Slide


Olá pessoal, tudo bem? 
Nessa entrevista vou apresentar para vocês uma autora nacional jovem, linda e muito inteligente, que possui seis livros publicados na amazon! Mesmo com tantas obras publicadas, eu a conheci faz pouco tempo  e fiquei encantada com a sua dedicação a literatura.  

Além de escritora, ela é professora e administradora do instagram literário @ludays_gambiarraliteraria onde escreve ótimas resenhas, indica vários livros nacionais e estrangeiros, realiza projetos de leituras entre outros. 
Biografia: Me chamo Luana Dias, tenho 23 anos e sou professora, escritora e resenhista. Amo ficção científica. Meus autores preferidos são Douglas Adams e Jane Austen. Tiro inspirações de músicas, principalmente as do Paramore. Fã de Doctor Who e Meninas malvadas, Star Wars e o maravilhoso mundo pop. Formada em Letras e sempre a procura de mais conhecimento em literatura.

1 – O que foi determinante para que você se tornasse um escritor sendo tão jovem?
R: Ter me tornado uma leitora voraz e extremamente curiosa. Sempre fui muito criativa, adorava criar histórias desde muito pequena, mas foi com os livros que aprendi à colocar minhas histórias no papel.

2 – Você é uma jovem professora de português, escritora de romance e ficção científica. Você arrasa! Como é o seu processo de escrita? Uma vez que você compilou notas suficientes, é difícil começar? Como você se move da pesquisa para a escrita?
R: Primeiro sempre começa com um sonho. Meu cérebro fica mais criativo quando está completamente relaxado. Então eu acordo, anoto a ideia e no outro dia começo a trabalhar com o enredo e a caracterização dos personagens. Depois disso vem a pesquisa, para me certificar de que não estou pensando uma besteira, só depois que coloco no papel, na maioria das vezes eu só escrevo quando já sei começo, meio e fim. Ainda assim mudo bastante coisa no processo de revisão.

3 – Quantas vezes você revisa seus textos antes de sentir que eles estão prontos? Você mostra seus trabalhos para outras pessoas antes de publicá-los?
R: Eu reviso três vezes no máximo, odeio fazer revisão, quanto mais leio mais tenho vontade de jogar tudo fora. Sempre peço para alguém ler e dar a opinião. 

4 – Todo escritor inicia a sua vida como leitor ativo, o que ajuda muito na quando começa a escrever as suas próprias histórias. Que tipo de leitura você prefere? Está lendo algum livro que possa indicar aos leitores do blog?
R: Eu leio de tudo, claro que minha zona de conforto são a fantasia e ficção científica, mas como disse é bem difícil eu ter uma inspiração consciente, quase sempre tenho ideias enquanto estou dormindo. No momento estou lendo A fúria dos reis, de George R. R. Martin. 


Autora Luana Dias administradora do @ludays_gambiarraliteraria
5 – Como se sentiu quando publicou o seu primeiro livro? Recebeu muitas críticas boas e ruins dele?
R: Bom, não lembro como me senti, mas provavelmente tensa. Lembro que demorou muito pra vir críticas e foram positivas, bem positivas, o que me surpreendeu muito..

6 – Apesar de você ter um instagram literário eu não percebo você realizando divulgação dos seus livros com frequência. Por que? 
R: Vai ser uma resposta bem estranha, mas eu tenho vergonha. Tenho meus parceiros, e eles são os melhores, mas tenho vergonha de pedir que me divulguem todo dia. Por outro lado, por mais que as pessoas gostem do que eu escrevo, eu acabo não achando grande coisa, sei que é horrível, mas não tenho muita confiança. Risos.

7 – Quais são os seus próximos projetos literários? Pode contar para gente?
R: Então, tenho um conto romântico cheio de girl power, uma versão feminina de Ulysses de James Joyce, mais uma ficção científica e gostaria de terminar uma comédia romântica que comecei no Wattpad, mas parei..


8 – Está procurando alguma editora para publicar os seus livros físicos? (Caso não) pretende fazer isso em breve?
R: Então, é aquele problema da falta de confiança, eu não tenho muitos leitores, e o problema da publicação do físico é que é muito caro. Então, para uma escritora como eu, meio que não vale a pena.

9 – Como surgiu a ideia de realizar uma leitura conjunta do seu novo livro? Pretendo fazer novamente?
R: Então, quando comecei a revisar Vlogs e garotas postei o processo da segunda edição no Instagram e algumas pessoas me procuraram interessadas em ler, ai me veio a ideia de juntar essas pessoas com outros parceiros queridos e quem se interessasse para ler e conversar comigo sobre aqueles temas. Se der certo farei de novo, com certeza.

10 – O blog está com um projeto que incentiva a leitura de livros nacionais e a compra dos livros. Indique para os nossos leitores cinco autores que você conhece.
R: Lídia Rayanne tem trabalhos fabulosos, Tarsis Magellan que arrasa na ficção científica, R. M. Cordeiro, Day Fernandes e Caio Nicollela que tem um thriller maravilhoso.

Contatos com a autora:
Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado. Se tiverem alguma pergunta para a autora podem deixar nos comentários. Beijos e Abraços❤
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

16 Comentários

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia a autora ainda, mas acho ótimo que tenhas trazido uma conversa, gostei de saber mais sobre ela.

    Realmente, as ideias costumam começar com a mente relaxada, e depois a estrutura e a pesquisa! Percebo o que a leva a não procurar a publicação física.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei a entrevista, é sempre bom ter a oportunidade de conhecer novos autores. Eu ainda não conhecia a Lu ou a sua obra, e gostei de saber do processo de criação e de como ela se sentiu ao publicar o primeiro livro!

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Ahhh, eu adoro ler entrevistas com autores! Não conhecia a autora ainda, mas depois de ver a entrevista fiquei mega curiosa para ler tudo dela. Adorei ela, super espontânea e fofa!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivi tudo bem?

    Já falei que amo muito entrevista com autores, é muito inspirador, não conhecia a Luana, mas já vou procurar saber mais do seu trabalho. Parabéns pela entrevista.
    Bjs
    http://nossoencantobl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivi.
    Adorei a entrevista, eu não conhecia a Luana e achei interessante poder ver um pouco sobre ela aqui no sue blog. Achei bem legal que ela tenha tido críticas positivas no início de sua carreira e isso a ter motivado para continuar. Entendo o que ela disse sobre publicar os livros em formato físico, os livros digitais abrem muitas possibilidades e sendo publicação independente o livro é maior para o autor, se for publicar um físico de maneira independente o valor é muito alto e publicar com uma editora para se ter o retorno do valor investido é ainda mais complicado. Mas torço para que ela faça muito sucesso, quero ler os livros da Lu e acho que vou gostar.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro suas entrevistas porque você sempre nos presenteia com autores novos e que escrevem histórias exatamente na linha com que simpatizo. Eu acho uma pena alguém com tanto potencial, ter dificuldade em lançar livro fisico, isso me entristece demais. Já salvei o nome da autora e pretendo procurar mais sobre suas histórias.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, ela já tem seis livros publicados? Eu nunca tinha ouvido falar dela. Mas curti bastante a entrevista e vou visitar a Amazon para saber mais sobre as obras dela, porque o gosto dela é parecido demais com o meu então acredito que os livros que escreve têm tudo para me agradar!

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    São nessas entrevistas que temos a oportunidade de conhecer novos autores e novos livros. Como fã de ficção científica me identifiquei na hora com ela, risos... Achei o máximo a ideia vir através de um sonho. Já estou procurando ela na Amazon para conhecer seus livros. Desejo muito sucesso!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    É engraçado como alguns autores parecem não ter confiança nas obras que os leitores já deixaram bem claro que gostam. Sempre acho interessante saber de onde surgem as ideias/inspirações e como eles se sentem com a interação com os leitores.
    Adorei a entrevista. ♡

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Não conhecia a autora, mas me identifiquei com ela. Também sou autora e acho que não tenho muita confiança. Como sou formada em jornalismo e auto em áreas diferentes dentro da minha profissão, a escrita, hoje, é meio que meu hobby confort, não a encaro como uma profissão. Acabo que tenho poucos leitores também e não gosto de me divulgar a todo momento. Não sei se a literatura dela faz o meu tipo, nem um dos livros que vi nos slides me chamou atenção :/ Mas adorei conhecê-la, pois adoro saber quem são os novos autores nacionais pra não cair na mesmice <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Ah que legal livros com protagonistas fortes sempre fazem bem ler, gosto de histórias assim. Muito boa a entrevista.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem Vivi?
    Eu gosto muito de me deparar com entrevistas de autores nacionais, mesmo não lendo o tanto que eu gostaria de autores nacionais por causa da parceria, ao menos gosto de acompanhar por meio de entrevistas e resenhas conteúdos nacionais. Parabéns pela entrevista, é uma oportunidade para conhecermos autores até então por nós desconhecidos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu amo ler entrevistas. Quando não conheço o autor entrevistado parece ser ainda melhor, porque acabo conhecendo-o além da história do livro e isso me deixa com ainda mais vontade de ler a obra e saber o que aquela pessoa está compartilhando conosco. Adorei e vou caçar os livro dela para ler. Sucesso!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?

    Eu amo entrevistas com escritores, é muito maravilhoso poder conhecer um pouco mais sobre eles.
    Nunca tinha ouvido falar dessa autora e nem dos seus livros, mas alguns títulos que apareceram nos slides me chamaram a atenção, e fiquei muito interessada para lê-los.
    Achei muito legal a ideia vir de um sonho. Desejo muito sucesso!

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a autora e gostei da sinceridade e leveza com que levou a entrevista, foi direta e convincente, o que me atraiu foi a maneira como ela cria e o motivo de pouco divulgar o livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivi, espero que a Lu consiga se sentir confiante para seguir em frente com seus projetos, as vezes nós nos resignamos em nossos projetos (eu mesma) porque achamos que não vamos conseguir ou porque não é tão importante a ponto de alguém ver. Estou torcendo pela Lu!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir