Slide


Olá pessoal, tudo bom? Hoje vou apresentar para vocês a entrevista que fiz com a autora Caty Coelho, que assim como eu é professora, minha parceria com ela começa em junho, mas, estava tão ansiosa para conhecê-la melhor que não consegui esperar para fazer a entrevista.
Biografia: Eu me chamo Catiuch Coelho, escrevo sob o pseudônimo de Caty Coelho, pois foi como fiquei conhecida entre os leitores desde 2013 quando comecei a divulgar o conteúdo que escrevia em uma plataforma de leitura chamada “Nyah Fanfic”. Em 2015 assinei um contrato de publicação com a Editora Angel e publiquei meu primeiro original: “Atrás da Máscara”. Também publiquei um conto em uma antologia com várias autoras na mesma Editora. Desde que firmei este contrato, tenho escrito e trabalhado em outras obras que costumam a serem postadas regularmente na plataforma de leitura Wattpad.

1 – Você é uma autora contemporânea e os seus livros abordam o romance e drama, quais as dificuldades que você percebe para entrar no mercado editorial e conseguir novos leitores?
R: As maiores dificuldades ainda são o preconceito contra a literatura nacional, a falta de apoio\incentivo de editoras brasileiras e o baixo retorno financeiro que, muitas vezes, não nos permite ter a escrita como única profissão. Contudo, essas são coisas que estão mudando gradativamente. Por exemplo, com a chegada da Amazon no Brasil, tornou-se possível que alguns autores vivam da publicação de suas obras. Com o aumento da procura de livros nacionais pelos leitores brasileiros, as editoras passaram a oferecer mais (e melhores) contratos de publicação. Ou seja, é um processo lento, mas que para a nossa sorte está ocorrendo.

2 – Atualmente você possui livros publicados e histórias no wattpad, além de uma legião de seguidores apaixonados pelo seu trabalho. Como você consegue conciliar sua vida familiar, trabalho, escrever e fãs? Tem algum segredo que possa nos contar?
R: Mesmo com um livro e um conto publicado, não era possível viver apenas da escrita. Portanto, escrever era apenas um hobby. Então eu costumava a escrever meus livros no meu tempo livre e só. Mesmo não levando a escrita como um trabalho, nessa época eu já possuía muitos leitores que se intitulavam minhas “fãs”. E era comum receber comentários na plataforma, mensagens no Facebook, no meu grupo ou no WhatsApp. Sempre tentei responder o máximo possível, principalmente quando eu estava no ensino médio e não tinha muitas responsabilidades. Meu passatempo era interagir com essas leitoras e isso tornava meus dias mais divertidos. 
Estar presente e “próxima” das minhas leitoras começou a ficar mais difícil quando eu comecei a fazer faculdade. Na mesma época, eu tive problemas com o meio literário que me deixaram ausente por um tempo. Quando precisei pegar um trabalho temporário, eu tive que deixar à escrita completamente de lado. Era preciso escolher uma única coisa para se dedicar e como a escrita ainda era só um hobby, meu trabalho teve prioridade. Assim como quando estava realizando o estágio e também precisei deixar a escrita de lado. Ou seja, eu nunca parei de escrever e de me dedicar aos meus livros (e aos leitores), mas quando era necessário colocar outra coisa como prioridade, eu fazia. E eu amo o quanto as minhas leitoras são compreensivas quando se trata disso. 
Eu ainda mantenho contato frequente com muitas delas, principalmente através das redes sociais e do meu grupo no Facebook. É difícil responder uma por uma, mas eu tento pelo menos, interagir com todas no geral. Atualmente estou no meu último ano de curso, ainda tenho estágios para realizar e um TCC para elaborar, mas eu continuo escrevendo. Este ano planejo tornar a escrita meu trabalho e, pela primeira vez, os meus livros e os meus leitores serão as minhas prioridades. Estou muito empolgada com essa “nova etapa”! O único “segredo” que posso contar sobre isso é que quando você ama muito uma coisa, podem aparecer mil obstáculos no caminho e você ainda vai fazer dar certo. Eu sei que eu vou.

3 – Você jovem e muito bonita, já sofreu preconceito por ter esses atributos no meio literário?
R: Existe o preconceito contra a literatura nacional, contra o gênero romance e contra a mulher. Aí você é uma autora jovem, mulher, brasileira e que escreve romance. É inevitável que em um país tão preconceituoso você não se depare com pré-julgamentos. Então sim, já sofri preconceito. Às vezes eu respondo alguns deles, buscando fazer com que a pessoa entenda o erro que cometeu. Às vezes, nem as palavras podem contra tamanha ignorância. 

4 – Você tem um IG no INSTAGRAM e trabalha em parceria com algumas páginas, o que essa inserção no mundo digital significou para o seu trabalho?
R: Posso descrever em uma única palavra: Ajuda! As redes sociais (e os meus parceiros) tornam possível divulgar o meu trabalho, aproximar o leitor do meu “eu real” (não apenas a escritora, como a pessoa) e também possibilita mais interação com os meus leitores (e fãs). Além, é claro, de aumentar a visibilidade do meu trabalho, tornando possível trazer novos leitores para a minha vida.

5 – Quais são as suas referências literárias e o que elas acrescentaram a sua escrita?
R: Essa é uma pergunta bem comum nas entrevistas e eu sempre tenho a mesma resposta. Não existe um único livro ou um único autor que seja uma referência para mim. Eu leio muito e, consequentemente, aprendo um pouquinho mais com cada história. Tudo o que eu leio agrega mais conhecimento sobre infinitos assuntos que acabam por acrescentar mais a minha escrita. Eu não poderia citar apenas um livro ou um autor que tenha marcado a minha vida, pois a verdade é que muitos livros e autores marcaram minha vida e continuam marcando. Enquanto eu continuar lendo e conhecendo novos leitores, terei centenas de referências literárias.



6 – Você fez cursos de escrita? Quais as dicas que você daria para os leitores que querem iniciar na vida de escritor?
R: Eu fiz um curso de escrita criativa na internet, mas já faz alguns anos. Aliás, existem vários cursos de escrita na internet. A maioria é pago, mas é possível encontrar alguns bons que não sejam. Além disso, hoje em dia, é comum encontrar escritores (as) que realizam cursos para autores iniciantes. Ou que oferecem dicas de escrita em blogs e canais no youtube (vale a pena conferir). Existe muitas dicas que são possíveis dar a escritores iniciantes por que o mundo literário é um lugar cheio de obstáculos. No entanto, eu acredito que a mais importante de todas seja você amar o mundo literário. Não apenas gostar, mas amar. Você tem que amar escrever, amar dedicar seu tempo a fazer isso, amar os seus leitores, amar interagir com eles, amar livros, amar ler. É comum encontrar pessoas que dizem que querem se tornar escritores, mas não gostam de ler, não gostam de receber criticas, não gostam de receber opiniões dos leitores, entre outros. Ou seja, minha primeira dica é e sempre vai ser que você tenha certeza sobre o que quer.

7 – Como você reage as críticas ao seu trabalho e de que forma influenciaram na continuação dos seus livros ?
R: Como eu reajo a críticas? Depende. Se elas forem positivas, eu dou pulinhos de alegria, sorrio como boba e fico muito motivada a continuar fazendo meu trabalho cada vez melhor. Se elas são negativas? Eu leio centenas de vezes à crítica. Fico algum tempo “vazia”, pensando em tudo o que eu poderia ter feito de diferente para não ter recebido aquela crítica, fico triste por alguns dias e depois levanto a cabeça e decido que na próxima eu quero tentar fazer melhor. A única coisa que eu não permito é que as críticas alterem o rumo dos meus livros. Eu escrevo aquilo que eu quero. Acho que os leitores têm direito a opinar até certo ponto, desde que isso não interfira na liberdade criativa do autor. Eu não mudaria algo no meu livro para agradar o leitor que fez uma crítica negativa. Até por que um autor precisa aceitar que ele nunca vai agradar a todos. É impossível.


8 – Tem algum gênero literário que pretende se aventurar? Qual, por que?
R: Eu já escrevi conto, romance, erotismo, fantasia, comédia, ação, drama, entre outros. Ou seja, eu adoro me aventurar em distintos subgêneros. Então, provavelmente, ainda vou me arriscar em vários outros. Tenho vontade de escrever um pouco de ficção cientifica e também um suspense\thriller. Eu sou bastante eclética não só com o que leio como também com o que escrevo.

9 – Quais são os seus próximos projetos literários ?
R: No momento, minha prioridade são os livros da Série Sociedade Escarlate. Ainda estou finalizando o segundo, portanto, há muito a ser escrito ainda. Também estou trabalhando na revisão de uma comédia romântica para ser publicada ainda este ano: “Outra vez casados”.

10 – O blog está com um projeto que incentiva a leitura e compra de livros nacionais. Indique para os nosso leitores cinco autores que você conhece. 
R: Carina Rissi, Karol Blatt, Babi A. Sette, Nana Pauvolih, Elissande Tenebrarh. Pode ter um bônus? Camila Moreira. Não resisti, são muitos talentos nacionais!

Contatos com o autora:

Livros: Ebook|
Instagram: @_catycoelho_
E-mail: autoracatycoelho@hotmail.com

Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado. Se tiverem alguma pergunta podem deixar nos comentários.
Beijos e Abraços❤
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

26 Comentários

  1. Oi Vivi, minha linda, adoro estas entrevistas com autores nacionais, os tornam mais reais e próximos de nós. Realmente ainda existe muito preconceito com nossa literatura, mas aos pouquinhos, isto tem que ser mudado, quem escreve, tem que poder viver de sua escrita. Eu não conhecia a autora, mas o livro já tinha visto.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, eu também gosto dessas entrevistas não vejo a hora de conhecer outros autores.

      Excluir
  2. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Gostei muito de uma colocação da autora, quando ela diz que ela aprende com cada livro que lê. Eu concordo com ela. Fico sempre impressionada com o quanto cada livro pode nos tocar e deixar algo em nós. Os livros transformam. Adorei conhecê-la. Parabéns pela parceria e sucesso para a autora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu amo essa parte de entrevistas, pois temos a chance de conhecer os autores, especialmente os "novos". Amei ainda mais saber que ela é "cria" do Nyah Fanfiction, meu lugar feliz onde sou Beta Reader. Dá até um orgulho!
    Que muito sucesso esteja reservado a ela nessa fase nova da vida e que essa parceria seja muito sucesso pra ambas!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Vivi, tudo bem? Que entrevista mais gostosa de se ler, a Caty é tão gente boa que dá vontade de guardar no coração né haha
    Amei conhecer mais um pouquinho sobre o trabalho dela aqui com você.. Suas perguntas são sempre bem objetivas e é bem legal pois a maioria dos leitores tem essas mesmas perguntas para serem respondidas!
    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Achei legal a entrevista, não conhecia a autora, acho que por eu não me interessar muito por romance de amor, ultimamente. Os nacionais que tenho lido até são de amor, mas não com casais heteronormativos, e tenho lido bastante poesia e crônicas, então, nada a ver com que ela escreve. Como também escritora, eu acho que é fundamental fazer oficinas e cursos de escrita, porque, se o autor não sai da bolha, sempre vai parecer que não tem nada para aprender, o que é uma super mentira. Concordo com ela sobre as redes sociais, é uma ferramente muito simples para divulgação e relacionamento com os leitores.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, quanto amor nesse post! Não conhecia a autora e achei a entrevista uma delicia! A Caty (tem um nome bem peculiar rsrsr) é um amor e respondeu com muita clareza e carinho, adorei. Já espero as resenhas dos livros por aqui e torço pelo sucesso da autora. Gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a Caty e espero ler algo dela em
    Breve. Devemos incentivar cada vez mais a literatura nacional, sem dúvidas! Beijos do Wes ^^

    ResponderExcluir
  7. Nossa que entrevista fofa gente, adorei poder conferir, não conhecia a autora mas gostei de ver ela por aqui e de cara conhecer ela melhor, está de parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Parabéns pela parceria! Espero que ela traga muito sucesso para a autora e para o blog e que te proporcione muitas leituras legais.
    Adorei a entrevista e a autora parece ser uma fofa. É legal ver que o mercado editorial no Brasil tem começado a mudar e dado mais espaço para autores nacionais. Como ela disse, é um processo lento, mas a mudança já começou. Além disso, achei que a autora tem um estilo bem eclético, o que é muito legal.
    Adorei conhecer um pouco sobre a autora e espero que a parceria te proporcione ótimas leituras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia a autora, mas gostei muito da entrevista e sobre a primeira questão infelizmente é uma verdade, mas como ela mesma disse, são coisas que estão mudando, então desejo muito boa sorte a ela nessa jornada de tornar a escrita seu único trabalho. E devo dizer que fiquei muito curiosa com a comédia romântica que ela está finalizando, o título tem tudo a ver comigo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá eu não conhecia o livro e nem a autora mais é bom sempre ver essas entrevistas pois é bom pra conhecer novos autores

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia a autora mas concordo contigo, ela é linda demais! Infelizmente há muito preconceito quanto a literatura nacional e isso é uma pena, precisamos valorizar nossos autores da casa, espero poder dar uma olhadinha em suas obras em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day! Eu gostei da personalidade da Caty desde o início da inscrição, super responsável e amei as respostas dela.

      Excluir
  12. Olá, amei conhecer um pouquinho da autora através da entrevista. Gostei especialmente de ver como ela lida com as críticas negativas, me identifiquei, rsrs.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Adorei a entrevista com a autora! Primeiramente parabéns pela parceria, e que colha bons frutos e sucesso. Não conhecia ela, mas fiquei bem curiosa através das respostas dela na entrevista. Que bacana esse tipo de postagem que você traz <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oii!
    Eu não conhecia a autora, mas depois dessa entrevista fiquei louca para conhecer o trabalho dela.
    Adorei o que ela fala sobre receber críticas. Imagino que uma crítica negativa sempre é difícil de aceitar, mas que bom que ela usa isso para sempre melhorar. E ela está certa, críticas que querem mudar a essência do livro não devem ser alteradas apenas para agradar o leitor, até porque como ela disse, é impossível agradar todo mundo.
    Achei a autora muito simpática!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Vivi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa autora, mas achei ela bastante simpática. Eu achei ela bastante eclética e me pergunto como ela deve ser escrevendo cada um desses gêneros e acho que ale deveria se arriscar em escrever suspense. Eu achei muito legal o que ela disse com relação às críticas, acho que é impossível não se sentir vazio.
    Vou pesquisar sobre suas obras e anotar a dica por sua simpatia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi, Vivi!
    Que legal, adorei conhecer um pouco mais da autora! Eu escrevia fanfics no Nyah!, vou procurar pelas histórias dela, se ainda estiverem por lá. rsrs
    Sempre bom abrir espaço para novos escritores nacionais!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  17. Oi Vivi, não conhecia a autora e nem o livro, mas gostei muito da entrevista, ela foi muito simpatica. Achei a capa do livro muito bonita.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia a autora e amei conhece-la através da entrevista. Como é bom estar no mundo da blogosfera e entrar em contato com novos tesouros que eu não conhecia.
    Concordo com a Caty quando diz que o leitor tem todo direito de fazer crítica desde que não interfira na liberdade criativa do autor.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  19. Eu não conhecia a autora e adorei ver um pouco sobre ela aqui na entrevista, achei muito simpática. É inegável que existe um forte preconceito literário com autores nacionais, com mulheres então, nossa, nem se fala. Eu também já sofri na pele esse preconceito ao chegar em locais e falar que sou escritora, todos perguntam se escrevo livro infantil ou erótico, mas não por curiosidade, mas de maneira pejorativa, como se esses tipos de livro fossem menos importantes que outros. Quando falo que escrevo livros de suspense e policiais as expressões mudam. É muito triste ver isso acontecendo. Enfim, gostei muito da Caty e quero poder conhecer as obras dela.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia a autora Caty Coelho e achei super legal conhecer um pouco sobre ela, parece ser uma pessoa agradável e simpática. Essas entrevistas nos permite conhecer outros talentos nacionais e isso é muito bom, pois é fato que existe um certo preconceito contra autores nacionais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Mais uma vez gostei muito da entrevista, Vivi. Já disse outras vezes que quero muito escrever, e esses autores nacionais que como eu estão tentando contar sua história me incentivam muito a continuar e persistir apesar das dificuldades. Gostei da abordagem da autora sobre as críticas que recebe bem como do lidar com a faculdade e tals.

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  22. Viviii, tudo bem?! Eu amei muito a entrevista com a Caty! Eu conversei um pouco com ela, e ela é um amor. Espero muito que agora que ela está com o foco na escrita, dê tudo certo para ela! Ela é uma ótima escritora, e o fato se passear por subgêneros é muito interessante, já que consegue ir testando seus públicos, rs.

    Beijos
    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  23. Olá Vivi, tudo bem? Adoroooo as entrevistas com autores, continue fazendo, fico inspirada para continuar escrevendo o meu livro que não sai do planejamento (hahaha). Adorei a entrevista com a Caty, ainda não li nenhum livro dela, mas parece ser uma ótima autora. Parabéns pela entrevista

    Bjs
    http://nossoencantobl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir