Slide


Olá pessoal, tudo bom? Hoje vou apresentar para vocês a entrevista que fiz com o super simpático Diego Canuto! Ele trabalha como escritor e programador de softwares, possui um conto incrível chamado "Niara" e o seu livro "As Sombras de Arkron" será lançado na Bienal 2018. 
Biografia: Olá eu sou Diego Canuto tenho 30 anos e moro em São Paulo com minha esposa.  Na infância gostava de criar mundos e historias para se divertir com meus amigos. Anos depois ganhei meu primeiro livro de fantasia chamado: “Ilse, a Bruxa” do autor Terry Brooks, que despertou o amor pelo gênero fantástico e a vontade de colocar as ideias que tinha no papel. Quando conheci a plataforma Wattpad decidi que era hora de mostrar para outras pessoas o que escrevia e comecei a arriscar algumas publicações. Uma delas intitulada As Sombras de Arkron que será publicada pela editora Skull e lançada na Bienal do livro de 2018. 

1 – Como você consegue conciliar sua vida familiar, trabalho, escrever e fãs?
R: Eu me organizo bem definindo dias e horários para meus projetos pessoais e família, amigos. Então sempre tenho um tempinho para tudo que amo.

2 – Qual a reação da sua família e amigos quando decidiu publicar os seus livros?
R: Eles só ficaram sabendo mesmo quando o livro foi aceito pela editora, pois até então eu guardava pra mim como hobby..rsrs

3 – Existem vários leitores que escrevem no wattpad e sonham em encontrar uma editora para publicar seus livros. Quais as dificuldades encontradas no mundo literário nacional atualmente? Tem alguma dica para dar aos jovens escritores?
R: A maior dificuldade são os leitores que não dão chances para nossos autores nacionais, sem leitores fica difícil ter um livro com grande visibilidade e isso dificulta ainda mais pra quem ainda tenta entrar no mercado. Uma dica pra quem deseja começar e que tenha paciência, muita dedicação e primeiramente faça por amor e não pra virar milionário, pois se isso for acontecer será consequência.

4 – Como funciona o processo de criação dos seus personagens?
R: Eu defino meus personagens com base nos meus gostos, experiências pessoais, filmes e etc não existe uma fórmula mágica..rsrs

5 – Quanto tempo demorou para você criar todo o mundo de Nelim e os seus personagens?
R: Quando comecei a escrevê-lo a primeira vez, creio que em torno de um ano, pois não foi algo continuo e tive que parar algumas vezes.



6 – Eu e vários outros leitores estamos acompanhando as suas publicações no wattpad desde o início, e estamos muito curiosos para saber as cenas dos próximos capítulos. Como autor o que pode nos contar sobre as mudanças realizadas no livro? Ainda irão aparecer outros personagens?
R: Dentro do livro muitas coisas irão acontecer, muitos personagens e locais ainda virão, o que posso dizer é que vocês vão ficar ainda mais curiosos rsrs.

7 – Para divulgação dos seus trabalhos você tem um perfil no instagram, trabalha em parceria com algumas páginas no facebook, blogs, entre outros. O que essa inserção no mundo digital significa para o seu trabalho? Como os sus parceiros podem ajudar na divulgação dele?
R: O meio das redes sociais e essencial nos tempos de hoje e digo isso para qualquer tipo de produto. As pessoas estão ligadas o tempo todo com o meio digital e isso contribui bastante para o ganho de visibilidade. Em relação aos parceiros que tenho, eles me ajudam muito criando campanhas de divulgação e mostrando o meu trabalho por meio de blogs literários, facebook e instagram e isso tem ajudado muito.


8 – Como você reage as críticas ao seu trabalho e de que forma influenciaram na continuação dos seus livros?
R: Todo trabalho deve ter críticas e é importante que saibamos retirar apenas o que vai nos ajudar a melhorar pois há pessoas que falam mal apenas para tentar de alguma maneira prejudicar o autor. E em relação a continuação dos livros, eu acho que críticas apenas aguçam a vontade de continuar e persistir melhorando cada vez mais.

9 – Quais são os seus próximos projetos literários? Tem mais livros e contos sendo preparados?
R: Existem alguns projetos prontos e outros em andamento, mas não consigo dizer com certeza em qual deles vou disponibilizar primeiro..rsrs

10 – O blog está com um projeto que incentiva a leitura e compra de livros nacionais. Indique para os nosso leitores cinco autores que você conhece. 
R: André Vianco, eduardo spohr, leonel caldela, Felipe Castilho e eu também se puderem haha.
Contatos com o autor:


Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado. Se tiverem alguma pergunta para o autor podem deixar nos comentários.
Beijos e Abraços❤
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

28 Comentários

  1. Parabéns pela entrevista Vivi, adorei é tão bom prestigiar autores nacionais.
    Bjs ♥
    http://nossoencantobl.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu nao conhecia o autor mas achei muito bacana principalmente as indicações dele no final da entrevista. Esse lance de escrever e nao contar pra familia parece algo comum ne? Amo suas entrevistas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayhara, ele é um autor novo no mercado editorial mas, ele escreve super bem!

      Excluir
  3. Olá!
    Que entrevista mais bacana e que autor mais simpático. Eu vi que a editora ia lançar o livro dele e fiquei muito ansiosa. Vou tentar comprá-lo na Bienal e não tenho dúvidas que vou adorar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, eu adoraria comprar o livro do Diego na Bienal mas, infelizmente não estarei lá para isso. Espero que você consiga comprar e ler o livro dele, a história tem tudo para ter um final maravilhoso.

      Excluir
  4. Já conheço o autor, e adoro as dicas, afinal eu também quero. Já super me falaram para definir um momento de escrita no dia a dia, mas sei que no momento eu vou me frustar se eu fizer isso. Quero escrever, mas eu tive que definir uma prioridade para mim. Espero conseguir dar voz a escrita em algum momento da minha vida e estabelecer isso como prioridade. Gosto muito dessas entrevistas, Vivi. Além de divulgar o trabalho maravilindo dos autores nacionais, nos ajudam a conhecer o mundo da escrita!

    Um beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yana, nossa fico feliz em saber que já conhece a escrita do autor! Espero sinceramente poder ler as obras que você irá escrever, tenho certeza que serão maravilhosas.

      Excluir
  5. Olá!! :)

    Eu já ouvi falar do autor, mas nunca li nada dele… Enfim, valeu ter lido as respostas dele na entrevista!

    Enfim, realmente uma das maiores dificuldades para novos autores é o facto de muitos poucos leitores apostarem em nacionais… Bem, e, muitas vezes, as editoras também!! :P

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é verdade! Muitas editoras preferem vender livros de autores conhecidos internacionalmente, ao invés de apostar em autores nacionais.

      Excluir
  6. Oi, Vivi. Adorei a entrevista, eu não conhecia o autor e achei bem legal conhecer o trabalho dele. Muito bom poder ver autores nacionais ganha só espaço.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, fico feliz que tenha gostado! Não vejo a hora de ter o livro dele em mãos, para poder conversar com vocês aqui no blog.

      Excluir
  7. Olá Vivi! Amei essa entrevista com o Diego, ele é um amorzinho! Estou ansiosa pelo lançamento do livro dele e estou com altas expectativas haha gostei muito de saber um pouquinho mais sobre ele aqui no seu blog, amo as entrevistas que você trás aqui ❤

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ritch eu acabei de comprar o livro dele...kk
      Infelizmente, vai demorar muito para chegar mas, preferi garantir o meu agora do que ficar esperando para comprar depois e ficar sem a minha edição...hehe! Amei fazer essa entrevista.

      Excluir
  8. Oii Viviane.
    Eu não costumo acompanhar no Wattpad pela demora em conclusão das histórias. Mas quando for totalizada quem sabe não leio??
    Amei sua entrevista. Ficou excelente. Beijos.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess, eu também não gosto de ler pelo wattpad mas, falta pouco para o lançamento do livro..hehe

      Excluir
  9. Olá! Adoro entrevistas com autores, me faz sentir mais próxima deles. Ainda não conhecia o Diego e o achei super simpático. Fora que ele indicou vários autores que gosto, sinal que possui muito bom gosto. Fiquei super curiosa para conhecer suas obras. Parabéns pela ótima entrevista. Beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gisele! Ele possui um livro que será lançado na bienal 2018.

      Excluir
  10. Oi, Oii,
    Realmente, poucos leitores costumam ler nacionais, mas acredito ainda mais que seja algo relativo. Acho que uma das partes mais legais de ler os autores brasileiros é que eles são da casa, ai existe uma chance maior de chegarmos (fazendo entrevistas por exemplo) até eles, o que é ótimo, haha! ♥ Enfim, você fez ótimas perguntas Vivi, bem diferentes! ♥ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!
      Eu acho que vários leitores ainda tem muito preconceito com livros nacionais, tenho colegas que não compram livros nacionais mesmo que esteja custando R$10,00 e pagam caro em livros estrangeiros.
      Fico feliz que tenha gostado das perguntas.

      Excluir
  11. Oi Viviane,
    Adorei a entrevista, não conhecia esse autor, mas fiquei bem interessada depois da entrevista em conhecer um pouco mais do trabalho dele. Não costumo ler pelo Wattpad, não me habituei muito bem a plataforma, mas fiquei animada em saber que ele vai publicar seu livro pela Skull, assim que puder vou adquirir também.

    Realmente deve ser muito difícil ser escritor, mas fico feliz em saber que tem tanta gente dando apoio, fazendo projetos nacionais, como você. Inclusive, alguns autores que ele citou já estão na minha meta de leitura e vou inclui-lo nela também. Muito sucesso aos nossos autores.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloise, eu fico feliz que os autores nacionais estejam ganhando espaço em vários blogs esse ano! O trabalho do Diego assim como, de muitos outros é excelente e sempre recomendo para os meus amigos.

      Excluir
  12. Oi Xará! Acompanho o DIego nas redess sociais e vibrei junto com o lançamento dessa obra, ainda não tive o prazer de ler, mas com certeza vou aproveitar a bienal para garantir um exemplar autografado!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amore! Ele é um sucesso nas redes sociais, super carismático e sorridente! Eu já garanti o meu exemplar do livro.

      Excluir
  13. Oii, que linda entrevista! Amei conhecer um pouco mais sobre o Diego e sobre o preocesso criativo dele, espero conhecê-lo na bienal!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha gostado!
      Espero que dê uma chance para o livro dele.

      Excluir
  14. Que entrevista maravilhosa, haha. Até consigo imaginas ele respondendo a elas. Desejo muito sucesso a ele e a outros que estão começando sua jornada pelo mercado editorial brasileiro. Espero muito que dê tudo certo!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, eu também amei essa entrevista com o Diego ele foi super simpático e desejo muito sucesso em sua carreira.

      Excluir