Slide


Olá pessoal, tudo bom? Hoje vim conversar com vocês sobre livros de sebos, ou seja livros que já tiveram outros donos, algumas vezes vezes eles vêm com: marcas de uso, anotações do antigo dono, bilhete de compras, marcadores, entre outras coisas que estavam guardados dentro dele, provavelmente o dono esqueceu de tirar.

Eu sei que muitos leitores não gostam de comprar livros usados justamente, porque eles já possuem marcas dos antigos donos (esse é o caso da minha irmã Deise) o que diminui o valor do mesmo. Mas, eu faço parte de um clube bem maior (assim eu espero...kkk) de leitores que amam os livros usados e ficar passeando durante horas dentro de um sebo, procurando um exemplar esgotado nas editoras. Vou contar agora um pouco da minha experiência comprando livros usados.
Passei a maior parte da minha infância lendo livros emprestados de bibliotecas das escolas, onde eu estudava ou das minhas professoras. Meus pais não tinham dinheiro para comprar-los para mim e isso me fez dar muito valor a todos os livros que eu ganhei e comprei depois. Ainda me lembro do primeiro livro que a minha irmã ganhou, foi de uma professora da escola, na época eu tinha dez anos e ela doze, o livro se chamava "Uma Luz no Fim do Túnel", era usado (tinha manchas do tempo e estava rasgado nas bordas) mas, nós dividimos ele com muita alegria, sempre lendo e relendo várias vezes, está na minha estante até hoje. 
Depois disso, peguei um amor muito grande por livros de sebos, e assim que arrumei o meu primeiro emprego (aos quinze anos) comecei a comprar alguns livros usados, meu patrão tinha uma biblioteca enorme dentro de casa, eu ficava horas admirando os livros sem poder lê-los, um dia enquanto limpava a estante encontrei os livros do Dan Brown todos arrumadinhos, fiquei muito curiosa para ler cada um dele, dois meses depois comprei o primeiro exemplar de O Código Da Vinci. Perdi as contas de quantas vezes li e reli esse livro antes de conseguir comprar os próximos, hoje tenho todos os livros dele lidos na estante, apenas Origem foi comprado em livraria, os outros são de sebos.

Comprados pelo Estante Virtual
Em outubro de 2017 criei o meu blog e logo depois um instagram literário para ele, onde conheci várias leitores que compram e vendem livros usados, além de igs que vendem apenas livros usados mas, em ótimo estado de conservação, é um mercado muito lucrativo tendo em vista que livros no Brasil são bem caros. O que mais me revolta em comprar livros pela internet, já que na cidade onde eu moro não tem livrarias físicas, é o preço do frete! Dependendo do site chego a pagar até R$15,00 no envio econômico dos meus livros, justamente por isso compro em sebos e solicito o envio módico que custa muito barato dependendo do estado mas, demora o dobro do tempo para chegar. 

Ano passado eu comprei certa de quinze livros em diferentes sebos, vou apresentar para vocês algumas das minhas aquisições mais esperadas, pretendo ler todas esse ano. As Brumas de Avalon foi uma das melhores compras, tinha muito tempo que estava interessada em comprar essa série e não encontrava nas lojas. Mesmo tendo lançado uma edição única e em capa dura eu preferi essa, por serem menores e posso levar para o trabalho dentro da bolsa, todos os livros estavam em perfeito estado!

Comprados pelo sebo @ellie.jupiter

O Hobbit do Tolkin também foi uma compra muito bem sucedida, o livro estava praticamente novo, apenas, com um manchinha de café na borada da página, nada que atrapalhe a leitura ou me incomode. Como eu nunca li nenhum livro do autor, recebi várias indicações para conhecer suas obras começando pelo Hobbit. 

Comprado pelo sebo @ellie.jupiter
Esse primeiro livro da série Millenum me deu muito trabalho para encontrar..rs! Passei vários meses procurando essa edição, até mesmo nos sites ela estava esgotada, por um engano eu comprei o segundo e o terceiro livro da série e ganhei o quarto..rs! Apesar do trabalho que tive para comprá-lo, fiquei muito feliz quando ele chegou na minha casa em perfeito estado e sem marcas de uso ❤

Comprado pelo sebo @ellie.jupiter
Como vocês devem ter percebido, eu comprei vários livros do instagram @elli.jupter que vende roupas também e vários livros usados, não mostrei todos que comprei aqui mas, recomendo muito o IG, as compras são realizadas por direct, elas sempre mandam fotos e dizem se o produtos possuem algum defeito.

Todo esse post vou para dizer que eu amo comprar livros em sebos, e aceito recebê-los de presente também..rs! Mas, consigo entender porque muitas pessoas não gostam deles, principalmente, porque precisamos ter muito mais cuidado com eles, do que com livros novos. Como eu disse no inicio do texto minha irmã não gosta de livros usados , ela diz que eles não tem o cheiro gostoso e tem as páginas limpinhas como a dos livros novos...kk
E vocês gostam de comprar livros usados? Respondam para mim nos comentários, vou amar ler a sua opinião.
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

34 Comentários

  1. Oiee. Eu não me importaria de comprar livros em sebos mas aqui na minha cidade praticamente não tem nenhum e a maioria ainda vende apenas didáticos. O que é uma pena. E sabe, gosto de livros surrados. Para mim são bem mais fofinhos. Amei o post.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, eu também não me importo, na verdade até gosto de comprar livros em sebos e aqui na cidade onde eu moro não possui nem livrarias e nem sebos.

      Excluir
  2. Preciso me aventurar mais em sebos, encontrei uma biografia que queria a muito tempo por um preço acessível e o livro em bom estado. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João! Eu estou louca para ir te visitar e andarmos nos sebos, procurar biografias em bom estado da trabalho.

      Excluir
  3. Não vendo livros usados, mas amo comprar exemplares de segunda mão. Amo cada uma das marcas que vem neles e sempre fico viajando em quem poderia ser a pessoa que leu antes de mim. Mas vou ser muito sincera com você, aqui na minha cidade as sebos que tem vende os livro pelo mesmo preço de sites como Saraiva, só falta calcular frete rsrsr. Por isso eu dou preferencia em comprar em uma feira do rolo que tem aqui, dia desses comprei Lolita e O auto da Compadecida por 2,50 cada. Estou indo lá dar uma olhadinha neste instagram sebo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu entendo você não querer vender os seus livros, fico com dor no coração toda vez que preciso retirar alguns da minha estante. Já vi algumas pessoas reclamando do valor dos livros em sebos, eu tive sorte então, encontrei todos com valores bem normais.

      Excluir
  4. Oi viviane,

    Não sou contra sebos, pelo contrário, tenho vários livros de lá na minha estante pois o valor é bem mais em conta do que nas livrarias e muitas os livros estão em ótimo estado que nem parece que teve ou dono.
    Não sou muito de fazer trocar ou comprar online pois o frete é um absurdo, tem vezes que sai até mais caro que o próprio livro. Então acabo indo no sebo da minha cidade mesmo.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, fico feliz que você tenha sebos na cidade onde você mora aqui, não tem! Justamente por isso eu preciso comprar em livrarias online, sempre que posso vou em outras cidades para comprar livros e visitar os sebos.

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Então, eu não me importo em comprar ou ganhar livros usados, inclusive participo do sistema de trocas do skoob e um dos meus livros favoritos (Orgulho e Preconceito) foi obtido assim. Mas eu sou MUITO chata com isso. Não gosto que os livros tenham manchas a não ser do tempo, nem marcações ou coisas assim, por isso sempre peço fotos e dificilmente troco ou compro quando estão neste estado. Mas tirando esse fator, eu sigo feliz com um livro "adotado"!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, que bom! Eu amo Orgulho e Preconceito, comprei um edição de luxo para mim, por que amo essa história.
      Amei o termo adotado...kkk

      Excluir
  6. Oi Vivi, eu até não tenho preconceito com livros de sebo, até gosto, eles tem até um cheiro característico, mas aqui na minha cidade, o preço dos livros de sebo, chega a ser mais caro do que um novo na internet, daí não compensa, a menos que seja uma edição que não tenha nova, tipo "Noites de tormenta" do Nicholas, antes de eles reimprimirem, eu caminhei numa feira do livro pra encontrá-lo e encontrei, e isso que é legal. Adorei teu post.
    Bjos
    Vivi
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, nossa que chato isso! Alguns sebos parecem que não tem noção do preço real dos seus livros, se eles são usados devem ser vendidos mais barato, a menos que sejam edições esgotadas..rs!

      Excluir
  7. Oi Viviane tudo bem? Adorei seu post, pois assim como você adoro sebos, se pudesse viveria dentro deles, pois descobrimos vários livros com depoimentos dos antigos donos, é muito gratificante para mim ver que existe várias pessoas que compartilham do mesmo pensamento, parabéns pelo post. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris, que bom! Olha eu viveria mais dentro de sebos se existissem aqui na minha cidade.

      Excluir
  8. Minha cara xará temos o mesmo amor por esse universo! Quando arrumei meu primeiro emprego tb gastava umas moedinhas me sebos hehehe e até hoje tenho um cantinho especial na estante para eles. Hoje em dia compro menos pq sou de SP então o frete das compras em sites compensa muito e sai as vezes o mesmo preço do sebo, mas mantenho minha coleções desse tipo com o maior carinho.
    Inclusive os livros da agatha christie eu faço questão de ter somente as antigas encontradas em sebos, acho lindas!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, não somos parecidas apenas no nome que amor!
      Os livros da Agatha eu tenho apenas um box com as edições novas, não conheço as antigas ainda.

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Eu não me importo não, no entanto infelizmente aqui no RJ os sebos são realmente deploráveis. Uma coisa é você comprar um livro usado em bom estado, no entanto uma obra que você nota que foi por realmente falta de preservação já não me agrada tanto. Temos que aprender a "desapegar! disso de só novo porque hoje em dia a estante virtual é uma mão na roda, principalmente em edições esgotadas. Adorei o post!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, concordo com você! Não gosto de livros que estejam mau preservados e acho muito grosseiro uma pessoa que se diz leitor colocar um livro assim para vender.

      Excluir
  10. Oi Vivi, eu compro muito pela a internet pq onde moro não tem livraria e muito menos sebos, eu não me importo em comprar livros usados só que as vezes o livro novo está o mesmo preço aí então prefiro comprar o novo é claro, mas gostei da indicação do ig vou passar lá e dar uma conferida. Bjo 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol, eu compro muito pela internet pelo mesmo motivo que você, as livrarias próximas ficam há horas de distância da minha casa.

      Excluir
  11. Oi Vivi, eu também já comprei muitos livros em sebo e já vendi também, não livros, mas cds. Eu adoro passear em sebo, fico tentando encontrar edições antigas raras, quando eu morava em Maceió visitava constantemente, hoje não moro mais então compro de vez em quando em sebos virtuais. Bjus, adorei o post, viajei no meu passado kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz em saber disso! Eu tenho uma coleção de cds muito legal..rs!

      Excluir
  12. Eu amo livros em qualquer estado, usado ou não kkkkkkkkkk compro sempre em sebos justamente por as vezes o valor estar mais em conta do que os novos, principalmente se o livro estiver bem conservado, sei que tem muitas pessoas que guardam os livros em saquinhos para ele não sujar, mas eu amo o amarelado que meus livros mais velhinhos vão ficando nas bordas.
    Amei seu post, já deu vontade de ir nos sebos daqui para comprar. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Que bom Karini, eu também não gosto de livros com cheiro ruim ou mofados! Concordo com você alguns sebos estão perdendo a noção do real valor dos livros.

    ResponderExcluir
  14. Olá, aqui na minha cidade não tem sebos, mas eu compro em sebos online, na verdade, grupos no facebook. Assim como você, também não me importo se o livro for usado, algumas vezes o preço é bem mais em conta. Amei saber mais da sua relação com os livros e ver alguns dos que adquiriu em sebos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Viviane, tudo bom?
    Que postagem mais gostosa de ler! Imagino como você deve ter se sentido quando pode começar a comprar seus livros, sonho com esse dia, haha. Alguns dos livros que leio ainda são emprestado da biblioteca comunitária aqui da minha cidade. Queria que tivesse sebos por aqui também (já que nem todo sebo online eu acho em conta) e acredito que eu faria parte do seu circulo. Livros que já passaram por outras mãos tem ainda mais histórias para contar.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem ?

    Menina que inveja de você, já passei por sebos antes e os livros são muito em conta, porém não posso comprar, geralmente só leio novo ou ebook devido a minha alergia. é uma pena as vezes eu ver um livro na prateleira e querer ler mais começar a espirrar, por isso ando desapegando e fazendo sorteios, para outras pessoas conhecerem o quão bom foi o livro.

    ResponderExcluir
  17. Oi Vivi, eu moro em BH e apesar de a maioria das pessoas dizerem que aqui é mais fácil de adquirir livros, eu também boa parte da minha infância e adolescência lendo livros de bibliotecas (e se não fossem por elas, eu jamais teria tocado num livro que eu realmente gostasse, apropriado para minha idade), por isso amooooo sebos e adoro adquirir livros mais baratinhos mesmo que estejam com algum defeito, não faz mal. Aqui tem muitos sebos, mas são mais para o centro (que é longe e cansativo de ir, perco o dia quando tenho que ir lá) não tem muitos aqui onde eu moro. Ameiiii a iniciativa de falar sobre o que você ama em sebos, adorei o post!

    Um beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  18. Oii, tudo bem? Gosto muito de visitar os sebos, ver aqueles livros que já fizeram alguem feliz, e que podem me trazer o mesmo sentimento enquanto eu leio. Porém aqui na minha cidade os sebos são absurdamente caros, e compensa mais comprar na internet, ou trocar, e é o que muitas vezes prefiro fazer. Mais sempre que dá, to indo lá dar uma garimpadinha e sempre acho uma coisinha boa <3
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como vai? Olha isso é muito triste, os sebos para mim eram uma das poucas maneiras de conseguir livros mais baratos, infelizmente, estão fazendo isso.

      Excluir
  19. Eu AMO sebos, amo os que tem amor por livros e principalmente por me permiterem encontrar raridades e semi-novos em ótimo estado e preço. No evento que vou a cada dois meses sempre tem dois sebos, e já fiz encomendas dificilimas e eles me atenderam da melhor forma. Sebo pra leitor é vida!! ~Elis (Blog Pretenses)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elis, eu também amo sebos principalmente, aqueles que cuidam bem dos livros.

      Excluir
  20. Oi Vivi!
    Eu amor sebos, muito mesmo. Eu adoro marcar de ir no centro da cidade só pra ficar garimpando eles hahaha. A gente encontra cada livro maravilhoso, não é? O ruim de comprar pela internet para mim sempre foi o frete. Eu passei muito tempo sem comprar online até descobrir que em alguns lugares dava pra buscar em loja caso tenha uma física, melhor coisa hahaha.

    Gostei muito das suas aquisições! Já li algumas delas, e são livros ótimos!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir