Slide


Olá meus amores, tudo bem? 
E chegamos no quarto dia da Semana Especial Herdeiros de Reliqueiai! Estou muitíssimo feliz, que esse projeto esteja dando certo e, hoje para comemorar, vou apresentar para vocês a autora Vanessa Gomes que, juntamente com a Luciana de Souza escreveram esse livro maravilhoso.
Biografia: Me chamo Vanessa Gomes e, sou natural de Cotia na Grande São Paulo, tenho 36 anos e sou formada em Marketing. Sou bem familiar ao ambiente do RPG dos anos 80 e faço parte da Tribo dos Piratas Urbanos.

1 – Quando você percebeu que queria ser escritora?
R: Na verdade, não percebi – fui convidada a ser uma. No início dos anos 2000, eu mestrava RPG no tema fantástico - aquelas aventuras de mesa mesmo, com dados e tudo. A Luciana e eu nos correspondíamos - “amizade por correspondência”, somos dessa época – e começamos a escrever um conto, sem pretensão alguma. Uma escrevia e a outra dava sequência. Depois de anos, a Luciana achou que tínhamos potencial para criar algo maior. E foi o que aconteceu.

2 – Você disse que escreveu o primeiro manuscrito a mão, quando começou a escrevê-lo já tinha todo o mundo de Reliqueai criado na sua mente? Dê onde surgiu a inspiração para cria-lo?
R: Não, não tinha. Quando revisamos os manuscritos, quem havia escrito aquilo eram duas adolescentes. Tivemos muita imaginação, muita energia, mas pouca atenção aos detalhes e motivações. Nos sentamos longas tardes em uma praça de alimentação de shopping para detalhar o que havíamos escrito e inserir um objetivo dentro da obra: Além de entreter o leitor, como podemos ajuda-lo? Como podemos ser úteis de alguma forma? Então, veio Reliqueai, um mundo (o nosso mundo) pós apocalíptico com uma visão diferente onde, além de poder falar sobre as consequências dos maus tratos ao meio ambiente, pudemos imaginar um planeta onde todas as raças e biótipos humanos foram obrigados a unirem-se para sobreviver...
"Reliqueai foi a forma que encontramos de colocar cada leitor dentro do livro, foi o jeito que encontramos para que cada um se reconheça representado em algum dos personagens.Inclusive nós mesmas."
3 – Herdeiros de Reliqueai – Discípulos de Nonir é o primeiro livro de uma trilogia, que será lançada tanto em e-book quanto em livro físico. Quais dificuldades você teve para encontrar uma editora disposta a publicar o seu livro?
R: De minha parte, além das dificuldades financeiras, senti falta de fé na nossa obra, talvez por se tratar de um tema Fantástico, criada por autores nacionais. 

4 – Você é uma mulher jovem, muito bonita e está entrando no mercado editorial escrevendo fantasia, gênero “dominado por homens”. Em algum momento desse processo, sofreu preconceito por ter esses atributos no meio literário?
R: Obrigada! Bastante preconceito por parte dos leitores homens. Mesmo com a sinopse, muitos dizem que vão esperar mais resenhas antes de gastar dinheiro com uma obra fantástica escrita por mulheres, acham que provavelmente escrevemos “Fantasia Romântica”. Poucos acreditaram. Com relação às editoras, nenhuma demonstrou preconceito de gênero.


5 – Você está começou a divulgar o seu livro há pouco tempo, pretende fazer um processo de seleção de parceiros? Como os blogs, igs e canais literários podem se inscrever?
R: Sim, é uma prioridade para os próximos passos, claro!



6 – retende se aventurar em outros gêneros literário? Quais? 
R: Sim. Aventura Histórica e Terror.

7 – Todo trabalho tem as vantagens e as desvantagens, muitas vezes precisamos lidar com pessoas indesejadas. Como você reage as críticas ao seu trabalho e de que forma influenciaram na continuação dos seus livros?
R: Críticas construtivas durante o processo de criação nos ajudaram a fazer de “Herdeiros de Reliqueai” o que ele é hoje. Sem demagogias, continuamos completamente abertas a qualquer uma delas. Críticas sem fundamentação – não as chamo de “negativas”, não influenciam em nada.

8 – Quais são os seus próximos projetos literários? Onde podemos comprar o livro?
R: Esse ano, estamos organizando as ideias para as sequências. O físico está a venda, no site da Editora Viseu e diretamente com a Luciana mas, temos o e-book que pode ser comprado na amazon.

8 – O blog está com um projeto que incentiva a leitura de livros nacionais e a compra dos livros. Indique para os nosso leitores cinco autores que você conhece?
R: Leonardo Galvão, um super autor que escreve sobre temas marítimos e a Era de Ouro da Pirataria. André Vianco, claro...Ana Lucia Merége, obrigatória pra quem gosta de Fantasia...Nanuka Andrade... É alguém que merece um espaço na sua prateleira!

10 – Para terminar, deixe uma mensagem convidando a todos para lerem o seu livro!
R: Amantes dos temas fantásticos, alquímicos e de aventura: Herdeiros de Reliqueai vai arrastar você para dentro das páginas. É uma promessa.

Contatos com a autora:
Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado. Se tiverem alguma pergunta para a autora podem deixar nos comentários. Beijos e Abraços❤
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

4 Comentários

  1. Oi Viviane, estou ficando curiosa sobre esse livro. E fiquei feliz pela trajetória Vanessa Gomes junto a Luciana de Souza para escrever o livro delas. Acho um absurdo que as pessoas tenham preconceito com autoras e não confiem no trabalho delas por qualquer motivo, uma grande bobeira... Estou ansiosa para conhecer o trabalho delas! Como sempre, adoro esse projeto de nos mostrar autores nacionais e suas obras, porque ainda há muitas pessoas que acreditam que não há escritores e bons livros nacionais. Esse projeto é uma clara demonstração de rompimento quanto a uma ideia louca dessas!

    Um beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Yana Sofia.
      Espero que goste do livro,se vier a ler.
      Bjx

      Luciana De Souza

      Excluir
  2. E o tanto que já fiquei apaixonada por elas? Gosto muito de acompanhar projetos nacionais e esse, sem dúvida, é mais um que quero conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que maravilha!Fico feliz que tenha gostado da semana literária.

      Excluir