Slide


Olá meus pessoal, tudo bem? 
Acredito que 2020 tenha sido um ano terrível para várias pessoas no mundo, para mim não foi diferente, principalmente, porque perdi meu emprego fixo na escola e comecei a fazer trabalhos diversos para conseguir uma renda mensal e pagar as contas de casa. Minha sogra começou a fazer pães, bolos e salgados para vender a domicílio porque também foi demitida do trabalho e várias pessoas da cidade onde moramos (que é bem pequena) morreram devido às complicações do Covid-19, enfim, esse ano de 2020 marcou em minha vida por acontecimento ruins

Desde 2017 tenho uma meta de leituras fixas, estabelecida em 50 livros por ano, o que daria entre 04 e 05 livros por mês, muito flexível para mim e encaixa perfeitamente na minha rotina diária. Eu sei que algumas pessoas não gostam de criar metas, mas, sou uma pessoa de exatas, gosto de chegar ao final do ano e pensar: “consegui bater minha meta de literária, estabelecida por mim e considerei todos os percalços que podem acontecer durante o ano” e principalmente, quando não consigo sei muito bem quais foram os motivos, porque tenho tudo anotado em planilhas e sites onde organizo as minhas leituras. O que não consegui cumprir até hoje foram as TBR, por isso, desisti de tentar montá-las e vou lendo o que me da vontade, sempre observando se são: nacionais, mulheres, negros, indígenas e etc.

Em 2020 foram 52 leituras que ocuparam grande parte do meu tempo vago, tiveram alguns livros que abandonei no caminho, aqueles que ainda tenho vontade de ler estão me esperando na estante, os outros realizei várias doações e trocas no skoob. O que mais me impressionou foi a quantidade de e-books lidos, uma vez que só consegui comprar meu aparelho kindle em novembro na Black Friday. Foram 61,5% de livros digitais e 38,4% de livros físicos divididos em duas categorias: brochura e hardcover
Pela primeira vez consegui ler mais livros escritos por mulheres de maneira aleatória como sempre faço, escolhendo as leituras de acordo com o meu humor. A diferença foi que esse ano assisti algumas resenhas dos livros antes de lê-las e os canais que sigo indicaram mais livros escritos por mulheres. Então, foram 53,8% de livros escritos por mulheres, 43,2% de livros escritos por homens e 1,9% de livros escritos por pessoas não binárias. Analisando as minhas leituras, percebi que personagens femininas criadas por mulheres são mais: realistas, com opiniões próprias, críticas, seguras e possuem personalidades diferentes, enquanto as personagens femininas criadas homens são: calculistas, cínicas, mimadas, submissas e com poucas opinões próprias.
Uma das principais informações da minha planilha é a nacionalidade dos autores, quero conhecer muitos países através dos livros (sua cultura, idioma, lugares, tradições, etc;), mas, sem deixar de ler livros nacionais. E a diversidade em 2020 foi a maior de todos os anos, totalizando 13 países conhecidos através dos livros, sendo 46,2% de livros brasileiros, 19,2% de livros do EUA e 34,6% de livros de diferentes países.
Adicionei na planilha de gráficos o estado de nascimento dos autores (as) nacionais, da mesma maneira que conhecer muitos países através dos livros, quero conhecer os estados brasileiros e suas diversidades, por isso, fico muito chateada quando um autor nacional escreve históris que acontecem em outros países, acredito que o Brasil tem muita diversidade de cultura e lugares incríveis para serem representados nas histórias, foram: 42.9% autores nascidos em São Paulo e 19% autores nascidos em Minas Gerais.
E por último os gêneros literários, eu amo livros de investigação policial e decidi não realizar a leitura de nenhum em 2020, porque fico imersa nessas histórias e acabo esquecendo de conhecer outros gêneros. Para mim foi incrível essa aventura, consegui ler histórias de 20 gêneros diferentes, vou apresentar as porcentagens dos mais lidos: 17.3% romances, 15.4% contos, 11.5% biografias e 9.6% fantasias.
Essa foi a minha retrospectiva de 2020 e a de vocês? Me contem nos comentários como foram as leituras! Essa planilha é super prática e foi construída pela Bruna Miranda ela é disponibilizada gratuitamente todos os anos.
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

7 Comentários

  1. Adorei essa sua retrospectiva e forma como trouxe todos esses dados interessantes! Eu infelizmente não consegui bater a minha meta de leituras em 2020 (queria ter lido 40 livros, mas só li 32), porém estou satisfeita com as boas leituras que fiz e com o fato de ter conseguido trazer bastante diversidade. Em 2021 repeti a meta de 40 livros e dessa vez espero cumpri-la! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...obrigada Malu! Fico feliz que tenha gostado, faço sempre essas retrospectivas para deixar registradas as minhas conquistas e superações, tenho certeza que 2021 irá trazer leituras melhores pra gente e espero que consiga bater suas metas.

      Excluir
  2. Nossa, eu achei MUITO legal você organizar tudo em planilhas e gráficos pra ter uma visão geral no fim do ano. Nunca vi ninguém fazer isso, mas devo dizer que achei genial!!!
    E qauntas leituras, eu não conseguiria manter de jeito nenhum, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vitória! Sou apaixonada por gráficos e quero muito aprender outros métodos de criação de planilhas e coisas do gênero.

      Excluir
  3. Adorei o formato de planilha das suas leituras. E o fato de você ler mais mulheres esse ano de 2020 que foi complicadinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de escolher mais livros escritos por mulheres, sem deixar de ler os livros escritos por homens e estou gostando muito da escrita feminina.

      Excluir
  4. Preciso inserir essa organização na minha vida, sou um caos nas minhas leituras rsrs. Parabéns por ter diversificado tanto as leituras, já estou ansioso por nossos papos.

    ResponderExcluir