Slide


Olá meus amores, tudo bem? Espero que sim.
Vocês lêem livros digitais? Em novembro de 2018 fiz minha primeira assinatura no Kindle Unlimited (KU) com o objetivo principal de ler mais livros digitais e diminuir as compras de livros físicos, nessa época eu estava comprando vários livros loucamente (e lendo muito pouco) queria uma estante enorme igual a dos canais literários. Conforme fui lendo diferentes gêneros de livros, assistindo canais literários mais objetivos e focados na qualidade do conteúdo, percebi que não adiantava nada ter uma estante cheia e não conseguir tempo para lê-los, eu precisava me organizar para começar a ler todos os livros que tinha adquirido ao longo dos anos de 2017 e 2018. 

Comecei a pesquisar sobre o assunto em canais, blogs e cursos de organização pessoal e foi aí que resolvi assinar o KU, ler alguns livros nele para me adaptar a essa nova tecnologia. Um dos livro escolhidos foi Leitura Eficiente: Como Ler Mais e Melhor, escrito pelo Ismar Souza vocês conhecem o autor? Já leram esse livro?
Sinopse:
 LEITURA EFICIENTE - COMO LER MAIS E MELHOR foi escrito com a intenção de mostrar os pontos fundamentais para uma leitura eficiente, sem apelar para técnicas mágicas ou métodos extravagantes. A ideia é ajudar você a refletir sobre o seu estilo de leitura e como é possível adaptá-lo para melhorar usando técnicas simples e de fácil aplicação. Antes, porém, quero deixar registrado que este livro não trata de técnicas de leitura acelerada, leitura dinâmica, foto leitura ou como preferir chamar.Acontece que essas técnicas, ao menos na minha humilde opinião, são indicadas para o aperfeiçoamento da leitura de pessoas que já tem uma base de leitura. Que já leem com uma certa frequência.Vamos abordar alguns pontos fundamentais para o que eu gosto de chamar de leitura eficiente, que seria algo entre a leitura básica como aprendemos na escola, e as técnicas mais sofisticadas de leitura acelerada.|Autor: Ismar Souza|
Editora: Independente|Gênero: Educação,  Auto-Ajuda, Desenvolvimento Pessoal|Ano: 2016|Páginas: 39|*Kindle Unlimited|

Minha Opinião

Um dos motivos que me fez pegar esse livro no KU foi o título, o mesmo motivo que fez minha colega de trabalho condená-lo como ruim antes mesmo de lê-lo, sei que poucas pessoas gostam de livros do gênero mas, eu consegui tirar proveito do conteúdo apresentado nele, por isso, estou trazendo minha opinião. Eu queria entender como os booktubers conseguem ler um livro por semana, como eu faço para ler também? Descobri que não existe fórmula mágica eu preciso ter vontade de ler e dedicar mais tempo as leituras do que aos filmes, séries, redes sociais, etc;

Ele é escrito de maneira simples, direta e introdutória, em capítulos curtos o autor apresenta temas importante, dando um "norte" para nos aprofundarmos sobre esses assuntos em outros livros, os onze capítulos que compõem o livro são: O processo da leitura; Porque não lemos tanto como gostaríamos; O reflexo condicionado; A postura correta; As etapas para a concentração; A técnica do pomodoro; Planejando a leitura; Calculando o seu tempo de leitura; As características de uma boa leitura; O método SQ3R e Finalizando. 
“A concentração pode se tornar um reflexo condicionado, se receber os estímulos certo. Alguns estudo afirmam que os sons também podem auxiliar na concentração, mas, não são todas as músicas que irão fazer isso, estamos falando de Sons Binaurais” (posição 153).
Lembrando que como todo livro prático, se o leitor só ler por ler e não criar um plano de ação em cima do que leu, o livro não trará retorno nenhum. Esse ano comecei a utilizar o metódo pomodoro para me concentrar durante as leituras por prazer e leituras obrigatórias/atividades da pós-graduração.
"Na realidade, a quantidade de tempo nem sempre é tão importante quanto se imagina. O que realmente importa é a qualidade da leitura, isso sim faz toda a diferença." (posição 169).
O autor falou um pouco, dos estudos científicos realizados sobre a utilização dos sons para auxiliar na concentração, que são chamados de Sons Binaurais. Nessa parte do livro eu senti falta das referências e dos nomes dos estudiosos que falam sobre o assunto, porque elas não aparecem nem nas considerações finais do autor, e sou muito chata em relação a essa questão de créditos autorais. Não acredito que seja o melhor livro para aprender sobre o assunto mas, ele dá um caminho para iniciar as pesquisas no assunto.

Por hoje é só pessoal! Me contem o que acharam da resenha e se vocês costuma ler esse gênero literário? Aceito dicas de livros com a mesma temática 💜
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

26 Comentários

  1. Olá, Viviane!
    Gosto muito de livros técnicos, mas acho que não me identificaria com esta leitura!
    Beijinhos


    http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Viviane, tudo bem?

    Acho que eu seria sua colega de trabalho, hahaha, condeno muitos livros que prometem essas coisas no título.

    Também passei por um período onde estava comprando loucamente os livros mas não tava lendo na mesma medida que comprava, foi quando resolvi iniciar um projeto pessoa que só compraria livro 1 livro novo se já tivesse 4 livros não lidos, até que deu certo e me desacostumei a comprar livro físico e por impulso, to lendo muito pelo kindle e comprando ebook, e só os que de fato quero ler.

    Espero que seu plano após a leitura desse livro funcione, depois fala se deu certo, tá?

    Beijos!
    www.marcasliterarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius, pode deixar que vou contar como foram minhas leituras até agora depois que fiz esse planejamento!

      Excluir
  3. Oi Vivi!!

    Menina eu não conhecia esse livro, para ser sincero normalmente eu seria a sua colega de trabalho eu não gosto de guias e autoajudas, mas, eu ando tão desesperado para melhorar meu ritmo de leitura que se brincar eu iria ler esse livro com muito muito gosto para ver se eu conseguia melhora minhas leituras ainda que fosse um pouco!! Que bom que mesmo a leitura não tendo sido proveito você conseguiu tirar proveito dela!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson, tem meses que estamos assim mesmo néh? Querendo ler mais e mais, porque temos muita coisa na estante e o tempo está passando, espero que você dê uma chance para esse livro.

      Excluir
  4. OI!!

    Quando eu comecei com o blog, tbm queria uma estante lotada, para mim era uma questão de status, mas tbm percebi que não era nenhum pouco vantajoso ter varios livros e não ler nenhum... Bom, eu não curto livros técnicos e planejar não funciona comigo no caso de leitura. Eu deixo fluir, tem semanas que eu leio dois tres livros, tem vezes que passo um mes com a mesma obra... não dá pra planejar tudo.

    Mas achei interessante a obra.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ani, acho que esse é o sonho que toda blogueira néh? Essas estantes maravilhosas mas, com o tempo e a experiência percebemos que não adianta nada termos tanta coisa na estante e não ler.

      Excluir
  5. Olá!

    Acho que o sonho do leitor é ter aquela estante repleta de livros e acabamos comprando mais do que lendo, ultimamente eu estou indo na contramão e me desfazendo dos físicos enquanto foco no digital e a leitura tem fluido um pouco melhor já que a um tempo atrás eu dei uma empacada. Talvez em algum momento eu venha a ler esse livro já que assino o serviço da Amazon, mas por hora vou lendo no meu tempo e por diversão. De qualquer forma a dica está anotada.

    Beijos
    Leitura Terapia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayza, concordo com você! E estou fazendo a mesma coisa, sempre que posso me desfaço de alguns livros, doando para as escolas ou bibliotecas públicas.

      Excluir
  6. Oi Vivi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas sempre recebo essa pergunta.
    Meu ritmo de leitra caiu por conta da quarentena, pois não estou conseguindo me prender e focar nos livros. Porém realmente não tem segredo! É saber aproveitar o tempo livre e organizar o dia para incluir algum livro. Eu leio todo dia nem que seja uma página, sabe? Pra manter esse hábito. Eu gosto de ler duas vezes por dia. Leio no primeiro horário do dia, pois gosto de aproveitar o silêncio da casa e da rua onde moro.. e antes de dormir leio mais pouco =)

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas Clayci, vou adicioná-las aos meus planejamentos e espero continuar melhorando meu ritmo de leituras.

      Excluir
  7. Olá que dica preciosa adorei saber mais do livro, eu o tenho na minha lista de desejos tem um tempo, agora preciso ver se consigo a obra para leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu também gostei do livro apesar dele ter um conteúdo basicão mesmo!

      Excluir
  8. Oi.Leio poucos livros digitais, é algo que não funciona tanto comigo, mas estou sempre me esforçando para tentar e de uns tempos para cá, até estou lendo mais rápido, mas alguns livros, faço questão de ler o físico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Eu também lia poucos livros digitais mas, com o tempo comecei a adicionar os mais curtos nas minhas TBR, porque não tenho muito espaço na estante para livros físicos.

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que esse é um livro que eu não leria. Primeiro, porque não curto livros de auto-ajuda e todos que tentei fiquei completamente entediada. Segundo que pra mim nunca foi muito importante o ritmo da leitura ou a quantidade de livros lidos. O principal é respeitar meu tempo e ler de acordo com meu momento. Então, às vezes dou a louca a leio um livro atrás do outro e às vezes demoro semanas pra terminar um haha.
    Mas que bom que a leitura foi proveitosa para você e que tirou boas lições do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem? Eu fico feliz em saber que nem todos os leitores tem as mesmas neuras que eu..kk...eu me importo muito com o fato de estar lendo, seja muito ou pouco mas, sempre fiquei com essa dúvida: como eles fazem para ler tanto? Achei que tivesse algum mistério e acabei descobrindo que não tem. Nunca tive preconceito com livros de auto-ajuda, porque foi com eles que comecei a conhecer o mundo literário.
      Beijos e Abraços!

      Excluir
  10. Ainda não conhecia essa obra, mas gostei de saber a forma que a narrativa segue. Gostei de saber que há estudos envolvidos, principalmente com relação aos sons. Vou deixar a dica anotada e conferir no KU também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga lê-lo ainda esse ano, foi uma leitura animadora para mim.

      Excluir
  11. o K.U é maravilhoso eu adoro, li muito nele, encontrei muitas obras incríveis, nao vi essa obra lá na lista, mas me parece interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o Kindle Unlimited sempre indicando história maravilhosas pra gente!

      Excluir
  12. Eu não sou ninguém seu meu KU, juro a você. Ele é a coisa mais preciosa! Não sou muito fã desse tipo de livro, mas aprecio a temática

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, mas...
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

      Excluir
  13. Oi Viviane, tudo bem?
    Primeiramente, desculpas pelo comentário cheio de kkk, mas quando vi o da Maria Paula, me escangalhei de rir.
    Gostei da proposta do livro e confesso que me interessaria ler, pois nem sempre consigo manter um ritmo de leitura constante, sem contar que eu tenho um Kindle (leia-se meu tablet da Samsung) cheio de coisa comprada pela Amazon e uma assinatura do Unlimited porque o espaço da minha casa já não dá mais conta da quantia de livros que eu tenho.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir