Slide


Olá pessoal, como vocês estão ? 
O Dia Nacional do Escritor é comemorado em 25 de julho, data instituída em 1960 pela União Brasileira de Escritores, instituído pelo presidente da época João Peregrino Júnior e pelo vice-presidente Jorge Amado, importante escritor brasileiro. Sendo uma data especial, sempre leio artigos recomendando autores nacionais de renome, geralmente os clássicos mas, acredito que os autores contemporâneos também são importantes e merecem reconhecimento. Com essas indicações, quero parabenizar a todos os escritores nacionais e internacionais, que enchem nossas vidas de viagens espetaculares! 

Os livros que estou recomendo, estão disponíveis no Kindle Unlimited, que é um serviço da amazon que dá acesso a um milhão de e-Books por uma assinatura de R$ 19,90. Funciona assim: você entra em um período de testes de 30 dias (ou assina por algumas promoções, como três meses de assinatura por apenas R$ 1,99) e pode baixar (no Kindle ou nos apps) os livros que você quer ler.

Boa Noite - Pam Gonçalves

Pam Gonçalves nasceu em Santa Catarina, é escorpiana e formanda em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Branding e Criação Publicitária. Youtuber e criadora do blog Garota it, atualmente se dedica a seu canal no YouTube. Com muitos seguidores, no seu canal e no instagram, fala daquilo que todos nós amamos, livros e ainda por cima com um pouco de humor e uma grande dose de realidade. Obras publicadas: Boa noite, Agora eu entendo, Bom ano, Uma história de verão e várias participações em antolgias nacionais..
Sinopse:
 Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação — em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números —, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não sabia que os desafios estariam muito além de sua vida social. Quando decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e paquera, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a aparecer. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.|Gênero: Literatura Nacional, Romance| Editora: Galera| Pág. 271|Comprar|

Pelo Sangue que nos Une - Soraya Abuchaim

Soraya Abuchaim é casada, mãe e apaixonada por livros, tendo como mestre Stephen King. Ama vinho e histórias que tenham sangue, e não vê problemas em matar alguns personagens quando necessário. Começou a escrever contos de forma despretensiosa em seu blog Meu Meio Devaneio e, de uma ideia simples, surgiu seu primeiro suspense, Até eu te possuir. Hoje, ela trabalha em outros projetos literários, incluindo alguns contos que estão disponíveis no Kindle Unlimited, na categoria terror e suspense. Obras Publicadas: Pelo sangue que nos une, A vila dos pecados, Até eu te possuir e vários contos.
Sinopse:
 Um homem vítima de violência, que não tem mais nada a perder. Uma garota que sofre abusos autoritários dos pais. Uma menina que está perto da morte devido a um câncer terminal. O que essas pessoas têm em comum além das vidas destruídas? Um mundo onde há homens que pensam que são reis, acima da lei e de todos, capazes de passar por cima de famílias inteiras atrás de seus interesses sujos e egoístas, até mesmo de derramar sangue dos próprios entes. Violência, abusos, drogas e tráfico humano cercam a todos, até aqueles que acham que tudo não passa de ficção barata. O que ninguém imagina, nem os mais frios e cruéis criminosos, é que pode existir algo maligno e pior à espreita, esperando por alguém suscetível à sua influência sombria para executar seus planos macabros.
|Gênero: Terror Nacional|Editora: Cabana Vermelha|Pág. 429|Comprar|
 
Cada Forma de Ausência é o Retrato de uma Solidão - Marco Severo

É professor formado em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Ceará. Tem contos publicados no Brasil e no exterior. Colabora com diversos sites voltados para literatura. É também professor e orientador de alunos de Escrita Criativa. Obras publicadas: Um dos nomes inventados para o amor, Cada forma de ausência é o retrato de uma solidão, Se eu te amasse, estas são as coisas que eu te diria entre outros.

Sinopse:
A lente com a qual o autor enxerga o mundo não recua diante de nada. É assim que assistimos na fileira da frente ao encontro inusitado de dois irmãos, separados pelas contingências do destino; a uma mulher conquistar seu sonho de infância quando já não parecia mais possível e a uma outra transformar sua existência num pesadelo quando tudo vivia em aparente calmaria. Em todas as histórias, encontramos seres humanos carregando dentro de si o peso do mundo transmutado em ausência e solidão. Mas o que percorre cada narrativa de Severo vai para além das perdas e dos isolamentos de cada um: é o que cada personagem faz a partir de suas histórias, é o que está para além do que a câmera mostra, do que os sentidos podem perceber, servindo-lhes de construto e alicerce. Terminada a última história, duas coisas se tornam claras: a primeira é que o autor tem uma verve impetuosa, e a segunda é que seu estilo está ainda mais intenso, para a sorte de que ler este Cada forma de ausência é o retrato de uma solidão.|Gênero: Literatura Nacional, Antologia| Editora: Moinhos|Pág. 167|Comprar|

O Sorriso do Leão - Leonardo Garzaro

Escritor, editor e financista, é editor da editora Rua do Sabão e responsável pelas finanças da casa. Paulista de 1983, é formado em jornalismo pela Universidade de São Paulo e fundador de outras editoras independentes. É membro fundador da ONG “Era uma Vez…”, focada paliativos lúdicos no tratamento do câncer infantil. É autor do livro infanto juvenil “O Sorriso do Leão”, publicado pela Editora Rua do Sabão.
Sinopse:
Sem dúvida alguma, aquele foi o pior dia da vida de Frederico Alberto Valente. Em seus doze anos de vida, nunca passara por um momento tão constrangedor: quando um pombo pousou na janela da sala de aula, bem ao seu lado, tomado de pavor ele soltou um gritinho com a voz fina e toda a sala imediatamente se pôs a rir, apelidando-o de Pombo Valente. Antes disso, a vida já era difícil. Todos o conheciam em todas as partes como o filho do soldado Alberto Valente, neto do velho Valente, sobrinho do estranho Adoniram Valente. A família era famosa pela coragem; havia lutado contra os invasores estrangeiros, estavam nas páginas da história, moravam numa fortaleza. Há todo tempo, Frederico Valente tinha que disfarçar a própria covardia, o que não era nada fácil. Tinha medo de panelas de pressão, de cachorros grandes e pequenos, de aves, em especial de pombos... Depois de gritar de medo na frente de toda a sala, as coisas ficaram ainda piores...|
Gênero: Literatura Juvenil, Romance|Editora: Rua do Sabão| Pág. 129|Comprar|

A Rosa de Isabela - Solaine Chioro

Solaine Chioro é da baixada santista, mora em São Paulo e se formou em Letras – Português/Latim pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (UNESP). Além de escritora, trabalha como revisora, leitora crítica, leitora de sensibilidade e tradutora. Obras publicadas: A rosa de Isabela, Coletânea de contos de natal, Sonhos que ganhei, Reticências, Formas reais de amar, entre outros.
Sinopse:
Isabela acaba de se mudar para uma pequena cidade no interior de São Paulo com a sua família e, enquanto suas irmãs ainda parecem se ajustar àquela nova realidade, a jovem sente-se confortável no novo ambiente. O infortúnio, porém, acaba entrando em suas vidas quando sua mãe se desespera, afirmando ter encontrado o monstro que habita a floresta, protagonista de uma antiga lenda da cidade. Decidida a tranquilizar sua mãe, Isabela vai à procura de tal fera e acaba se surpreendendo com o que encontra e com a proposta que recebe. Um reconto LGBTQIA+ do conto de fadas infantil "A Bela e a Fera".|
Gênero: Romance Nacional, Literatura LGBTQIA+, Contos|Editora: Independente| Páginas: 60|Comprar|

Espero que tenham gostado das indicações literárias e dos autores nacionais, e dêem uma chance para cada um deles. Aceito recomendações de novos autores, nos comentários❤
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

7 Comentários

  1. Não sei o que seria da minha vida, sem os escritores. Seria uma história em preto e branco e bem desbotada. Eles são incríveis e merecem todo nosso reconhecimento, principalmente os nossos nacionais, que eu jogo o tapete vermelho. Dessas obras que cito eu já li "Pelo sangue que nos une", uma super história da nossa Dark queen Soraya Abuchaim e achei incrível!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post! Sabe, até não muito tempo atrás eu não tinha o hábito de ler escritores nacionais. Muito por falta de conhecimento da minha parte, de não ir atrás para conhecer os nossos escritores. Dos que você citou no post, conheço apenas a Soraya Abuchaim, de quem já li A Vila dos Pecados. Dois autores nacionais que gosto muito são o Raphael Montes (que já é bem conhecido né) e o Victor Bonini (que eu conheço desde a época do Orkut, de uma comunidade sobre a Agatha Christie mas só recentemente descobri que tinha alguns livros publicados).

    ResponderExcluir
  3. Que legal essas indicações, me interessei muito pelo livro "Cada forma de ausência é o retrato de uma solidão", também acho que tem muita gente boa (e viva) que merece ser lida,além dos clássicos.

    Realmente sem os escritores que graça a vida teria? Ou melhor como viveríamos outras vidas além das nossas?

    Adorei o post um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Já li "Boa Noite" da Pam e acho que é um livro que se lê bem rápido e dá pra ler de boas, principalmente em uma ressaca literária, é muito bom para nos tirar dela. Adoro a Pam, inclusive. Ah, e adorei suas indicações, com certeza vou procurar algumas delas.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Não sei o que seria de mim sem os escritores, eu não seria nem metade do que eu sou hoje!!
    Dos livros que você indicou, eu tô doida pra ler o da Soraya, ela é uma mulher incrivel e que escreve muito bem, adoro ela!
    O da Solaine eu PRECISO ler agora mesmo, simplesmente porque é um reconto lésbico, absolutamente tudo pra mim!!
    Adorei suas dicas, já anotei todas aqui!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? O que seria de nos leitores sem a existência dos escritores não é mesmo?! Eu praticamente comemoro o dia deles todos os dias, afinal, ler faz parte do meu cotidiano assim como respirar. Adorei as suas escolhas, principalmente alguns nomes nacionais que não conhecia, por isso dica anotada! Ótima homenagem e postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi,Vivi! Eu adorei ver essas indicações! Ainda não li nenhum desses livros, mas tenho curiosidade com Pelo sangue que nos une porque vocÊ sempre fala tão bem dos livros da autora.

    ResponderExcluir