Slide


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que estejam se cuidando direitinho.
Hoje eu venho conversar com vocês, sobre a autobiografia da autora americana Nina Sankovitch chamado “O ano da leitura mágica”. Em maio eu participei da Semana da Leitura Mágica, organizada pela Jacqueline do canal Estante Alada, foi uma experiência renovadora e consegui realizar a leitura de seis livros da minha TBR. O gênero biográfico é um dos meus favoritos, e a história sobre a vida e superação da Nina, foi a terceira leitura desse gênero que fiz no primeiro semestre de 2020. 

Eu sempre gostei de livros biográficos mas, após a leitura da biografia da Hilda Hilst ano passado, sinto que a minha necessidade de conhecer mais sobre a vida de autores ou artistas famosos aumentou, principalmente aquelas que falam sobre superação, autoconhecimento ou descrevem como vivem as pessoas em outros países do mundo. Um dos motivos que me fizeram escolher este livro, foi a minha família estar processo de recuperação, após a morte de uma tia minha, estamos aprendendo a viver sem ela e essa biografia da Nina, fala muito sobre as fases do luto. 

O livro está disponível no Kindle Unlimited, leiam a sinopse abaixo!
Sinopse:
 Um desafio: ler um livro por dia durante um ano. Você aceita? Essa foi a promessa que Nina Sankovitch fez a si mesma. Após perder a irmã mais velha para o câncer, e embora precisasse cuidar dos quatro filhos e lidar com os percalços que fazem parte do cotidiano de uma grande família, Nina cria uma jornada para si mesma: ler um livro por dia durante um ano inteiro. Nesse verdadeiro sonho literário, nossa heroína descobrirá que o ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor e que os livros são uma ótima terapia. O ano da leitura mágica também conta a história da família Sankovitch: o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro ruidosos filhos, que lhe recomendavam livros ao mesmo tempo que a ajudavam a cozinhar e a limpar a casa; e Anne-Marie, sua irmã mais velha e inspiração, com quem Nina compartilhou os prazeres da leitura, mesmo em seus últimos momentos de vida.|
Editora: Leya|Gênero: Autobiografia, Não Ficção|Ano: 2011|Páginas: 232|*Emprestado do Kindle Unlimited|

Minha Opinião

Eu acho difícil escrever o "resumo" de um livro autobiográfico sem dar spoiler, porque a autora vai narrar a história da sua vida, toda a revolta que sentiu contra Deus, após a morte da sua irmã caçula. Apesar da narração em primeira pessoa, esse livro possui os três primeiros capítulos mais lentos, estressantes e cansativos que eu li até o momento, fiquei tentando a abandoná-lo três vezes mas, quando passei deles, a história me prendeu e envolveu em todo seu encanto e fluidez. Depois da morte da Anie-Marie, a autora ficou alguns anos "elétrica" fazendo mil coisas em um dia, tentando não pensar na morte da irmã e ser o apoio que todos da família precisavam, ou melhor, que ela achava que eles precisavam. Quando ela comemorou 46 anos, a mesma idade que a irmã tinha quando morreu, resolveu desacelerar e tentar se reconectar com a vida, a irmã e os familiares.

O objetivo do projeto foi ler um livro por dia, durante os 365 dias do ano e toda manhã escrever sua opinião no blog, antes de iniciar uma nova leitura. Ela conta como todos os amigos e familiares acharam ela "louca" e que não daria conta de cumprir seu projeto mas, conforme perceberam sua força de vontade e determinação, todos tinha livros incríveis e imperdíveis para ela ler. Várias e várias pessoas entravam em contato com ela através do e-mail, cartas ou até mesmo iam até sua casa para lhe apresentar livros cuja leitura era "obrigatória" para ela. E mesmo assim, ela ainda tirava tempo para ir a biblioteca pública, passear entre as prateleiras e selecionar os livros que estava com vontade de ler naquela semana, eu achei muito interessante essa parte porque os título que tinham disponíveis na biblioteca eram os melhores.

Os capítulos que mais me emocionaram, foram aqueles que falaram sobre o pai da autora, principalmente, quando ela conta a história dele e todo sofrimento que passou na segunda guerra mundial, juntamente com seus pais e os nove irmãos. Os impactos da guerra na família dos pais/avós da autora foram muito grandes, várias membros morreram lutando por aquilo que acreditavam e outros morreram inocentemente. Como o pai dela não conseguia conversar sobre esse período, para contar às filhas tudo que sabia, escreveu um livro dividido em várias partes e entregou para elas.

Para concluir, eu achei lindo o poder da união familiar, somente através dela que uma mulher casada, com quatro filhos, uma enteada, afazeres domésticos cotidianos e com uma rotina de afazeres fora de casa, conseguiria realizar a leitura de um livro por dia durante um ano e ainda escrever a sua opinião em um blog no dia seguinte. Infelizmente, não temos acesso a opinião dela sobre todos os livros lidos durante o ano mas, temos acesso no final do livro a uma lista contendo todas as leituras realizadas. Se você gosta de livros que emocionam e ainda te recomendam outros livros, indico fortemente essa história.
O que vocês acham de conversarmos sobre o livro nos comentários?
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

12 Comentários

  1. Oi Viviane,
    Eu não tenho o costume de ler livros autobiográficos, confesso que não me chama muito a atenção, mas adoro ler opiniões sobre livros e parece que a autora dá dicas, né?
    Achei interessante a proposta da autora!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê, eu amo esse gênero e a autora apresenta uma lista com todos os livros que ela leu pra gente.

      Excluir
  2. Oiii Vivi

    Eu leio poucas biografias, apenas das pessoas que realmente gosto muito, acho que a última que li foi da Liz Taylor. A história da Nina parece ser super tocante, acho interessante ela abordar o luto, a dor de perder um parente próximo, no caso a irmã. A gente que passou por isso sempre se identifica. Fiquei curiosa pela história do pai dela na Segunda Guerra Mundial, dve ser bem emocionante de conhecer também.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy, eu costumo ler bios de pessoas famosas, gosto de saber como consquistaram a fama. A história do pai dela é muito triste e emocionante ao mesmo tempo, consegui chorar em vários momento.

      Excluir
  3. Oi Viviane.

    Também gosto de biografias. Até leio menos que eu realmente desejo. Por isso não conhecia este livro e através da sua opinião ele parece ser bem interessante. Vou adicionar na lista de desejados. Fiquei curiosa para saber mais sobre a autora. Obrigada pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia, fico feliz em saber que você também gosta de biografias e espero que consiga ler essa história em algum momento, depois me conta o que achou.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Admito que biografias saem bem da minha zona de conforto de leitura, mas isso pelo fato que penso que ainda não achei o livro certo para gostar do gênero. Não conhecia esse, porém achei interessante saber o que podemos encontrar no seu conteúdo. Já quero pesquisar mais sobre a autora. Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, é sempre bom sair da nossa zona de conforto, sabia? Espero que consiga ler alguns dos livros "diferentões" que eu resenho aqui no blog.

      Excluir
  5. Ai, eu gosto tanto de biografias e ainda por cima de uma que fale sobre um assunto tão importante como luto e literatura né. Achei muito ambicioso ler um livro por dia, eu queria muito conseguir isso!
    Adorei a dica e já quero ler!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca, espero que consiga lê-lo algum dia, é uma experiência muito emocionante, pelo menos, foi para mim.

      Excluir
  6. Olá!
    Eu adoro livros biográficos, justamente para saber as múltiplas histórias de superação e força que temos por aí. Eu não conhecia esse, mas fiquei bastante interessada, principalmente por trazer a questão do luto, que é um assunto que estou lendo com bastante frequência nos últimos meses. É um tema, em partes, difícil para mim, mas que gosto de conhecer mais a fundo. Ótima dica!

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thainá, são poucos livros que eu li que abordam o luto de uma maneira tão vivida e emocionante, espero que consiga lê-lo em algum momento.

      Excluir