Slide

No final de 2019, a bookstagrammer Camilla Dias Domingues lançou em seu instagram literário chamado @camillaeseuslivros, o desafio "Lendo Escritores Negros Brasileiros" com o objetivo de incentivar os leitores, a conhecer mais do nosso país através da literatura. O desafio é composto por doze categorias onde, o participante deverá escolher um livro escrito por autorxs negrxs brasileirxs para preenchê-la. Quem me acompanha deve saber que tenho focado nisso nos últimos anos, escolhendo livros escritos por autorxs negrxs mas, não apenas do Brasil.
A democracia racial brasileira (que não passa de um grande mito) nos coloca num lugar diferente dos outros países que tiveram a escravização de pessoas africanas como forma de exploração, foi por conta dessa especificidade que foquei o desafio somente na leitura de livros nacionais e não estender para literatura africana ou de outras diásporas negras. Temos muito que (re)conhecer no nosso país, temos que trabalhar arduamente para descolonizar nossas mentes e construir uma sociedade que tenha consciência negra e seja acima de tudo antirracista. (Camila Dias, 2019)
Abaixo estão listadas todas as categorias do desafio!

O desafio teve inicio em janeiro e fiquei pensando se fazia ou não esse post mas, como estou participando ativamente dele, resolvi não só apresentar o desafio completo da Camilla mas, também indicar algumas escritoras negras brasileiras muito talentosas, pra vocês, principalmente, porque o principal objetivo dele é conhecer mais escritos negros do nosso país através da literatura. 

BIANCA SANTANA
é uma escritora, jornalista e taróloga brasileira. É de sua autoria "Quando me descobri negra", um dos vencedores do Prêmio Jabuti em 2016, na categoria "Ilustração". Estudou jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, onde lecionou. É mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Obras: "Quando me descobri negra" e "Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas e Políticas Públicas". Além disso, está escrevendo a biografia da ativista e filósofa Sueli Carneiro, que será lançado pela Companhia das Letras, leia a entrevsita completa da autora para o Site Brasil de Fato (aqui).

CRISTIANE SOBRAL é atriz, professora, escritora, poeta brasileira, dramaturga e ativista. Estudou teatro no SESC do Rio de Janeiro, em 1989. No ano seguinte mudou-se para Brasília, onde montou a peça "Acorda Brasil". Foi a primeira atriz negra graduada em Artes Cênicas e Interpretação Teatral pela Universidade de Brasilia. Obras: "Cadernos Negros", "Não Vou Mais Lavar os Pratos", "Terra Negra", entre outros. Em 2018 ela comemorou 20 anos do seu primeiro espetaculo profissional e fez uma entrevista para o Site Correio Braziliense (aqui). 

ELIZANDRA SOUZA
é poeta, escritora, jornalista e integrante do Sarau das Pretas. É ativista cultural há 18 anos com ênfase na difusão do jornalismo cultural da Periferia e da Literatura Negra Feminina. Além de ter vários contos publicados com outros escritores, tem seus poemas publicados em páginas na internet, também é integrante fundadora do Sarau das Pretas desde 2016. Obras: "Água de Cabaça", Co-autora do livro "Poesias Punga com Akins Kintê" e participação em várias antologias literárias. Esse ano lançou um novo livro de contos chamado "Filha do fogo - 12 contos de amor e fúria (saiba mais). 

JARID ARRAES
é escritora, cordelista e poeta brasileira, nascida em Juazeiro do Norte/CE, é curadora do selo Literário Feina, atualmente vive em São Paulo(SP), onde criou o Clube de Escrita para Mulheres. Ela já escreveu 60 cordéis, sempre dando protagonismo a personagens femininos e abordando temas pouco comuns na literatura de cordel. Autora convidada da FLIP deste ano, neste trecho, fala como todo livro, toda obra de arte, é um ato político, seja ele consciente ou não. Obras: "As Lendas de Dandara", "Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis", "Um Buraco com Meu Nome" e "Redemoinho em Dia Quente". Leia a entrevista que a autora participou para o Site Mulheres que Escrevem (aqui). 

NINA RIZZI
  é uma historiadora, editora, poeta e tradutora brasileira. Desenvolveu pesquisas em história, cultura e educação junto ao MST e promove o "Escreva como uma mulher". Tem poemas traduzidos para o espanhól, esloveno, inglês e participou de diversas antologias no Brasil, Moçambique, Angola, EUA, Suécia, Portugal e Espanha. Obras: "A Duração do Deserto", "Tambores pra N'Zinga", "Meu Crespo é de Rainha", "Minha Dança tem Histórias", "Sereia no Copo d'Água", entre outros. Conheça um dos poemas publicados no Site Mulheres que Escrevem (aqui). 

OLÍVIA PILAR é escritora, graduada em jornalismo pela PUC/MG e mestranda em Comunicação pela UFMG. A mineira atua como freelancer em gestão de mídias sociais e também oferece o serviço de leitura de sensibilidade. A autora começou a se arriscar na ficção através das fanfics e atualmente escreve seu primeiro romance chamado "Dois a Dois" na plataforma Wattpad. Obras: "Entre Estantes", "Tempo ao Tempo", "Formas Reais de amar", "Pétalas", entre outros. A autora possui um site onde podemos encontrar mais informações sobre o seu trabalho (aqui). 

RYANE LEÃO é poeta, professora, cuiabana e atualmente mora em São Paulo. Publica seus escritos em lambe-lambe e na internet com o Projeto Onde Jazz Meu Coração, além disso, escreve em blogs autorais há mais de dez anos e recita seus poemas nos saraus e slams da cidade. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres e focado na luta e no fortalecimento pela arte e pela educação. Obras: "Tudo Nela Brilha e Queima" e "Jamais Peço Desculpas por me Derramar". Leia a entrevista que a  autora deu para o site Revista Trip (aqui).
E aí pessoal, vocês conheciam alguma das autoras apresentadas? Me indiquem autoras negras brasileiras que vocês conheçam! 
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

28 Comentários

  1. Que post maravilhoso, é super importante destacarmos cada vez mais a representatividade negra dentro da literatura, temos autoras incríveis que merecem todo o nosso reconhecimento. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Patrícia, fico feliz em saber que várias mulheres estão indicando obras de outras mulheres!

      Excluir
  2. Uau, que post maravilhoso!
    Não conhecia as autoras (somente a Olivia Pilar, cujas obras li e amei!!!), portanto vou já procurar saber mais sobre elas e suas obras. E lindo projeto de leitura também. Representatividade importa muito, ainda mais nos atuais (e caóticos) tempos em que vivemos.
    Abraços e boa semana.
    Isabelle
    https://blogalgodotipo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabelle, tudo bom? Eu também amei os contos da Olivia Pilar ela é muito verdadeira nas suas descrições!
      Boa semana pra você também <3

      Excluir
  3. Gostei muito da proposta desse desafio. Já há algum tempo tenho buscado conhecer e ler mais autores brasileiros. E é muito importante dar visibilidade para o trabalho de escritores negros, ainda mais tendo em vista tudo que acontece atualmente. Imagino que muito talento fica escondido e não é valorizado por não conhecermos. Eu ainda não conhecia nenhuma das autoras indicadas no post, então obrigada pelas dicas, já vou pesquisar e conhecer mais o trabalho de cada uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, fico feliz que tenha gostado do post e espero que outros leitores também dêem visibilidade para os autores negros do nosso país.

      Excluir
  4. Que desafio incrível! Acredito que num momento como esse seja crucial dar ainda mais destaque para pessoas pretas, pois é só quando algo tão horrível como o racismo ganha essa proporção que percebemos nossos próprios privilégios e do quanto outras pessoas não tem o mesmo que nós. Eu mesma acabei percebendo nos últimos dias que conhecia poucos bookstagrammers negros (porque a maioria das pessoas desse nicho são brancas), e tratei de tentar mudar isso.
    Gostei muito das duas indicações. Não conhecia nenhuma delas, mas fiquei curiosa quanto a vários de seus títulos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por comentar Luana, fico muito feliz quando conheço alguma pessoa branca que reconhece o privilégios que tem e ainda, dá valor ao trabalho produzido pelas pessoas pretas.

      Excluir
  5. Adorei a iniciativa. A população negra produz muito conteúdo de qualidade, tanto literário quanto acadêmico. Merecem mais visibilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rapha, fico feliz pelo comentário e espero que possa conhecer um pouco das autoras indicadas.

      Excluir
  6. Olá!
    Ótimo projeto!
    Sempre que faço resenhas de autores brasileiros, faço questão de enaltecer o quão rica nossa literatura é. Demonstrar isso voltado para os autores negros é muito importante, porque mesmo que hoje em teoria a vida seja mais justa, sabemos que na prática o preconceito ainda está entranhado e é necessário muito trabalho para jogar ele por terra.
    Gostei bastante do post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, pretendo ler mais livros voltados para a literatura negra porque, precisamos mostrar para as pessoas racistas que os negros também tem VOZ e OPINIÃO nesse país!

      Excluir
  7. Oi Viviane.

    Adorei a iniciativa para apresentar escritores negros. É muita importante para a literatura nacional por causa do preconceito. Já anotei os nomes de todos autores e com certeza quero acompanhar seu desafio para ter mais informações sobre as obras escolhidas.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia, estou postando resenhas sobre os livros escolhidos e espero que logo eu consiga avançar ainda mais no projeto!

      Excluir
  8. Oi Viviane!!

    Eu vi esse desafio quando foi lançado, mas, não pude participar porque estou focando na leitura dos livros encalhados na estante, mas, ler mais autores negros é uma meta que quero começar a cumprir em 2121!! Adorei as indicações de autoras!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson, eu estou firme no projeto e quero trazer resenhas de cada um dos livros que eu ler. Espero que esse projeto se estenda por vários anos na minha vida.

      Excluir
  9. Oiii Vivi

    Gostei das indicações, só conehcia a Ryane e achei os outros autores todos bastante interessantes. Não conhecia esse desafio, achei a idéia ótima e fico feliz em saber que vc está participando ativamente dele. Eu sou péssiam com desafios, sempre acabo flopando em maratonas e tals...rsrs

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy, é um projeto incrível e dificilmente eu iria deixar de participar, espero conseguir atualizar as resenhas dele logo.

      Excluir
  10. Olá, tudo bem? Eu simplesmente AMEI a ideia do projeto e todas as dicas que trouxe. Eu realmente estou tentando fazer a inserção de mais autores negros nas minhas leituras, mas até agora só fui mais efetiva com nomes internacionais, o que até queria, no entanto também preciso dar enfoque aos nacionais. Ótima postagem e sucesso na empreitada até o fim do ano!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, espero conseguir trazer as resenhas de todos esses livros antes do ano terminar, sou bem lenta para resenhar por isso, acabo demorando bastante para postar resenhas de livros atuais.

      Excluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu amei a ideia desse desafio! Acho muito importante dar mais visibilidade para os autores negros brasileiros, que muitas vezes não recebem o devido reconhecimento. Infelizmente, eu ainda não conhecia nenhuma das autoras que você listou, mas já anotei todas para procurar seus livros. Tenho como meta ler mais obras de autores negros e vou adorar conhecer mais autoras negras aqui do Brasil. Amei o post e as indicações!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, fico feliz que tenha gostado do projeto, vou ficar mais feliz ainda se você participar do projeto conosco, porque seu trabalho é incrível e só irá agregar valor a nossa causa.

      Excluir
  12. Acho muito importante lermos autoras negras e mais ainda as nacionais, dessas eu só conhecia a Ryane Leão, mas ainda não li suas obras. Eu adorei o post, Vivi, anotei os nomes aqui e espero ler os livros delas em breve

    ResponderExcluir
  13. Eu amei esse desafio!! Tenho que dizer até que estou um pouco envergonhada por só ter conhecido a Olivia Pilar e gostei muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, não fique envergonhada esse é o momento de mudarmos essa situação!

      Excluir
  14. Oiii!!

    Eu adorei a proposta do desafio.
    Fico muito triste em perceber como autores negros possuem menos espaço na literatura. E de certa forma eu contribui com isso por muito tempo, uma vez que não me atentei com o que consumia... Mas ainda bem que é sempre tempo de conhecer novos talentos. Gostei da postagem e já anotei alguns nomes para acompanhar.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ani, fico feliz que tenha gostado da proposta do desafio e espero que consiga ler mais autores negros nos próximos anos.

      Excluir