Slide


Olá pessoal, tudo bem com vocês? 
Depois que eu realizei a leitura do livro "Diário da Anne Frank", fiquei muito interessada em saber mais sobre literatura de testemunho, da primeira e da segunda guerra mundial, até comprei algumas biografias sobre o Hitler. Tenho investido meu tempo em conhecer mais sobre a história das guerras, suas consequências, em como estão os descendentes das famílias atualmente, entre outras informações que vou anotando. Acredito que uma parte da minha intensa curiosidade pelo assunto, é ter percebido o quanto meu esposo ama o curso de licenciatura em história, no qual está matriculado.

Para ajudar a alimentar minha curiosidade, eu tenho seguido canais que recomendam esse tipo de literatura, o principal deles é o canal do Christian Assunção, que indicou o livro resenhado hoje, espero que vocês conheçam o canal dele, porque o conteúdo é excelente. A Mercadoria Mais Preciosa, foi escrito pelo francês Jean-Claude Grumberg, muito conhecido no seu país por suas histórias infantis, escreveu em formato de fábula uma história sobre a segunda guerra mundial e suas consequências.

Confira a sinopse!
Sinopse:
 Conto admirável e perturbador sobre o Holocausto, o livro é destinado a leitores de todas as idades. Um casal de lenhadores observa, diariamente, comboios atulhados de gente passarem diante de seus olhos. Ingênua, a mulher sempre espera por um aceno ou mesmo um presente. Para onde vão essas pessoas? ela se pergunta. Até que alguém joga o presente que ela jamais pensou receber: um bebê. Neste breve relato, o autor, à maneira das fábulas, fala de um dos capítulos mais tenebrosos da história da humanidade: a deportação de milhões de judeus para os campos de concentração nazistas. |Editora:Todavia|Páginas: 80|Gênero: Literatura Estrangeira, Fábula, Contos|Ano: 2019|*Livro do meu acervo pessoal|

Resumo

Durante os anos de 1939 e 1945, aconteceu a Segunda Guerra Mundial, que um grande número de historiadores considera ser a continuidade da primeira, especialmente em função das rígidas punições às quais a Alemanha ficou sujeita após o término do conflito em 1918. É nesse período tenebroso da história mundial, que é narrada a história desse livro, um casal lenhadores que não possuem filhos, vivem numa região isolada, com pouco acesso a informações sobre a guerra e suas consequências, trabalhando apenas para não morrer de fome e frio. As críticas do autor sobre a guerra e suas consequências para a população são inevitáveis e incontáveis, ele começa o livro de maneira irônica com a seguinte frase:   
“Era uma vez, num grande bosque, uma pobre lenhadora e um pobre lenhador.Não não não não, sossegue, não é O Pequeno Polegar! De jeito nenhum. Eu mesmo, assim como você, detesto essa história ridícula. Onde e quando já se viu pais abandonarem os filhos porque não podem alimentá-los? Ora essa…”
Conforme vamos realizando a leitura descobrimos que sim, é possível sim, os pais abandonarem os seus filhos por não ter condições financeiras, físicas e psicológicas de alimentá-los e acreditarem que eles viverão melhores em outro lugar. Para sobreviver ao fome e ao frio extremo desse período, o casal passava os dias trabalhando, enquanto o lenhador trabalha em uma firma, a lenhadora vai para a catar lenha em uma floresta cortada pela ferrovia. Todos os dias o lenhador agradecia a Deus por não ter filhos para alimentar, enquanto a lenhadora pedia à "ELE" por uma criança para alegrar os seus dias frios e tristes. 


Certo dia a lenhadora estava na floresta catando lenha e observando os trens que passavam, quando recebeu do trem uma mercadoria, isso mesmo, o trem tinha jogado para a lenhadora uma mercadoria muito pequena, rosada e embrulhada em uma manta muito fina, com fios de ouro e logo ela percebeu que se tratava de um bebê. Até aqui, o narrador contou a história de uma maneira muito fantasiosa, como em um conto de fadas mas, dessa parte em diante, não será mais assim. Após, a chegada da criança tudo muda na vida dos lenhadores, eles terão que passar muitas dificuldades para continuar com sua pequena "mercadoriazinha".

Minha Opinião

Depois que realizei a leitura desse livro, realizei uma pequena pesquisa sobre ele e o tema na internet e descobri que em 2019 (ano de lançamento do livro) aconteceram em vários países da Europa, celebrações em comemoração dos 75 anos do fim da segunda guerra mundial. Como o livro foi lançando em agosto de 2019, acredito que tenha sido uma maneira da Editora Todavia, comemorar junto com os leitores de todo o mundo o fim de um período tão triste na história. Recomendo esse livro, para quem deseja conhecer um pouco sobre a história da segunda guerra mundial, na visão de um escritor de livros infantis.

O livro possui uma escrita leve e tom de fábula infantil até determinado ponto, depois ele assume uma escrita rápida, conforme os personagens vão se desenvolvendo e a trama se desenrolando. A escrita se torna séria quando precisa narrar fatos, que podem ter acontecido com pessoas reais, apesar disso, eu não sei até que ponto elas são verdadeiras mas, acredito que o autor e a editora tiveram muito cuidado ao relatarem esses fatos. Eu não posso dizer que amei toda a história, apesar de ter gostado, achei que o final foi escrito de maneira muito rápida e simples, as situações perigosas são resolvidas em um "piscar de olhos" e isso me deixou com aquela sensação de que "faltou alguma coisa" ou "onde está o restante da história".

O que vocês acham de conversarmos sobre o livro nos comentários?

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

9 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Eu também sou louca por livros que falam dessa época, mas pensando agora faz tempo que não leio nenhum, rs. Não conhecia esse ainda, mas fiquei bem curiosa para ler. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de livros de não ficção sobre crimes reais, épocas sombrias, acontecimentos que as vezes a gente não sabe bem como lidar. É sempre o tipo de narrativa que me prende do ínicio ao fim.
    Esse eu ainda li, mas já vi a capa dele por ai e achei bem bonita, quero muito ler. Adorei sua resenha, parece ser uma leitura bem forte. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Viviane

    Eu não conhecia esse livro, achei interessante esse tom narrado em forma de fábula sobre a segunda guerra, mesmo depois quando ja assume um tom mais sério, parece interessante, uma maneira diferente de contar esse momento histórico tão terrivel. Gostei muito da dica.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane.

    Também gosto de ler histórias sobre a segunda guerra mundial e você apresentou um livro interesse. Ainda mais sabendo que escrita é leve. Estou adicionando na lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Interessante a temática do livro, ainda mais por ter teores de fábulas misturados com um ar mais sério. Também tenho me interessado por enredos sobre a Segunda Guerra Mundial, por isso dica anotada apesar das ressalvas. Vou com menos expectativas, mas espero curtir a leitura! Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu sempre gostei muito de livros que retratam momentos da história, especialmente da II Guerra. Mas confesso que o tema já me cansou um pouco e tenho dado um tempo de livros assim. Esse eu ainda não conhecia, mas achei bem diferente por ter esse tom de fábula no início. Uma pena que o final tenha te decepcionado um pouco, porque é bem frustrante mesmo quando o final é corrido e deixa aquela sensação de que faltou algo.
    Mas adorei ler sua resenha e suas considerações sobre o livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. A literatura de Testemunho tem muito a oferecer, este ano li alguns assim e não me arrependi, apesar de terem sido todos sofríveis pelo conteúdo denso.Que bom que você está se jogando nesse estilo, espero que encontre muitas coisas legais e traga para nós. Sobre pais abandonarem filhos por falta de condições financeiras , isso é o que mais acontece.

    ResponderExcluir
  8. Por que TODA resenha que eu leio aqui começa linda, eu fico toda interessada no livro e aí chega no final e você fala algum ponto negativo (que geralmente contam muito pra mim) e aí eu me desinteresso toda? KKKKKKKKKKKKKK
    Achei bem interessante o enredo, quando estava lendo o resumo já queria que você contasse a história toda para eu poder saber o final, hehehe.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vivi! eu gosto muito de ler sobre esse assunto e estudar sobre guerras, especialmente a Segunda! Eu não conhecia esse livro ainda e você me deixou com vontade de ler.

    ResponderExcluir