Slide


Olá meus amores, tudo bem? Espero que sim.
Hoje venho conversar com vocês sobre um livro nacional de não ficção que li essa semana, gostei muito da escrita da autora e acho importante falarmos sobre o assunto tema: Racismo. Esse post não é publi, apenas estou escrevendo a minha opinião sobre um assunto muito tabu na sociedade brasileira. Realizei a leitura dele para Projeto Lendo Escritores Negros Brasileiros, criado pela Camilla Dias que gerencia o instagram literário  chamado @camillaeseuslivros (Saiba Mais) Ele faz parte da Categoria 07 - Teóricos (questão étinico racial: racismo, antirracismo, escravidão, genocídio...)

O livro é composto por vários artigos escritos pela autora Djamila Ribeiro, como se fossem um compilado de recomendações ou até mesmo um manual para ser lido e relido várias vezes, e tenho a impressão que a cada leitura esse manual irá ampliar a visão leitor sobre o assunto, principalmente, porque vamos acumulando experiências entre as leituras e nos aprofundando no assunto central do livro que é: racismo estrutural. 


Minha Opinião

Os capítulos são curtos, rápido de serem lidos e explicativos quanto a posição política e social da autora, é impossível concluir a leitura e não ficar refletindo sobre tudo que foi exposto e proposto. Sendo dividido didaticamente em dez lições: "Informe-se sobre o racismo", "Enxergue a negritude", "Reconheça os privilégios da branquitude", "Perceba o racismo internalizado em você", "Apoie políticas educacionais afirmativas" , "Transforme seu ambiente de trabalho", "Leia autores negros", "Questione a cultura que você consome", "Conheça seus desejos e seus afetos", "Combata a violência racial" e "Sejamos todos Antirracistas".

Disseram-me que a população negra era passiva e que "aceitou" a escravidão sem resistência.Também me disseram que a princesa Isabel havia sido sua redentora. No entanto, essa era a história contada do ponto de vista dos vencedores, como diz Walter Benjamin. O que não me contaram é que o Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, em alagoas,perdurou por mais de um século, e que se organizaram vários levantes como a reforma da resistência à escravidão, como a Revolta dos Malês e a Revolta da Chibata. (posição 25 ou 4% do livro)
Os capítulos são curtos, rápido de serem lidos e explicativos quanto a posição política e social da autora, é impossível concluir a leitura e não ficar refletindo sobre tudo que foi exposto e proposto. Sendo dividido didaticamente em dez lições: "Informe-se sobre o racismo", "Enxergue a negritude", "Reconheça os privilégios da branquitude", "Perceba o racismo internalizado em você", "Apoie políticas educacionais afirmativas" , "Transforme seu ambiente de trabalho", "Leia autores negros", "Questione a cultura que você consome", "Conheça seus desejos e seus afetos", "Combata a violência racial" e "Sejamos todos Antirracistas".

Dê todas as lições, eu achei algumas mais importantes de serem comentadas neste trabalho do que outras, começando pelo primeiro capítulo chamado “Informe sobre o racismo”, é aquele em que seremos introduzidos no tema, onde serão explicados suas origens e os motivos que levaram a autora a escrever o livro e ainda utilizar artigos de amigos e colegas escritores, para explicar alguns temas. Ela começa afirmando, que todos nós precisamos nos informar sobre a sistema racista que impera no Brasil, mesmo que muitas pessoas influentes afirmam que ele não existe, somente nós pessoas negras sabemos pelas situações humilhantes que já passamos, durante nossos anos de vida. Existem muitas diferenças entre o sistema racista do Brasil e de outros países do mundo mas, não devemos compará-los ou dizer qual é o melhor ou pior, devemos apenas encontrar soluções para acabar com ele, não será fácil porque foram 318 anos de escravidão no Brasil.
O racismo é, portanto, um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato da vontade de um indivíduo. Reconhecer o caráter estrutural do racismo pode ser paralisante.Afinal, como enfrentar um monstro tão grande? No entanto, não devemos nos intimidar. A prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. (posição 65 ou 8% do livro)
A quarta lição chamada “Perceba o racismo internalizado em você”, me fez lembrar de várias situações que eu vivi na juventude e até depois de adulto. Nela a autora diz que o racismo é um movimento social, porque o racismo é uma atitude conjunta e não individual. Quando você afirma não ser uma pessoa racista, mas ri quando seu amigo ou seu colega de trabalho faz uma piada racista, você está sendo racista. Se você utiliza frases preconceituosas como: "mercado negro", "ovelha negra", "humor negro" ou "a coisa tá preta" no seu vocabulário diário, você está sendo racista. São esses pequenos detalhes diários que precisamos mudar e incentivar as pessoas ao nosso redor a mudarem também. Precisamos reconhecer o racismo como uma estrutura da nossa sociedade, e estamos inclusos nele, porque é impossível não ser racista vivendo em um sistema racista. 

Acredito que o objetivo da autora ao escrever esse manual tenha sido alcançado, porque ao término da leitura eu fiquei com as lições na cabeça e procurando caminhos, em meio as minhas reflexões para melhorar minhas atitudes.São apresentados também, os textos de alguns autores negros brasileiros que podem esclarecer seus pontos de vistas sobre o racismo estrutural, porque antirracismo é uma luta de todas e todos. Recomendo muito a leitura desse livro e aceito dicas de leituras com o mesmo tema.

Deixe nos comentários suas opiniões sobre o livro e se quiser me indique um livro que tenha gostado de ler essa semana! Beijos e abraços💜 
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

14 Comentários

  1. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei bem curiosa com a premissa. Parece ser uma obra que traz bastantes reflexões e que muda o nosso pensamento. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, espero que consiga ler esse livro, possui ótimas reflexões!

      Excluir
  2. Oi Viviane.

    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro e achei bem interessante. Tudo indica que é uma leitura marcante e repleta de reflexão. A dica está anotada na lista de desejados. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia, fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que consiga ler o livro porque é muito importante e cheio de ótimas reflexões.

      Excluir
  3. Esse capítulo “Perceba o racismo internalizado em você” também pode ser chamado "Como ter vergonha das coisas racistas que vc falou sem se der conta de que eram realmente racistas". Não li o livro, mas imagino que seja bem por aí. É uma ótima dica, acho que devia ser leitura obrigatória esse tipo de livro, para formar pessoas mais conscientes. Parabéns!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy, concordo com você! Primeiro devemos encontrar os problemas existente em nós e depois nos outros.O livro aborda isso de uma maneira clara e interessante.

      Excluir
  4. Oiii Vivi

    Achei esse livro bem interessante e certamente bem necessário, tua resneha me fez refletir bastante, especialmente nos exemplos apontados em Perceba o racismo em você. Tem piadinhas, termos, brincadeirinhas que às vezes a gente nem para pra refletir e sim, eles refletem um certo grau de racismo já impregnados na sociedade. Gostei da dica do livro.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivy, fico feliz que minha resenha tenha causado um efeito tão bom em você como é a reflexão, quando paramos e pensamos em algo, logo descobrimos muitas coisas na nossa vida!

      Excluir
  5. Oi Vivi, tudo bem?
    Sem dúvida esse livro é muito necessário para o momento no qual estamos vivendo. Porque parece que ninguém aprendeu NADA com os erros passados da humanidade e insiste em continuar cometendo. Honestamente, esse livro e alguns outros semelhantes deveriam ser colocados nas salas de aula do mundo todo.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, é necessário sim e todos nós leitores deveriamos lê-lo e indicá-lo para nossos amigos! E espero que daqui há alguns anos esse livro e vários outros sejam trabalhados em escolas, para que todos os alunos aprendam os efeitos do racismo na vida das pessoas.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas ele certamente vai para a minha lista de desejados. Me pareceu uma leitura extremamente necessária, ainda mais nos tempos atuais. Por ser um assunto que não faz parte da minha realidade, acho importante pesquisar, procurar ouvir e me informar, para que eu possa melhorar minhas atitudes e contribuir de alguma forma no combate ao racismo. Amei a indicação e com certeza vou adicionar na minha lista de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, foi ótimo para mim ler o seu comentário e espero que mais e mais pessoas, sintam vontade de aderir a esse movimento antirracista, porque precisamos unir forças nesse momento.

      Excluir
  7. Oi, Vivi!
    Eu ainda não li esse livro, mas é um dos que eu mais quero, ainda mais com os dias que estamos vivendo. Gostei de ver seus comentários sobre o livro, espero não demorar muito para ler.

    ResponderExcluir