sempre, por ser muito diferente dela e ser o amor da vida do pai. Frederica é uma moça bonita, bem educada, adora ler e tocar música ao piano mas, também é muito tímida, submissa e possui um medo terrível da mãe, chegando a ficar acuada em sua presença. De uma maneira nada sútil, Jane Austen introduz na história suas críticas e ironias a sociedade inglesa da época, principalmente, aquelas relacionadas ao modo como as mães tratavam suas filhas, ensinando apenas, o que era necessário para serem boas esposas e donas de casa.
“Não que eu seja uma defensora da prevalecente moda de adquirir total conhecimento em todas as línguas, artes e ciências, isso é tempo perdido. Ter domínio de francês, italiano, alemão, música, canto, desenho e etc, pode conceder aplauso a uma mulher, mas não irá adicionar um pretendente a sua lista.” (p.27)
Desde o início, conseguimos entender que a intenção da protagonista é casar sua filha, de com um homem rico, de boa família e com "poucos miolos" chamado Sr. James. Percebemos, que a jovem não deseja o casamento porque, sonha em encontrar o amor verdadeiro e ser feliz para sempre, por sorte ela terá a ajuda dos tios paternos, que farão o possível para ajudá-la. Como a história é curta, vou parar o resumo por aqui e espero que tenham ficado interessados em saber como terminar essa situação entre mãe e filha.

Minha Opinião

Eu amo a escrita da Jane Austen, tenho vários livros dela na estante e alguns e-books mas, esse foi o livro eu menos gostei. Comecei a leitura muito desanimada porque, quando comprei no site da editora, tinha certeza que ele seria em tamanho padrão (nada indicava que era edição de bolso e muito fina) como os outros livros que tenho da Editora Pedrazul mas, quando chegou na casa da minha amiga (pois compramos livros juntas, para economizar no frete), ficamos muito decepcionadas e com certeza, isso influenciou na minha leitura. Depois, o fato do livro ser escrito de maneira epsitolar, porque, eu gosto da função do "narrador" nas histórias e senti muita falta das informações que ele mostra aos leitores, para mim, o livro parece inacabado, pois muitos personagens "aparecem" e não tem "voz".

Fiquei impressionada com a duração das visitas naquela época, como as famílias, conseguiam manter visitas de três meses ou mais em suas casas? Fico imaginando os gastos financeiros gerados pelas visitas, principalmente, aqueles não programadas como as de Lady Susan e no decorrer da história, vamos percebendo que outros personagens irão fazer visitas longas e inesperadas. Além dos gastos financeiros, haviam outras situações que acredito eu, causavam estresse, como: a mudança na rotina da família, a preocupação com entreter os visitantes por tanto tempo, os momentos de privacidade que praticamente não existem, entre outras situações.

Para finalizar, quero dizer que a história merece ser conhecida, independente da minha opinião! A autora aborda situações muito interessantes, fazendo diversas crítticas construtivas ao sistema maternal e casamenteiro da época. Quero muito saber se você já leu esse livro e qual a sua opinião, deixe para mim nos comentários. 
Beijos e Abraços, Vivi.
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

9 Comentários

  1. Eu quero muito ler esse livro da Jane até agora eu só li dois "Orgulho e Preconceito " e A Abadia de e A abadia de Northanger e apesar de não ter gostado do primeiro gostei muito da Abadia.
    Acho que a experiência que a gente tem com um livro às vezes conta mais que a própria história em si e às vezes não curtimos mesmo uma leitura , justamente porque a experiência não foi legal.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu nunca li nada da Jane Austen, mas tenho muita curiosidade. É uma pena que esse livro não tenha te conquistado, mas vai muito do momento, né. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro da Jane Austen. Acho que a gente fica focado apenas em Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, Persuasão e Emma que acaba esquecendo das demais obras.

    O ano de "O Ano da Leitura Mágica" é um dos meus livros favoritos e então achei incríveis essa ideia do Projeto Semana da Leitura Mágica.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  4. Oiii Vivi

    Nossa fiquei aqui só pensando nessas visitas, já pensou três meses? Devia ser um gasto tremendo, fora que não é fácil conviver tanto tempo.
    Eu li pouco da Jane Austen, gostaria de ler mais livros, mas por enquanto não sinto que seja o momento. Apesar dos apesares achei esse livro interessante justamente por ser escrito de maneira epistolar, é diferente, me chama a atenção.

    Quem sabe futuramente eu leia.

    Beijos, Ivy

    www.derepentneoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a Jane. Impossível não amar. Mas não li esse livro ainda. Que pena que você teve uma breve indisposição. Mas fico feliz que ainda assim você tenha lido e recomende a leitura. Eu só li alguns dela os mais conhecidos mesmo. Mas não esse. Pretendo ler ainda. ❤️
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá.o
    Eu gosto muito da Jane Austen, mas por enquanto só li Razão e Sensibilidade (e adorei!). Pretendo ler mais obras dela, se possível todas, e fiquei curiosa por esse da resenha. Uma pena que não tenha sido uma leitura totalmente prazerosa, mas gosto dos temas abordados na história, então acho que irei gostar da leitura.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu entendo bem esse sentimento de frustração, principalmente quando gostamos tanto de um autor. Li apenas uma obra da autora, porém tive problema com a tradução. Troquei de livro e melhorou um pouco, mas acredito que isso influenciou na minha leitura também. De qualquer forma, eu não conhecia esse livro, mas a premissa também não me chamou tanta atenção. :(

    ResponderExcluir
  8. Eu só li um livro da Jane e amei, na verdade, a admiro mesmo se não tivesse lido ainda. Curiosa com essa obra ❤️

    ResponderExcluir
  9. Estou chocada com a informação da visita de três meses kkkkkk na minha casa não fica nem 24 horas que eu mando ir embora kkkkkkkkk
    Realmente, a sinopse desse não me interessou, já imaginei ser chatinho e você confirmou, hehehe.

    ResponderExcluir