Slide

Olá queridos! Vamos conversar sobre financiamento coletivo?
Semana passada eu apresentei o Projeto Leituras Decoloniais hoje, vou apresentar mais um projeto de leitura incrível que eu estou participando, desde o início. O Clube de Literatura Brasileira Contemporânea, foi criado pelo Humberto do canal Primeira Prateleira. Conheci o canal através da indicação de outro canal literário (não lembro qual), sei que ele estava promovendo a leitura conjunta do livro A Montanha Mágica apesar de não ter o livro na estante, queria saber mais sobre Leituras Conjuntas e como elas funcionam. Até hoje acompanho com frequência o canal dele e a cada leitura estou mais interessada nos livros nacionais contemporâneos. 
Humberto Conzo Junior, biólogo, historiador, escritor e principalmente um leitor. O Canal Primeira Prateleira comemora 5 anos em agosto de 2020, que surgiu para falar de literatura infanto-juvenil, por isso o nome Primeira Prateleira. Com o passar do tempo foi se voltando cada vez mais para a literatura brasileira contemporânea adulta, mas ainda mantendo espaço para os livros infantis e sempre falando também de literatura estrangeira, dos clássicos e de livros de não ficção e as leituras conjuntas hoje são uma parte importante do canal. 
Desde outubro de 2017, fazemos todos os meses a leitura conjunta de um livro nacional contemporâneo, interagindo pelos vídeos e pelo grupo no facebook, que já conta com quase seis mil participantes. Assim surgiu o Clube de Literatura Brasileira Contemporânea. Aqui você pode ver a lista de todas as obras lidas dentro do Clube (aqui). No começo de 2020, o Clube passou a contar também com a curadoria da Tamy do Canal Literatamy, parceria que muito me honra. Desde então os livros são escolhidos de forma intercalada por mim e por ela e você pode conversar sobre a leitura com nós dois e com o restante do grupo.

É este grupo, esta curadoria, que tento transformar agora em um Clube de Assinatura, uma das recompensas oferecidas por aqui. Escolhendo esta modalidade, você passa a receber em sua casa todos os meses o livro que será discutido. Quando possível, o livro será enviado diretamente pela editora ou até mesmo pelo autor, podendo inclusive já ir autografado em seu nome. Temos privilegiado editoras pequenas e autores independentes e este tipo de compra conjunta pode também ajudar o mercado do livro. Em outra modalidade de apoio oferecida, você pode participar também da escolha das obras que vamos ler. E outra opção de apoio lhe dá o direito de participar de uma conversa por algum aplicativo como o Zoom para conversarmos entre a gente sobre a leitura. Tentarei sempre também trazer o autor ou outros convidados para participar dos debates. E seria bom poder remunerá-los por esta participação.

Leitura de Setembro

Como eu falei antes, estou participando ativamente desse projeto porque, acredito que precisamos valorizar cada vez mais os autores nacionais, a nossa cultura e as produções cinematográficas que estão sendo feitas por aqui. Com isso, não quero dizer que irei parar de realizar leituras de livros estrangeiros e sim, que irei priorizar os livros escritos por autores nacionais. Nossa leitura de setembro será "Ninguém vai lembrar de mim" da autora Gabriela Soutello.
Sinopse: Em seu livro de estreia, Gabriela Soutello estica paredes da solidão e do que se compreende sobre relações entre mulheres. São toques de corpos, rasgos feitos por dedos e a certeza do esquecimento caminhando pelas ruas de São Paulo, mergulhando nas águas do Pará, observando o cotidiano de paixão e silencio. Este é um livro que pede afundamento. Surpreende pela voz segura e autêntica que se torna referência enquanto também desafia a noção de afetos entre mulheres. Contemplada com a 1ª. Edição do Edital de Publicação de Livros para Estreantes da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a obra entrega, em seus contos rítmicos, uma interpretação honesta da individualidade que pede para ser descoberta.
A minha edição desse livro chegou na segunda-feira, está lindíssima! Estou muito ansiosa para iniciarmos o projeto, as discussões ao vivo e saber qual será a minha opinião sobre o livro. Espero que vocês tenham ficado interessados em participar do Clube e percebam a importância dele no momento atual. Se vocês puderem ajudar o projeto vamos ficar muito felizes e não esqueçam de visitar os outros blogs participantes do BEDA.


Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

16 Comentários

  1. Muito interessante o projeto! Gostaria de priorizar os nacionais contemporâneos também, mas tenho tanto livro aqui em casa esperando para ser lido e depois doado/trocado que sigo lendo de tudo um pouco. Além disso tenho um projeto do blog (que aparentemente ninguém topou seguir, mas sigo sozinha mesmo) que é o Passaporte da Leitura, onde busco ler uma obra de cada país do mundo (objetivo difícil tendo em vista que não consigo encontrar livros de alguns países com tanta facilidade).
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Darlene, eu estou participando desse projeto também! Na verdade ele estou participando do projeto original criado pela Camilla do Viaggiando, onde ela propõe que leiamos um livro de cada país. Estou amando.

      Excluir
  2. Eu acho tão bacana projetos em financiamento coletivo, principalmente quando queremos priorizar a literatura nacional (o que realmente precisamos). Achei ótimo! Espero que seja uma leitura incrível para todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Estou tão empolgada com essas leituras que fico até preocupada em não gostar do livro mas, o projeto em si é muito bacana.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem? Não conhecia o projeto. Eu leio muitos e-books nacionais, especialmente contos, e adoro conhecer noves autores. No momento eu passo esse projeto do qual você faz parte, porque já estou comprometida com outras leituras, mas gostei da premissa do livro, acho importante falarmos de mulheres. Espero que você goste da leitura :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, super entendo você!As vezes estamos com muitos projetos na fila que precisamos abandonar alguns. Esse ano eu escolhi priorizar a leitura de livros escritos por mulheres, autores negros e indígenas.

      Excluir
  4. O financiamento coletivo está salvando muitos profissionais do livro é muito legal acompanhar todo esse movimento, infelizmente no momento atual não possa apoiar nenhum projeto, mas essa fase vai passar.
    Achei muito legal o projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, você tem razão! Assim como está ajudando várias editoras pequenas a manterem suas portas abertas, irei continuar ajudando sempre que eu conseguir.

      Excluir
  5. Oiii Vivi

    Eu acho esse projeto Catarse de financiar os autores maravilhoso, é sempr bom participar e apoiar a nossa literatura. No momento estou envolvida em um monte de leituras coletivas, então não dá pra me comprometer com mais projetos, mas te desejo muito sucesso e espero que a leitura seja incrível.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy! Esse é daqueles livros que tenho certeza que irei amar a leitura, estou ansiosa para iniciar ma, não quero fazer isso antes da data marcada. Se puder leia mais autores nacionais eles irão te surpreender.

      Excluir
  6. Olá tudo bem? Acho esse projeto muito bacana, não conhecia o livro mais adorei a porposta dele, espero ter chance de ler também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle! Fico feliz que tenha gostado do projeto e espero que consiga dar uma chance para a história.

      Excluir
  7. Olá!

    Achei o projeto muito bom, infelizmente eu não funciono com leituras conjuntas, prefiro seguir meu ritmo. Mas achei a iniciativa de além de proporcionar boas leituras incentivar o mercado que anda tão ruim, parabéns de verdade pelo projeto maravilhoso, muita sorte.

    Beijos
    https://leitura-terapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayza! Eu não funciono 100% com leituras conjuntas mas, acho importante participar para saber a opinião de outras pessoas, fazer uma revisão da nossa própria opinião.

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? Que projeto maravilhoso! É sempre bom darmos oportunidades a leituras brasileiras né?! Eu admito que preciso dar mais atenção a essas questões. Gostei do livro que escolheram a seguir, e espero que seja uma ótima leitura. Amei a postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vivi! Espero que esteja sendo uma boa leitura. Eu queria muito participar de um clube de leituras também, mas de vez em quando eu entro em algumas leituras coletivas e amo!

    ResponderExcluir