Slide

Olá pessoal, tudo bem? 
Hoje vamos conversar, sobre os desafios que pretendo participar em 2021! Eu tenho sentido necessidade de diversificar cada vez mais as leituras, porque tenho uma meta de 50 livros anuais e não quero ficar na minha zona de conforto, ou seja, lendo apenas os gêneros que eu amo. Por isso, resolvi participar de alguns desafios literários e para não ficar sobrecarregada, estarei usando um livro para vários desafios de acordo com a categoria. 

O primeiro desafio do ano e o mais difícil de ser completado é "O Desafio Livrada 2021" criado pelo Yuri Al'Hanati do Canal Livrada. Tentei participar dele em 2018 e fracassei vergonhosamente, mas, para 2021 quero muito completar esse desafio e ter a experiência de realizar leituras dificeis e necessárias para o período que estamos vivendo.

Desafio Livrada 2021
Categorias Nome do Livro
01 Um vencedor do Oceanos/Portugal Telecom Torto Arado (Itamar Vieira Júnior)
02 Um oulipo Se Viajante numa Noite de Inverno (Ítalo Calvino)
03 Um livro dissonante da carreira de um autor A Redoma de Vidro (Sylvia Plath)
04 Um livro alemão A Montanha Mágica (Thomas Mann)
05 Um livro escrito por uma pessoa detestável Homens em Tempos Sombrios (Hannah Arendt)
06 Um  livro favorito de alguém da sua família Anjo Mecânico (Cassandra Clare)
07 Uma peça de teatro russo As Três Irmãs (Anton Tchekhov)
08 Um livro considerado marginal O Rei de Havana (Juan Gutiérrez)
09 Um autor com a mesma idade que você O Segredo das Larvas (Stêfano Volp)
10 Um livro sobre guerra Chão em Chamas (Juan Rulfo)
11 Um autor muito pobre Noturno no Chile (Roberto Bolaño
12 Um livro velho e arrebentado O Outro Lado da Moeda (Eric Nepomuceno)
13 Um livro indicado por um escritor brasileiro Eu Sei por que o Pássaro Canta na Gaiola (Maya Angelou)
14 Um livro de sociologia Mulheres, Raça e Classe (Angela Davis)
15 O livro obrigatório Tocaia Grande, Jorge Amado

O segundo desafio do ano e aquele que tenho certeza que irei conseguir realizar é "(Re)conhecendo o Brasil através da leitura – Literatura Negro-brasileira em 12 livros" criado pela Camilla Dias do instagram @Camillaeseuslivros. Tenho certeza que vou conseguir completá-lo porque participei dele ano passado, me emocionei muito com cada uma das histórias e a minha principal meta dos últimos anos tem sido ler mais autores negros brasileiros. Algumas categorias ainda não foram escolhidas, mas, estou aceitando sugestões! 

Literatura Negro-brasileira em 12 Livros
Categorias Nome do Livro
01 Dramaturgia/Teatro Farinha com açúcar ou sobre a sustança de meninos e homens (Jé Oliveira)
02 Afrofuturismo (In)Verdades: Uma heroina negra mudará tudo (Luciene M. Ernesto)
03 Horror/Terror
04 Masculinidade enquanto Teoria ou Enredo Ficional
05 Autoria Nordestina ou Nortista
06 Livro de Estréia O Caçador Cibernético da Rua Treze (Fábio Kabral)
07 Protagonista Gorda     Gabyanna Negra e Gorda (Gabriela Rocha)
08 Protagonista LGBTQIA+ Todo Mundo Tem uma Primeira Vez (Vários Autores)
09 Biografia Musical Minha carne: Diário de uma prisão (Preta Ferreira)
10 Poesia Erótica
11 Teoria Quem Tem Medo do Feminismo Negro (Djamila Ribeiro)
12 Contos Vozes Negras (Pétala, Iza Sousa, etc;)

O terceiro desafio que vou participar se chama "Lendo Latinos Americanos", para mim será uma maneira de continuar o "Projeto Volta ao Mundo em Livros", foi criado pela Janeh e o Roberto do instagram literário @nosliterarios. Os debates acontecem em um grupo fechado no whatss, onde apenas os administradores podem adicionar novos participantes, nele realizamos todo mês a leitura de um livro latino, assistiremos um filme para complementar nossos conhecimentos e realizamos um debate sobre o tema, tudo é feito de maneira organizada e amigável.

Lendo Latinos Americanos
MêsPaís Nome do Livro
JanArgentinaGarotas Mortas (Selma Almada)
FevBrasilSinfonia em Branco (Adriana Lisboa)
MarColômbiaHeróis Demais (Laura Restrepo)
AbrChileNoturno no Chile (Roberto Bolaño)
MaiVenezuelaNoite em Caracas (Karina Sainz Borgo)
JunGuatemalaO Boxeador Polaco (Eduardo Halfon)
JulPeruA Noite em que Andamos em Círculos (Daniel Alarcón)
AgoBolívia Os Afetos (Rodrigo Hasbún)
SetCubaO Rei de Havana (Pedro Juan Gutiérrez)
OutUruguaiA Trégua (Mario Benedetti)
NovEquadorUm Homem Morto a Pontapés (Pablo Palácio)
DezMéxicoChão em Chamas (Juan Rulfo)

Estou muito animada com esses desafios e com a possibilidade de poder dividrsificar as minhas leituras, conhecer autores e países diferentes. E vocês irão participar de algum desafio literário? Vamos conversar sobre isso nos comentários! 
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

16 Comentários

  1. Nossa, são desafios muito legais mesmo. Gostei mais dos que te fazem conhecer autores negros brasileiros. Apesar de estar evitando participar de desafios literários, vou acompanhar aqui suas resenhas, até para anotar algumas dicas de leitura futura. Boa sorte! =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hanna, estou muito animada com os livros do Desafio de Literatura Negro-brasileira, as categorias são incríveis e com certeza as histórias me serão importantes. Pretendo resenhar todos aqui no blog.

      Excluir
  2. Amei os desafios, vontade de participar de todos. O único que já conhece é o Livrada, ano passado tentei participar, mas, não consegui completar todas as categorias, esse ano espero que as coisas sejam mais calmas e eu volte a ler mais...Deixo como sugestão para a categoria LGBT O Garoto Quase Atropelado do Vinicius Grossos. Excelentes escolhas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Desafio Livrada é muito conhecido e espero que você também consiga participar! Vou anotar sua dica para a leitura desse livro, o mais engraçado é que tenho ele na minha estante.

      Excluir
  3. Amei os desafios e desde já, desejo muito sucesso em cumprir todos - e que suas leituras sejam fantásticas!
    Ah, tenho uma sugestão de leitura LGBTQIA+ para o desafio de "Literatura Negro-Brasileira em 12 livros": Entre estantes, da Olívia Pilar. É um conto (não sei se pode conto, mas...) muito gostosinho (tenho até que reler ^^')
    Eu tô tentando participar do desafio leia mulheres 2021, mas falta encontrar um monte de livros ainda, então por enquanto vou lendo os que estão parados na estante (desafio pessoal meu que comecei a fazer no meado do ano passado)

    Beijinhos e ótimo final de semana
    https://lendocomosgatos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Isabelle, quero muito conseguir concluir esse desafio! Gostaria muito de entrar no desafio leia mulheres, mas, acredito que será muita coisa para mim durante o ano e preciso ler os livros que estão na minha estante também..hehe

      Excluir
  4. Eu sou a rainha do planejamento, adoro criar projetinhos para tudo. Uma das poucas coisas que não faço isso é com as minhas leituras. E as vezes fico dividida com relação a isso porque, por mais que eu queira variar o tipo/gênero de livro que eu leio, a minha lista de livros que eu quero ler é enorme e boa parte das vezes eu acabo optando por um livro que tem grande chance de eu gostar do que por um livro fora da minha zona de conforto. Então, eu acho incrível participar desses desafios, mas raramente participo justamente pelo que eu disse: na hora de escolher um livro é mais provável eu escolher algo que sei que vai me agradar. Mas, de qualquer forma, muito sucesso nesses desafios que vai participar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Juliana, eu amo fazer projetinhos de leitura! Decidi diversificar cada vez mais as minhas leituras, porque senti que estava lendo muitas coisas parecidas e as histórias não estavam me deixando com a aquela sensação de surpresa e esses desafios me fizeram encontrar livros maravilhosos e outros decepcionantes também...hehe..é um risco que amo enfrentar todos os anos.

      Excluir
  5. Eu tenho a montanha mágica aqui e quero muito ler, espero conseguir em breve. Sua lista está riquíssima em autores do mundo todo, torço para que leia todos e nos traga suas impressões aqui no blog no decorrer do ano. Boas leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na metade desse livro e confesso que as passagens filosóficas são muito cansativas, parei a leitura ano passado e agora estou voltando com tudo.

      Excluir
  6. Que interessante,tem livros para todos os gostos! Gostei muito das categorias sugeridas pelo Livrada, achei criativas e diversificadas, bem legal. Todas as outras propostas tb são ótimas, certamente serão leituras que vão valer a pena. Torço para que vc consiga completar todos os desafios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Patrícia! Esse ano decidi mudar muita coisa na minha TBR anual e conhecer vários países diferentes.

      Excluir
  7. Amei os desafios, quantas escolhas incríveis! Não estou participando ativamente de nenhum este ano, mas estou numa leitura conjunta de Crime e Castigo no momento, livro que eu queria ler faz tempo. Da sua lista, também quero muito ler A redoma de vidro este ano! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou participando de vários desafios e espero conseguir ler vários livros deles.

      Excluir
  8. Eu fiz uma lista de 12 livros para 2021, e quero muito conseguir cumpri-la, então por mais que seja tentador vou focar nesse e ainda tentar ler alguns dos que coloquei nas listas dos anos anteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou curioso para ler a sua lista de leituras e desejo toda sorte para nós em 2021! Como disse parei com esse projeto de 12 livros, mas entrei em vários outros mais complicados de serem concluídos..kk

      Excluir