Slide


Olá pessoal, tudo bem? Vim conversar com vocês sobre o livro mais comentado do momento O Ódio que você semeia e começo com a pergunta: 
O que faz um livro ser bom para você? 
Para mim, é aquele livro que leva a pensar em outras realidades ou me faz sair do comodismo, ou seja, um livro bom para mim é aquele que me faz pensar e repensar sobre a história. Atualmente poucos livros que tenho lido tiveram esse efeito em mim, mas esse foi diferente, fez meus pensamentos borbulharem como água fervente, eu não consigo entender, quando o ser humano se tornou tão mal com os seus semelhantes.

A edição que eu tenho, foi publicada pela editora Record, possui capa brochura, uma diagramação confortável e páginas amareladas, facilitando muito a leitura. Ele possui um narrador onisciente, mas grande parte dele é contada pela visão da protagonista. O foco do livro está na história da jovem Star, que viu seu melhor amigo de infância ser assassinado por um policial, quando eles voltavam de uma festa. O maior problema é: Star e Khalil são negros e o policial branco. Fica claro para uma parte da sociedade que foi um crime racial. 
Tupac disse que Thug Life, “vida bandida”, queria dizer “The Hate U Give Little Infants Fucks Everybody”, ou “o ódio que você passa pra criancinhas fode com todo o mundo”.
A vida da Star e da família dela mudam completamente depois do assassinato do Khalil, por dois motivos: 1º ela é uma jovem negra que estuda em uma escola de "brancos", tem um namorado branco, mas, mora em um bairro periférico negro. 2º agora ela é testemunha de um assassinato que todos falam na televisão. Agora ela é uma jovem em luto que precisa lidar com as duras realidades da sua vida, superar o luto e a indignação que está sentindo, mas principalmente ela precisa decidir o que fazer, com o fardo de ser a única testemunha de um crime tão injusto: ficar calada e continuar vivendo sua vida como antes ou falar para todos o que realmente aconteceu e perder toda a ilusão que vivia.


Conhecemos também a história de várias outras pessoas, que têm sua vida transformadas com a morte do jovem Khalil. Amizades desfeitas, famílias arrasadas, sociedade em guerra e muito mais. Outra situação muito importante abordada nesse livro é: a introdução de adolescente e jovens no mundo das drogas e da criminalidade, a forma como eles são aliciados pelos comandantes das bocas de fumo, bandidos e "amigos", somo apresentados aos vários motivos que têm levado os nossos jovens a vida do crime.


Sempre que posso recomendo esse livro para todos os meus alunos e amigos, ele fala de um assunto atual, que atualmente tem sido tratado com indiferença por muitos políticos e outras pessoas conhecidas: racismo. Apenas nós, que sofremos preconceito racial podemos dizer o que sentimos naquele momento, muitas vezes pensamos que conhecemos alguém por causa de uma longa amizade, mas, nada sabemos sobre o interior delas. Esse foi o melhor livro do ano para mim, porque me fez pensar, pensar em temas diferentes e importantes para a sociedade.
Deixem a opinião de vocês nos comentários, vamos conversar sobre esse livro.
Beijos e abraços!
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

12 Comentários

  1. Um assunto bastante importante e necessário de discussão. Estamos vivendo tempos difíceis, onde as pessoas deturpam assuntos sérios para causas políticas ou simplesmente por falta de empatia. Dia desses vi uma postagem de uma menina negra ao lado de várias bonecas brancas e dizendo "senão me vejo, não compro" e do outro uma menina branca segurando uma boneca negra com os mesmos dizeres. E a página e a pessoa que compartilhou querendo comparar as duas situações, como forma de desmerecer a postagem da menina negra ou equipara-las em sentindo, ignorando os aspectos históricos e sociais que mostram a menina negra na condição de reivindicar mais representatividade e a da menina branca apenas na condição de deboche. Parabéns pela leitura do livro e pela resenha, entendo que esses assuntos não podem ficar debaixo do tapete e de são muito importante essas reflexões para ampliar o debate e dar o devido valor a assuntos polêmicos, como o é o caso do racismo.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou da resenha João José, fico muito feliz! Esse tema precisa ser ensinado nas escolas e dentro das casas, as pessoas que sofrem esse tipo de preconceito precisam falar para que tenham justiça.

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivi, tudo bem? Eu sempre ouso falar desse livro e tenho muita vontade de ler ele. Sua resenha ficou tão gostosa de ler que só me fez ter mais vontade de ter essa leitura haha.. Muito boa a dica, espero poder ler logo!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  4. Para mim um livro é bom quando a história me encanta, me prende ou me emociona. Já li outras resenhas sobre esse livro, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo. O tema desenvolvido é realmente muito importante e coloquei essa leitura como prioridade na minha lista.

    Bjs,
    Cidália (Contos da Cabana)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Cidália! O tema é muito oportuno, várias pessoas estão sendo injustiçadas todos os dias.

      Excluir
  5. Olá Viviane, eu não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários parece estar muito bom, além de abordar um tema necessário parece ter sido muito bem desenvolvido pela autora nos levado a boas reflexões *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  6. Oi. Fico feliz que um livro com tal temática tenha te sensibilizado, no momento, é disso que o Brasil precisa, leitores como você, que se dispõe a ler o que é importante, para além das trivialidades, estou pensado neste ano fazer um projeto de intervenção com o livro, acho genial a obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lilian!
      Eu espero que outras pessoas leiam esse livro e sejam tocadas pela história também.

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Estou bem animada com a leitura desse livro e espero realizar em breve, pois a sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Acho que os temas abordados além de atuais, são importantíssimos para os dias atuais. É preciso se colocar ainda mais no lugar do outro e saber que nem sempre temos escolhas para alguns aspectos na vida. Adorei o post! Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Júlia! Espero que goste muito da leitura desse livro.

      Excluir