Slide

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Desejo que todos estejam com muita saúde, paz e alegria no coração neste final de ano e principalmente esperançosos para a chegada de 2021, eu estou! Hoje começo a encerrar os desafios que realizei (ou tentei realizar) durante o ano, nos próximos dias quero fazer os balanços de leituras, metas que foram cumpridas ou não, entre outras análises que sempre faço na minha vida pessoal e profissional.

Vou começar pelo desafio favorito do ano (Re)conhecendo o Brasil através da leitura - literatura negro-brasileira em 12 livros, mais conhecido como “Lendo Escritores Negros Brasileiros”, criado pela Camilla Dias, infelizmente, só conheci o trabalho dela em maio, o que prejudicou que eu acompanhasse todas as categorias. Ele se resume na leitura de doze livros, que seriam encaixados em doze categorias diferentes, com a regra de serem escritos por autores (homens ou mulheres) negros e brasileiros. Há três anos venho focando minhas leituras em livros escritos por mulheres, negros, nacionais contemporâneos e outras minorias que tem diversificado muito a minha maneira de pensar e ver o mundo.

1) Poesia: Tudo Nela Brilha e Queima
Realizei a leitura desse livro, porque descobri que a escritora Ryane Leão nasceu em Cuiabá, capital do estado onde eu moro Mato Grosso. foi a primeira vez que me vi representada em uma poesia, aquelas palavras me emocionaram muito e me fizeram lembrar de várias situações da minha juventude. Ryane tem o dom de falar com as mulheres negras, contando em versos curtos os temores da nossa alma. (Resenha)

2) Clássico: Quarto de Despejo
Esse livro na verdade é o diário da autora Carolina Maria de Jesus, que morou muitos anos na Favela do Canindé em São Paulo. Fiquei muito emocionada com a história da Carolina, com a maneira desumana dos governantes brasileiros tratarem os moradores de favelas naquela época e também agora, uma vez que a situação não mudou. (Resenha)

3) Contos ou Crônicas: Um Exu em Nova York
Eu conheci o trabalho da autora Cidinha da Silva, através do meu trabalho na Revista World Books Review, onde apresento aos leitores escritoras negras brasileiras. Cidinha tem uma escrita fluída e suas obras abordam temas como: cotidiano, política, crise ética, racismo religioso, perda generalizada de direitos (principalmente por parte das mulheres), negros e grupos LGBT, entre outros.


6) Escritores independentes: A Noite Cai
Descobri esse livro através de uma live de sprint do Geek Freak, onde a autora Camila Cerdeira estava participando e comentou sobre a liberação da história no Kindle Unlimited. Esse conto possui romance, aventuras e vários personagens do folclore brasileiro, sendo mostrados de maneiras interessantes e diferentes do que eu conhecia.

7) Teoria: Pequeno Manual Antirracista
Esse foi o ano que mais li e comprei livros teóricos sobre racismo, sexismo, machismo, feminismo negro e outros que pretendo ler ano que vem. O pequeno manual antirracista foi escrito pela Djamila Ribeiro, que está constantemente falando sobre racismo e outros temas nas redes sociais. (Resenha)

8) Infantil: Amoras
Eu gostei muito desse livro  do Emicida, não conhecia a escrita dele e só descobri por que  o e-book ficou gratuito na amazon. Uma história simples e necessária, meu desejo é que todas as crianças negras pudessem se sentir felizes com a sua vida, orgulho da sua cor e vivessem em um mundo sem racismo.

9) Premiado: Olhos D'agua
Última leitura do ano e com certeza entrará na minha lista de favoritos! Foi a minha primeira imersão nas histórias da Conceição Evaristo, pretendo comprar outros livros dela e continuar admirando o seu trabalho, ficaria mais feliz se ela ganhasse outros prêmios literários para alavancar ainda mais sua carreira.

10) LGBTQIA+: Pétala
Esse ano eu consegui sair da minha zona de conforto e ler histórias de gêneros totalmente diferentes, começando com os contos da Olívia Pillar que aborda de uma maniera simples e bonita um relacionamento lésbico, consegui me emocionar com a história das protagonistas. 

11) Biografia ou Memórias: Na Minha Pele
O ator Lázaro Ramos escreveu as suas memórias de uma maneira bonita e emocionante, com o objetivo de conscientizar os leitores sobre o racismo no Brasil. Eu fiquei muito feliz e imersa nessa história, porque ele indica muitos livros, filmes, músicas e conversa sobre a criação dos filhos em meio a uma sociedade preconceituosa, machista e racista. Com certeza, entrou na minha lista de melhores leituras.

Recomendo muito a leitura de todos esse livros e peço que conheçam o trabalho da Camilla Dias no instagram. Vamos conversar nos comentários.  
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

7 Comentários

  1. Tenho a impressão que talvez um dos primeiros posts que eu li no seu blog foi sobre esse desafio. Durante muito tempo eu escolhia minhas leituras apenas pelo enredo, sem me importar muito com o autor, exceto pelos meus autores preferidos que sempre estou lendo. Mas de um tempo para cá tenho buscado ler mais autores nacionais e daí foi um pulo para procurar ler mais obras de mulheres. Depois busquei conhecer mais autores que representam minorias. Admito que ainda escolho muitas das minhas leituras pelo enredo, mas tenho procurado ampliar meu leque e buscar mais diversidade. E por isso, esses desafios são tão legais, porque estimulam e indicam autores e livros.

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse desafio, eu estou procurando autores africanos e depois irei procurar ler obras de autores brasileiros negros e vou começar minha busca pelo seu post. ´ótimas dicas.
    www.verdeveggie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Eu amei conhecer os desafios do ano passado e as suas leituras para cada um deles. Ainda não li nenhum, mas vou anotar as indicações porque uma das minhas metas para 2021 é ler mais autores negros. Além disso, achei legal você ler livros que saem da sua zona de conforto e ter gostado. Quero ler gêneros diferentes esse ano também, vamos ver se consigo. Beijos!
    Malu
    Dicas de Malu

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ter pego o desafio já no meio do caminho, você leu bastante coisa. É muito bom conhecer novos autores, especialmente de nosso país. Que bom que, ainda assim, te foi produtivo e você conseguiu ler livros incríveis.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  5. Adorei a ideia desse Desafio Lendo Escritores Negros Brasileiros

    Da sua lista li apenas Pequeno Manual Antirracista e Amoras e ambos foram ótimas leituras.


    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  6. Ameii esta lista!! Já até separei alguns para ler durante o ano! É muito bom conhecer autores brasileiros!

    ResponderExcluir
  7. Desde que vi você falando desse desafio por aqui achei super legal! Que bacana os títulos que você leu. Desses tenho vontade de ler Quarto de despejo, Amoras e Na minha pele.

    Estante da Pipoca | @estantedapipoca

    ResponderExcluir