Slide


Olá amores, tudo bem?
Durante o mês de junho, aconteceram vários protestos e manifestações no EUA e no Brasil contra o racismo, a violência policial e a democracia, sempre levantando a bandeira “Vidas Negras Importam” durante as passeatas. Eu acredito que as manifestações que aconteceram aqui do Brasil, deveriam ter sido mais organizadas, elaboradas e ter incluído os povos indígenas, que também são discriminados principalmente, durante essa pandemia. Não quero ofender ninguém com o meu posicionamento mas, gostaria que todas essas manifestações tivessem acontecido de uma maneira mais ampla e organizada, senti que aconteceu aqui no Brasil apenas, por impulsionamento das manifestações que estavam acontecendo nos EUA.

Como vocês sabem eu estou participando do Desafio Lendo Escritores Negros Brasileiros, criado pela bookstagrammer Camilla Dias, por esses dois motivos, hoje estou dando início a um projeto que estava engavetado no blog há alguns anos chamado "Conhecendo Escritores Negras". Meu objetivo é apresentar autoras negras brasileiras e estrangeiras, que militam pela igualdade racial através dos seus trabalhos, redes sociais ou vida pessoal. Esse ano, pretendo apresentar apenas escritoras brasileiras mas, em 2021 se tudo der certo, quero incluir escritoras e escritores estrangeiros. 


Vou começar falando sobre a escritora Djamila Ribeiro, que conheci em janeiro desse ano, através de uma live que assisti no instagram e depois, quando procurei sobre ela na internet encontrei algumas entrevistas e o livro "Pequeno Manual Antirracista" que após realizar a leitura, publiquei uma resenha dele aqui no blog. 
Djamila Taís Ribeiro dos Santos, brasileira, nasceu em Santos no dia 01 de agosto de 1980 É uma filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira É pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (tornou se conhecida no país por seu ativismo na Internet e atualmente é colunista do jornal Folha de São Paulo Atualmente, possui quatro livros publicados, são eles [1]O que é lugar de fala? [2]Quem tem medo do feminismo negro?[3]Pequeno manual antirracista[4]Lugar de Fala.
A filósofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro, é conhecida nacional e internacionalmente, por sempre se posicionar em defesa dos direitos das mulheres e dos negros, entendendo que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigentes na sociedade brasileira, falando abertamente sobre esses assuntos em entrevistas, palestras e nos seus livros. 

Em 2017 a autora organizou a "Coleção Feminismos Plurais", parceria da Editora Letramento com o Justificando. Atualmente publicado pela Editora Pólen, tem a proposta de reunir em uma coletânea pequenos volumes escritos por homens e mulheres negros ou indígenas de diversas regiões do Brasil. Os assuntos abordados envolvem encarceramento, racismo estrutural, branquitude, lesbiandades, mulheres, indígenas e caribenhas, transexualidade, afetividade, empoderamento, entre outros. Alguns livros publicados até o momento: Lugar de Fala da Djamila Ribeiro, Empoderamento da Joyce Berth Encarceramento em Massa da Juliana Borges, Racismo Estrutural do Silvio Almeida, Racismo Recreativo do Adilson Moreira, Escritos de Uma Vida da Sueli Carneiro, Apropriação Cultural do Rodney William e entre outros autores com temas muito importantes e necessários. Clique aqui e veja a lista completa!

Obras

 
Até o momento, a autora possui quatro livros publicados que todos nós deveriamos ler, independente da nossa religião ou opiniões políticas, são temas importantes que estão sempre sendo discutidos na mídia. Quero deixar para vocês uma fala da autora, que me motivou a querer conheer mais autores negros e não privilegiados, conhecer suas realidades e como estão superando todas as barreiras impostas pela sociedade brasileira. 
"Não basta só reconhecer o privilégio, precisa ter ação antirracista de fato. Ir a manifestações é uma delas, apoiar projetos importantes que visem à melhoria de vida das populações negras é importante, ler intelectuais negros, colocar na bibliografia. Quem a gente convida para entrevistar? Quem são as pessoas que a gente visibiliza?" 

Contatos com a autora:
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

10 Comentários

  1. Oi, Vivi! Que post Maravilhoso! Parabéns! Eu gosto, e muito (quem acompanha meu trabalho sabe bem!), de leituras e personagens, fictício Los ou da vida real, que abordam a questão da Representatividade. Sobre Djamila, em 2018 eu participei de um grupo de LC só de Leituras femininas. Com isso, li "O Que É Lugar de Fala?", da Coleção Feminismos Plurais, da Editora Letramento. Bacana que,no caso da autora, temos a Representatividade feminina e racial. Amei seu post! De ❤️! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Coluna incrível e necessária. E começou muito bem, o trabalho da Djamila vai além da literatura, tem um potencial de provocar reflexões e levantar questões fundamentais na sociedade brasileira.

    ResponderExcluir
  3. Postagem extremamente necessário. Ainda não tinha tido o sabor de conhecer o trabalho da Djamila, irei me prontificar de conhecer. No mais, adorei teu espaço. Um blog como os de antigamente!!! Satisfação.
    Até breve.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito da escrita da Djamila, mas ultimamente ela tem dado o que falar no twitter, nossa, muitas pessoas do BlackTwitter começaram a parar de falar sobre ela e eu acho que ele tem total razão.
    Mas ela não deixa de ser uma baita ativista e os livros que ela escreve são muito bons, dá pra aprender muita coisa com ela! Afinal, as vidas pretas não importam só quando alguém morre né.
    Adorei o seu post, muito bom mesmo!!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu admiro demais a Djamila! Acompanho-a no Instagram e adoro os seus textos, sempre tão necessários e reflexivos. Por enquanto só li Quem tem medo do feminismo negro e Pequeno manual antirracista, mas sou doida pela coleção Feminismos Plurais que parece ser ainda mais maravilhosa. Parabéns pelo post! É ótimo ver mais leitores incentivando o conhecimento e a leitura de autoras e autores negros. Precisamos demais disso, agora mais do que nunca.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela iniciativa! Foi por projetos assim que nos últimos anos comecei a ler mais obras escritas por negros e negras. As da Djamila estão na minha lista faz tempo, quero muito ler em breve <3

    ResponderExcluir
  7. Oiii Vivi

    Ainda quero ler Pequeno Manual Antiracista, esse é o tipo de leitura necessária, atual e bem-vinda nestes tempos obscuros que vivemos no Brasil onde até valores que tinhamos como inabaláveis como a certeza de um país democrático estão começando a ser combatidos por grupinhos "estranhos", para dizer o minimo.
    Também senti a mesma coisa que você com respeito às manifestações no Brasil, senti que foi muito "na onda" do que acontecia nos EUA apenas, e ignorar os indígenas, que tem sido vítimas de genocídio nesta pandemia, é gravíssimo. A gente vai depois fazer o que? Não dá pra trazer essas vidas de volta e a situação me estressa, porque poucos entendem ou querem entender. É complicado Vivi, tá muito complicado esse mundo. Espero que o mundo "pós pandemia" melhore, seja um pouquinho mais justo, mas tá dificil de crer.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vivi! Amei esse novo projeto, já estou ansiosa para conhecer mais autora negras. Eu conheço a Djamila há um tempo, mas nunca li nenhuma obra dela (ainda). Sei que ela é importante para o movimento e tem uma boa bagagem, apesar de não gostar de algumas polêmicas em que ela esteve envolvida...
    Enfim, amei o novo projeto! Irei acompanhar.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Vivi! Adorei seu post e esse projeto! Realmente eu conheço poucas autoras negras, e imagino o quanto eu perco com isso, deixando de conhecer pessoas talentosas, além de dar visibilidade ao movimento.
    bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Oi, já conheço o trabalho da autora, só não li O pequeno manual antirracista ainda, espero logo ter oportunidade.

    ResponderExcluir