Slide


Olá pessoal, tudo bom? 
Quando eu tinha uns 13 ou 14 anos, realizei a leitura do livro "Os Miseráveis tradução de Walcyr Carrasco" tinha no máximo 50 páginas e, lembro que fiquei muito triste com vários acontecimentos e apaixonada pela história. Alguns anos depois, descobri que a versão integral possui 1.510 páginas.

Hoje venho contar que comecei a leitura desse calhamaço, estou completamente apaixonada pela escrita do autor e revoltada com algumas situações, que aconteceram até o momento. Estou participando da leitura conjunta organizada pela Janeh Barros, do bookstagram Nós Literários o grupo começou a leitura dia 07 de janeiro mas, como eu entrei atrasada e, tive que reorganizar meu cronograma, comecei dia 02 de fevereiro. 


A edição que eu tenho é da Martin Claret, tendo o texto é dividido em cinco partes, como o projeto irá durar cinco meses, será um livro para cada mês. Nesse post vou falar as minhas considerações sobre a Parte I - Fantine (Livro I).  Recomendo que leiam as opiniões da Malu do blog Livros da Malu

Sinopse: Os Miseráveis” conta a história de um homem que sofre durante toda sua vida por causa de um erro cometido na juventude. A saga de Jean Valjean se passa na França revolucionária do final do século XVIII e início do XIX quando monarquistas e republicanos lutavam pelas ruas. Este romance tem personagens marcantes como o inspetor Javert, que passa a vida perseguindo Valjean e Cosette, um casal que enfrenta inúmeras armadilhas do destino. |Autor: Victor Hugo|Editora: Martin Claret|Páginas: 1510|
A leitura está sendo muito fluída e fácil de ser compreendida, demorei muito tempo para iniciá-lo porque, achava que a escrita era complicada. O livro contém muitos fatos históricos e, por isso, estou usando um cadernos para fazer anotações e pesquisas,  conforme eles são apresentados e, caso você tenha interesse em conhecer mais sobre o contexto histórico a Vevs Valadares fez um vídeo incrivelmente esclarecedor sobre o assunto (Assista o vídeo)

O primeiro livro, tem como personagem principal o Bispo Bienvenu Myriel que, está sendo o meu personagem favorito até o momento, a vida dele é apresentada em detalhes para que não tenhamos dúvidas da sua bondade. Logo nas primeiras páginas, sabemos que Myriel pertencia a alta sociedade francesa, tinha muito dinheiro e uma esposa antes da revolução mas, tantas tragédias aconteceram que o fizeram mudar de vida radicalmente, algumas coisas não são reveladas no livro e deixam a cargo dos leitores imaginar tudo que o bispo sofreu em sua juventude.


Ele mora com sua irmã a senhorita Baptistine Myriel e a senhora Magloire, que atua em duas funções: criada de quarto da senhorita Baptistine e despenseira do bispo. As duas mulheres são completamente devotadas a ele, fazendo tudo para agradá-lo e sem nunca desobedecer as sua ordens ou constrangê-lo. Quando não concordam com alguma das suas vontades conversam calmamente e, expõem os motivos da sua insatisfação mas, conforme a leitura percebi que, todas as ordens do bispo são para beneficiar os mais pobres e, depois de um tempo elas são compreendidas pelas mulheres.
"Aquele que o homem mata, Deus o ressuscita; Aquele que se vê repelido pelos seus irmãos, reencontrará o Pai! "(pg. 55)
O que mais me impressionou na história dele, é a maneira desprendida com a qual trata os seus bens materiais, seja a casa onde mora ou o dinheiro que recebe da igreja, a maior parte é utilizada para ajudar os pobres. Outra coisa surpreendente são suas atitudes, sempre visitando/ajudando os necessitados e nos fazendo pensar sobre as diversas maneiras de praticar a caridade e, o verdadeiro significado do amor ao próximo. 
"A prova mais concludente da caridade de um padre, e sobretudo de um bispo é a pobreza." (pg. 86)
E aí meus amores, o que acharam do bispo? Já leram o livro? Estão lendo? Querem ler com a gente? Deixem tudo nos comentários que vou ler e responder com o maior prazer!
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

34 Comentários

  1. Agora eu entendi por que estou vendo tantas fotos desse livro no IG, eu nem conhecia mas esses dias vi tantos posts sobre ele que até estranhei hahaha
    Eu achei o livro bem diferente e gostei de ver sua opinião com essa parte da leitura. Fiquei curiosa para saber mais sobre ele e quero acompanhar os próximos diários de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, fico feliz que tenha ficado interessada no livro.
      Eu fiquei sabendo dessa leitura conjunta, pelo instagram de outras pessoas que estavam compartilhando a noticia e várias fotos, como estava na minha meta ler o livro, conversei com as meninas da organização.

      Excluir
  2. Oiii Vivi

    História linda, mas super triste mesmo, a gente fica tocada pelos acontecimentos, revoltada também em alguns momentos. Li esse livro há muito tempo, minha irmã tinha ele e eu era pequena quando li, lembro bem pouco, tenho vontade de conferir alguma adaptação porque nunca assisti nenhuma sabe? Espero que a leitura desse calhamaço lindissimo continue te encantando e tem mantendo imersa naquela história.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, é muito triste mesmo e, fico feliz em saber que você já conhece a história! Espero que consiga ler novamente em breve, quero conhecer sua opinião sobre ela.

      Excluir
  3. Olá!! :)

    Eu ja ouvi falar imenso deste livro! Que bom que depois de tantos anos de conheceres a historia, ainda te lembras de tanto!

    Que otimo que estas a reler, fico curioso com uma opiniao completa, vou ficar a espera! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, o livro é enorme mesmo e, estou muito feliz por ter dado uma chance para a história esse ano.

      Excluir
  4. Eu to com esse livro na minha lita de leitura desse ano! Até estou participando de um desafio que consiste em ler LesMis, mas só começo mais para frente que agora estamos lendo O Conde de Monte Cristo.
    Assim que eu começar a ler, eu volto para falar do Bispo ehehhee

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luisa, eu amo o Conde de Monte Cristo, realizei a leitura dele em 2017 e, agora estou lendo Os Miseráveis, dois clássicos maravilhosos.

      Excluir
  5. Olá,
    Eu conhecia bem pouca coisa sobre a história, como já tentei ler Victor Hugo antes e não gostei, nunca dei atenção a esta história. Porém acho que hoje em dia eu conseguiria, por estar mais velha e acho que compreender melhor. Ótima resenha!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debyh, estou conhecendo a escrita do autor esse ano mas, gostei muito até agora e pretendo ler vários outros livros dele.

      Excluir
  6. Oi Vivi! Acredito que suas ponderações sobre sua experiência nesse primeiro livro do projeto tenha sido muito boas, porém eu sou meio noiada com informações sobre algo que estou pra ler. Tenho um projetinho de clássicos com o maridão, e estamos terminando Moby Dick esse mês, para pegarmos Os Miseráveis em fevereiro e março. Aí sim, vou conseguir ler seus posts com muito mais propriedade.
    Beijos, querida

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, o próximo clássico que eu vou ler será Moby Dick..hehe!
      Quero muito ler suas considerações sobre a história.

      Excluir
  7. Amiga eu adorei a ideia desse projeto e fico super feliz e, saber que vc está aproveitando esta leitura. Só não curto a pessoa que está administrando o mesmo, porque já roubou fotos minhas e repostou como se fosse dela, sem me dar os créditos e adicionando o @ dela como se fosse a autora da foto. Mas enfim, deixa isso pra lá.
    Eu adoro essa história! Tive que ler na época da escola e ainda quero reler para enxergar tudo sob outra perspectiva =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Clayci eu não sabia dessa história! E fico triste que isso tenha acontecido com você, porque o seu trabalho é incrível e merece ser reconhecido.

      Excluir
  8. Oi, me lembro de ter lido a edição reduzida e adaptada um montão de vezes na escola, amava a história, depois é que fui descobrir que tinha o livro original com um número de páginas muito maior. Nem sei se me lembro do bispo, foi bom reler suas considerações sobre essa primeira parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, eu também fiz a leitura desse livro na época da escola, li várias vezes nas versões adaptadas mas, não chega nem perto da edição integral.

      Excluir
  9. eu adoro esse livro e sou apaixonada pelos livros do victor hugo
    achei a proposta desse projeto muito boa, ainda mais levando em consideração que se trata de uma obra bem grande, assim um incentiva o outro
    ótima escolha e tenho certeza de que no final voces se serntirão mudadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milca, esse livro é lindo e apesar de não ter lido nenhuma outra obra do autor, me sinto tentada a comprar tudo que ele escreveu....kkk

      Excluir
  10. Oi, tudo bem?

    Tenho um sonho de ler esse livro, mas as páginas assustam um pouco, fico feliz demais em saber que a leitura é de fácil compreensão, já coloquei o livro na minha lista de desejados!
    Espero que você e as meninas façam uma ótima leitura! Quero conhecer o bispo *-*

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Eli, leia sim! Tenho certeza que irá amar, assim como eu e as meninas do projeto.

      Excluir
  11. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Adorei essa leitura coletiva que vocês estão fazendo. Esse é um dos clássicos que eu considero imperdível, pena que eu ainda não consegui adquirí-lo. Só nesse primeiro livro da história já dá para sentir a riqueza da construção dos personagens e já vi que irei me emocionar muito com eles. Suas primeiras impressões ficaram ótima, estou louca para ler.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, concordo com você a construção da história é impressionante, fico boba quando leio uma parte "sem sentido" e lá na frente percebo que ela é totalmente necessária para o enredo.

      Excluir
  12. Oi, Vi! Morro de vontade de ler esse livro, mas confesso que quando vejo mais de mil páginas de um clássico... Mas deve ser muito bacana, ainda mais por ter um grupo de leitura e vocês estarem tão empenhados não apenas em ler, mas em estudar a obra, partindo até dos fatos históricos. Meu único contato com a obra foi o musical e o filme.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy, tinha o mesmo problema que você e, acho isso muito normal! Estou percebendo que era tudo coisa da minha cabeça e quando comecei a ler não quiz mais parar.

      Excluir
  13. Que projeto mais lindo e agradável, lindo também é ver sua organização na leitura de fazer anotações, pesquisar e estimular outras pessoas, isso se chama leitor crítico. amando, por favor, nos traga sempre informações sobre sua leitura, curiosidade <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelos elogios! Eu gosto de compreender muito bem a obra que estou lendo e, pode deixar que irei continuar as postagens do diário de leituras.

      Excluir
  14. Tenho que ser sincera, o história chata. Desculpa, achou na verdade me sinto como a unica no mundo que não consegue gostar da história, seja filme ou livro simplesmente não me encanta de maneira alguma, mas que bom que está lendo e gostando, espero que chegue ao fim logo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Achei o bispo um personagem inspirador que deveria existir muitos como ele na vida real. Adorei saber o que esta achando da leitura, é um calhamaço mesmo por isso eu fico adiando, mas vou tentar ler este ano também.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, me deu até uma certa nostalgia lendo o post... embora não tão boa haha. Eu tive que fazer um teatro desse livro e foi, tipo, a coisa mais mais constrangedora da minha vida. Fora isso, acho fantástico, mesmo não tendo lido o livro ainda. Acho o musical a coisa mais preciosa de todas, e um dia ainda quero ler a obra original <3

    ResponderExcluir
  17. Vivi,
    Já ouvi tantos comentários positivos sobre esse clássico que tenho muita vontade de ler. Também tinha medo de iniciar a leitura pensando que seria arrastada e densa e fico feliz por não ser assim.
    Boa leitura! ❤️
    Beijos,
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Vivi
    Eu comecei ler semana passada e, realmente, a primeira coisa que notei é que a narrativa envolve logo no início, chama o leitor para a história. Eu realmente adorei!
    Bjim!

    ResponderExcluir
  19. Acho tão bacana esses projetos de leitura coletiva, um incentiva o outro e todos saem ganhando. Os Miseráveis é um clássico mundial, sua leitura deve ser de grande riqueza, conhecê-lo em seus pormenores gera um conteúdo cultural precioso para quem o lê.

    ResponderExcluir
  20. Oi Viviane!
    Gostei muito de saber mais sobre essa primeira parte do livro Os Miseráveis. Já vi vários projetos literários de leitura conjunta dele e acho super bacana, ainda não embarquei em nada porque não tenho o livro ainda.
    Achei bem interessante a separação da história e quero muito essa edição da Martin Claret, está realmente encantadora e valoriza essa história tão antiga e profunda.
    Fiquei imaginando se por detrás de toda a bondade do Bispo há alguma mancha no passado que ele tenta suprir, por causa da família que teve. Vou ter que ler pra descobrir... eheh
    xoxo

    ResponderExcluir
  21. Oi Viviane! Tudo bom?

    Eu vi no instagram que vocês estavam com esse projeto, mas já era meio tarde e eu não quis começar tão atrasada porque teria dificuldade para alcançar o grupo. No entanto, tenho acompanhado a # e a opinião de você só está me animando cada vez mais a tirar esse calhamaço da estante o mais rápido possível!

    Literalize

    ResponderExcluir