Slide

Olá pessoal, tudo bem ? 
Como está o planejamento de vocês para esse ano? Muitas metas? Eu rascunhei algumas que pretendo cumprir e uma delas é participar das blogagens coletivas dos grupos que participo, porque, não adianta participar do grupo se não interagir com os colegas, néh? Para quem não sabe funciona assim: 
Todos os blogs inscritos escrevem um post inédito a partir de um tema proposto e todos postam todos os dias. O tema de Janeiro é "As Leituras de 2020"
Esse é o segundo post de blogagens coletivas que participo, vamos conversar sobre as melhores leituras que realizei em 2020, foi um ano muito triste, revoltante e com muitos altos e baixos, alguns meses eu estava com muita vontade de ler, devorava as histórias em questão de horas, em outros meses não queria chegar perto dos livros. Foi complicado escolher quais seriam as melhores leituras do ano, foram: 52 livros lidos, 20 gêneros literários, 13 países conhecidos e 48 autores diferentes.

1º Lugar - Herdeiras do Mar (Mary Lynn Bracht)

Ano passado participei de várias lives realizadas no canal da Pam Gonçalves, realizei a leitura de vários livros indicados por ela e "Herdeiras do Mar" foi o mais emocionante deles. Quando comecei a leitura não sabia que o assunto central da história é expor ao mundo uma barbárie que o Japão tentou ocultar durante vários anos, as mulheres de consolo. Durante a Segunda Guerra Mundial o Japão sequestro e estrupou pelo menos 200.000 mil coreanas (de crianças à mulheres) que eram usadas, espancadas e maltratadas pelos soldados japoneses. Não recomendo este livro para todos os leitores porque possui muitos gatilhos e cenas explicitas, cada capítulo é dividido entre momentos do passado e do futuro, contando a história das irmãs Hanna e Emi.

2º Lugar - Cada Forma de Ausência é o Retrato de Uma solidão (Marco Severo)

Eu conheci esse livro através das indicações da Leninha do instagram @euslenesouza, que comentava cada conto após a leitura e me deixou muito interessada, até pegá-lo emprestado no kindle unlimited e me emocionar muito com a história. Marco Severo é autor dos livros com títulos mais lindos que eu já vi. "Cada forma de ausência é o retrato de uma solidão" é o terceiro livro publicado pelo cearense pela @editoramoinhos e foi meu primeiro contato com o autor. Esse livro passou o ano de 2020 inteiro comigo, eu sempre lia e relia os contos e sentia a mesma emoção da primeira leitura, que as vezes eram muita raiva, alegria, tristeza e solidão. O contos que mais me emocionaram foram: "O importante é ter Deus no coração", "Glorinha, de olhos abertos", "Curral" e agora "Noticias populares". Essas quatro histórias me deixaram revoltadas e com muita tristeza em saber como o ser humano pode ser malvado e cruel.
 
3º Lugar - Um lugar Bem Longe Daqui (Delia Owens)


Esse livro foi muito recomendo pelos canais literários ano passado, tanto que fiquei curiosa para lê-lo, mesmo não gostando de livros hypados, como não costumo comprar livros midiatícos, coloquei ele na minha lista de desejos e ganhei de um amigo do Clube 03JL e comecei a ler. Confesso que fiquei confusa começo, porque a história é intercalada entre passado e futuro, então, só vamos descobrir o que realmente está acontecendo depois do capítulo cinco. O livro conta a história da jovem Kya ou "menina do brejo" como é conhecida pelos moradores da cidade, que são críticos e muito preconceituosos com ela, mas, o pior para mim foi descobrir logo no começo que ela foi abandonada por todos os famíliares e mora sozinha durante anos em um barracão no meio do pântano.

4º Lugar - Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus)


Fiquei interessada nesse livro, depois que assisti a resenha da Tati Feltrin e encaixei ele no Desafio Lendo Escritores Negros Brasileiros, organizado pela Camilla Dias. Esse livro na verdade é o diário da autora que foi organizado pelo jornalista Audálio Dantas, que decidiu deixá-lo com todos os erros ortográficos da autora, para ficar mais realista e pasmem esse livro foi traduzido para 14 idiomas diferentes. Foi muito difícil para mim, concluir a leitura desse diário eu ficava pensando em todas essas situações e como posso ajudar as pessoas que ainda vivem dessa maneira. E é por essas e outras histórias que sempre falo para os meus alunos serem agradecidos por tudo que têm, porque existem no mundo pessoas que passam mais dificuldades do que eles.

5º Lugar - Olhos D'Água (Conceição Evaristo)

Esse livro foi a minha última leitura para o Desafio Lendo Escritores Negros, criado pela Camilla Dias e a minha última leitura de 2020. Eu não imaginava que seria um daqueles livros que deixam os leitores revoltados e emocionados ao mesmo tempo. Essa é uma coletânea composta por 15 contos, que mostram a realidade da vida de milhares de pessoas negras no Brasil e são realidades tristes, cruéis e por vezes ficamos sabendo delas por meio dos rádios, jornais ou canais informáticos. Os temas principais dos contos são:dor, medo, superação, luta, transformação, mostrando como as pessoas negras tentam sobreviver em uma sociedade machista, preconceituosa e de vulnerabilidade social. Apesar de ter concluído a leitura em dezembro de 2020, sinto que precisarei reler esses contos novamente, para não deixar apagar a chama de conscientização que as histórias trouxeram ao meu coração e recomendo que vocês façam o mesmo, leiam e releiam esses contos.
6º Lugar - As Virgens Suicidas (Jeffrey Eugenides)

Esse foi o segundo livro que li através das indicações da Pam Gonçalves durante suas lives de leituras e pelo título eu imaginava que iria descobrir o motivo dos suícidios das cinco irmãs Lisbons, mas isso não aconteceu. Ao contrário, descobri que muitos pais tentando proteger os filhos do mundo, acabam destruindo suas vidas emocionais e eu não esperava que seria bombardeada com tantos acontecimentos emocionantes, logo nas primeiras páginas. Eu não recomendo esse livro para todos os leitores, principalmente, para aqueles que não suportam emoções fortes, porque a história está cheia deles e eu precisei ficar alguns dias longe do livro antes de terminar de lê-lo, estava muito emocionada com o final e as atitudes dos pais, vizinhos e colegas de escola a tudo que aconteceu na família Lisbon.

7º Lugar - O Senhor dos Anéis (J.R.R.Tolkien)

O último livro desta lista é o Senhor dos Anéis, uma das leituras do grupo Lendo Tolkien, organizado pela Janeh Barros através do whatss. Começamos as obras do Tolkien pelo Hobbit e finalizamos o ano lendo O Senhor dos Anéis dividido em três volumes, a minha parte favorita é As Duas Torres, que foi desenvolvido com uma riqueza de detalhes impressionante. Todas as descrição dos personagens, da floresta e as situações que acontecem nesse mundo me deixaram apaixonada para saber mais sobre os Elfos, Anões, Dragões, Magos e tudo que envolve os anéis mágicos. Meus dois personagens favoritos são o Sam Gamgi que teve um crescimento e amadurecimento real durante os capítulos, deixando o medo de lado para salvar o seu mestre todas as vezes que fossem necessárias e o também o Legolas que é o meu personagem favorito dos filmes.

Quero saber quais foram as melhores leituras de vocês! Vamos conversar nos comentários. Beijos e abraços💜

Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

8 Comentários

  1. Li muito bem em 2020, não posso reclamar. Das suas leituras, eu gostaria de ler um lugar bem longe daqui e já li o senhor dos anéis. Espero que 2021 seja repleto de ótimas leituras também.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vivi! "Um Lugar Bem Longe Daqui" foi uma Leitura que gostaria de ter feito! Foi mesmo um ano triste, louco! Realmente caótico! Tivemos que nos reinventar. Esse, ao meu ver, foi um diferencial. Que em 2021 a gente possa caminhar adiante de forma mais leve! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Definitivamente eu não consigo definir quais foram minhas melhores leituras, mas adorei saber as tuas!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as suas escolhas! Um da sua lista que quero muito ler em breve é Quarto de Despejo, que já está aqui esperando na estante. Se for pra escolher só um livro que amei em 2020, eu diria "De amor e de sombra", da Isabel Allende. Inclusive quero muito ler logo outros livros da autora! <3

    ResponderExcluir
  5. Eu li bastante ano passado, especialmente livros mais de suspense e distopia, acho que foram minha zona de conforto nesses tempos. Gostei bastante das suas descobertas literárias, foram livros bem fortes mesmo, fez bem em ter lido devagar.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  6. Quantos livros você leu! :o

    Eu nunca li nenhum dos citados no post, só havia ouvido falar do "Quarto de Despejo".

    Fiquei chocada com o enredo do primeiro livro, eu não sabia de nenhum desses acontecimentos! Realmente, deve ser um livro super pesado e que necessita de "estômago" para ser lido.

    Estante da Pipoca | @estantedapipoca

    ResponderExcluir
  7. Mulher, não conheço nenhum da sua lista.. preciso ler urgentemente. Fiquei super interessada nesse livro da Conceição Evaristo, inclusive estou estudando sobre ela na faculdade.
    Minha melhor leitura do ano passado foi Bom Dia Verônica.

    ResponderExcluir
  8. Eu só vi o filme Virgens Suicida.... Tenho uma problemática se eu vejo oo filme eu não consigo ler o livro. Mas, adorei as suas leituras.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir