Slide


Olá pessoal, tudo bom? 
Esse ano está cheio de surpresas e novidades, uma delas é que resolvi desencalhar Ulysses do James Joyce e fazer um diário de leitura, vou anotando as partes que eu mais me interessaram e comento tudo com vocês depois. Vou logo avisando que não sou especialista em literatura mas, vou apresentar as minhas impressões sobre livro e os indicar livros textos que eu encontrar! Vou ler esse livro juntamente com a Luana, ela tem um instagram literário chamado @ludays_gambiarraliteraria e ainda é professora de português, olha só! Tenho certeza que as impressões dela, irão enriquecer muito esse projeto. Abaixo o cronograma:

Cronograma Ulysses
Data Páginas Páginas por dia Diário de Leitura
01/07 à 07/07 97 até 290 28 Parte 01
08/07 à 14/07 290 até 477 26 Parte 02
15/07 à 21/07 478 até 665 26 Parte 03
22/07 à 28/07 665 até 865 28 Parte 04
29/07 à 04/08 866 até 1106 34 Parte 05 - Final
*Nós iremos ler o Prefácio e a introdução depois,
de concluir o livro para não pegarmos spoiler desnecessário.

Espero que vocês fiquem animados e participem conosco e conforme eu for escrevendo as minhas impressões, irei atualizar aquela a tabela acima com os links, assim vocês sempre estarão atualizados. Vou deixar também a sinopse do livro para quem não conhece:

Sinopse: Um homem sai de casa pela manhã, cumpre com as tarefas do dia e, pela noite, retorna ao lar. FOi em torno desse esqueleto enganosamente simples, quase banal, que James Joyce elaborou o que veio a ser o grande romance do século XX. Inspirado na Odisseia de Homero, Ulysses é ambientado em Dublin, e narra as aventuras de Leopold Bloom e seu amigo Stephen Dedalus ao longo do dia 16 de junho de 1904. TAl como o Ulisses homérico, Bloom precisa superar numerosos obstáculos e tentações até retornar ao apartamento na rua Eccles, onde sua mulher, Molly, o espera. PAra criar esse personagem rico e vibrante, Joyce misturou numerosos estilos e referências culturais, num caleidoscópio de vozes que tem desafiado gerações de leitores e estudiosos ao redor do mundo. O culto em torno de Ulysses teve início antes mesmo de sua publicação em livro, quando trechos do romance começaram a aparecer num jornal literário dos EUA. POr conta dessas passagens, Ulysses foi banido nos Estados Unidos, numa acusação de obscenidade, dando início a uma longa pendenga legal, que seria resolvida apenas onze anos depois, com a liberação do romance em solo americano. |Editora: Penguin Companhia|Páginas:1112|Ano: 2012|
Como não sou especialista em literatura e será a minha primeira experiência com as obras do James Joyce, irei utilizar alguns textos apoio e vídeos explicativos sendo o principal canal da Mel Ferraz, que possui a Playlist Lendo Ulysses contendo 16 vídeos explicativos sobre o livro e as impressões que ela teve conforme foi lendo.

Beijos e abraços a todos e vamos ler mais clássicos pessoal!
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

20 Comentários

  1. Que máximo esse projeto! Adoro leitura conjunta, é uma excelente forma de incentivar e discutir sobre obras. Ainda não tive oportunidade para ler, mas vou acompanhar *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci, fico feliz que tenha gostado e espero consegui terminá-lo a tempo..rs!

      Excluir
  2. Adorei essa sua leitura e a organização para realizá-la. Nunca li esse livro e não tenho muita vontade, mas espero ir acompanhando suas impressões, quem sabe me animo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara, tenho muita vontade de realizar essa leitura e espero que eu goste muito dela, as vezes lendo as impressões dos outros você fica animada também.

      Excluir
  3. oii tudo bem ?
    Adorei esse projeto eu acho tão legal esses projetos de leitura coletiva nunca consegui participar de um mais achei sua ideia bem interessante irei acompanhar :)

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara, estou bem sim! Também gosto de leituras conjuntas mas, não consigo acompanhar todas elas...rs.

      Excluir
  4. Esse livro é considerado um dos grandes titulos da literatura, no entanto, o tamanho me assusta um pouquinho hahaha sem falar que me parece super complexo, ne? Vou aguardar suas impressoes a respeito da obra pra saber se vale a pena encarar.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não conhecia o livro, mas gostei de ter sido baseado em Ulisses, porque era um dos poucos livros que fui obrigada a ler na escola que eu gostei. Lembro praticamente dele inteiro, então se tivesse muitas referências eu pegaria (sempre bom saber disso né hehehehe).

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  6. Oi, Vivi. Adorei o projeto, menina! Achei bem legal, também, você atualizar os links aqui pra gente depois. vou querer acompanhar. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Vivi,
    Adorei a proposta dessa leitura coletiva e, se fosse o tipo de livro que eu curtisse, me arriscaria lendo, mas acho que não vai me agradar tanto, então, vou passar a dica, mas espero que a leitura seja proveitosa para todos os participantes, pois gosto muito da Mell :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei do projeto, e acima de tudo, espero que seja uma leitura prazerosa para vocês duas.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. OI Viviane tudo bem? Achei muito legal esse cronograma, e fazendo com mais pessoas fica muito mais divertido e animado também, parabéns pelo projeto e obrigado também pela dica de leitura não conhecia, dica anotada. Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Estou precisando de mais clássicos na minha vida, e amei a sinopse desse! Desejo muito boa sorte nesse projeto de leitura. Ano passado eu comecei a ler Os miseráveis, deu tudo certo com o primeiro livro, mas aí fui ver o musical, pronto, perdi a empolgação pra ler o segundo porque já sabia o final. Mas preciso retomar a leitura ainda. Anotei a dica desse pro futuro...

    ResponderExcluir
  11. Olá Viviane, achei bem bacana vocês fazerem essa leitura conjunta. Ainda não li nada do autor, mas pela sinopse esse livro parece bem interessante. Boa sorte com o cronograma *-*

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca li esse livro, mas que ele é bem conceituado no meio literário, alta literatura que chamam, né? Que legal seu projeto, lhe desejo boa leitura, e quando sair sua posição final sobre a leitura, com certeza vou querer ver!

    Beijo!
    Ana Luz.

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei do seu cronograma de leitura não conheço o livro não me lembro de ter visto livro antes. Mais vou gostar de acompanhar seu diario

    ResponderExcluir
  14. Que desafio interessante, Vivi! Leitura coletiva é a melhor coisa para livros difÍceis, apesar das possíveis tretas de grupo, acho que é sempre muito interessante receber a força e a lembrança de leitura, compartilhamento de ideias ao longo da leitura! Nos conte tudo depois!

    Beijos da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Que projeto legal, leitura coletiva é muita bacana e fica até mais animado de realizar a leitura e ir comentando. Estou participando do livro "Orgulho e Preconceito", quem sabe na próxima eu participe.

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Vivi, tudo bem?
    Eu adoro esses projetos de leitura coletiva! Infelizmente é uma tristeza para dar certo comigo, haha. Espero que vocês consigam ler esse viu!
    Ele parece ser um livro bem complicado de se ler, mas deve ser um clássico por algum motivo, então volte aqui depois para nos contar esse motivo, viu!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  17. Olá Vivi! Adoro projeto de leitura coletiva, nunca participei, mas vou tentar participar de algum ainda esse ano. Adorei a sinopse do livro,e espero que esse projeto seja magnifico para todos que estiverem participando e estou esperando ansiosamente para saber como foi sua experiencia.

    Bjs

    ResponderExcluir