Slide


Olá pessoal, tudo bom? Hoje vou apresentar para vocês, uma autora maravilhosa e que escreve fantasia, isso mesmo Fantasia! Além de ser escritora, ela também é Atriz, Dançarina, Cantora, Maquiadora, Modelo Fotográfica, e tem outros talentos que encheriam esse post....hehe! 
Então, vou apresentar um pouco dessa Mulher Maravilha e espero que gostem tanto dela e do seu trabalho como eu, que resolvi iniciar o livro sem ler a sinopse e estou amando todo o mundo criado.
Biografia: Nossa! Eu acho tão difícil falar sobre mim, por que eu nunca sei o que as pessoas querem ou esperam saber. Mas vou tentar: Me Luciana de Souza sou paulistana, ariana com muito orgulho e muito amor! Atriz, escritora, dançarina, cantora, maquiadora, modelo fotográfica. Sou uma pessoa a primeira vista não muito amigável (muita gente acha que sou metida ou esnobe) mas depois que me conhecem, percebem que estavam enganados, por que eu só não sou de ficar correndo atrás e puxando assunto, acho que, quem quer falar comigo ou estar próximo a mim, tem que demonstrar isso. Sou uma pessoa que preza muito a lealdade e respeito, acima de tudo, não admito mentiras, nem pequenas, nem grandes, por que nunca vem nada de bom delas, sempre cumpro com o que prometo, mesmo que eu tenha que me desdobrar para conseguir, por isso, exijo o mesmo de quem quer que me prometa o que for, pode ser uma besteira, mas se prometeu, cumpra.

1 – Quando você percebeu que queria ser escritora?
R: Na verdade, escrever sempre foi um hobbie para mim, pois me expresso melhor com a escrita do que com as palavras ditas, acho que porque tenho tempo para analisar o que dizer. Sempre trabalhei, desde meus 15 anos e passava meu tempo livre escrevendo poesias e músicas.Escrevia fanfics com duas amigas de correspondência e um dia perguntei à Vanessa (Mey) se ela queria escrever uma “estória” comigo por cartas mesmo, e ela topou.Eu e Vanessa gostávamos de muitas coisas em comum, fantasia era uma delas e eu comecei um conto de fantasia, o qual ela prosseguiu muito bem, escrevemos assim por dois anos aproximadamente, um pouco mais ou um pouco menos, não sei ao certo.

2 – Você disse no início do seu livro que escreveu o primeiro manuscrito a mão, quando começou a escreve-lo já tinha todo o mundo de Reliqueai criado na sua mente? Dê onde surgiu a inspiração para cria-lo?
R: Nãoooooo!!!!! De jeito nenhum! Não havia pretensão alguma de criar o mundo de Reliqueai. Como disse na pergunta acima, era apenas um conto, mas os anos passaram e um dia reencontrei esses manuscritos no fundo do baú e por nostalgia, resolvi reler. Eu havia emprestado para um amigo meu do curso de Teatro (Paulo Jodar Sela) para ler, uns dois anos antes e ele ficou alucinado, queria desesperadamente a continuação, que eu prometi a ele um dia fazer, mas infelizmente não consegui mais encontra-lo. 

Enfim, relendo, percebi que tinha um bom material nas mãos, mas o livro, nem de longe está igual ao início dos manuscritos, mudamos muitas coisas, criamos outras, horas de finais de semanas, sentadas na praça de alimentação de um shopping, criando o mundo de Reliqueai, dando nomes, melhorando passagens, construindo o psicológico de cada personagem, o porque de cada um agir, como agir, etc. Passamos um ano inteiro somente nessa criação, em encontros periódicos, todos os meses (já que moramos em cidades diferentes). 
A inspiração para cria-lo acho que veio dos nossos sonhos mesmo, das experiências de vida de cada uma, do conhecimento que cada uma tem, das influências de grandes e maravilhosos autores que lemos com o decorrer dos anos e principalmente da forma em como nos divertíamos e riamos a cada ideia idiota que viéssemos a ter no decorrer do caminho, antes de descartá-la.

3 – Herdeiros de Reliqueai – Discípulos de Nonir é o primeiro livro de uma trilogia, que será lançada tanto em e-book quanto em livro físico. Quais dificuldades você teve para encontrar uma editora disposta a publicar o seu livro?
R: Sendo o mais sincera possível, não encontramos dificuldades em encontrar editoras que quisessem publicar Herdeiros de Reliqueai, na verdade, foi bem o contrário, muitas delas se interessaram em publicar nosso livro, mas a dificuldade era em termos que adquirir obrigatoriamente uma grande quantidade em livros físicos, não temos o dinheiro para isso. É muito caro! Até que encontramos a Editora Viseu que não obriga a aquisição de livros físicos e resolvemos publicar com ela. Estamos muito felizes pela Viseu nos dar esse voto de confiança, pois raramente uma editora investe em um autor desconhecido, sem que ele adquira livros físicos como forma de se auto proteger. Obrigada Viseu! Quando crescermos, cresceremos orgulhosamente, junto com vocês!

4 – Você é uma mulher jovem, muito bonita e está entrando no mercado editorial escrevendo fantasia, gênero “dominado por homens”. Em algum momento desse processo, sofreu preconceito por ter esses atributos no meio literário?
R: Ah, obrigada pelo jovem e bonita! Mas nada que uma boa maquiagem não engane. Queria ser mesmo (risos)! Mas brincadeiras à parte, até publicarmos o e book independente pela Amazon Brasil e o livro físico pela Amazon Internacional (infelizmente a Amazon não disponibiliza o físico no site brasileiro) eu realmente não havia sentido nenhum tipo de preconceito.Diretamente não senti, mas existe o preconceito velado.Não da parte de outros autores, ao menos os que conheço não demonstraram nada, mas dos próprios leitores. 
Quando eles vêem o gênero fantasia e a autoria de uma (no caso duas) mulher(es) que ainda não deslanchou na carreira como autora, as pessoas olham e falam: “Puxa! Legal! Mas vou esperar outra pessoa comprar, ler e comentar para eu comprar depois.” Estou sentindo isso depois que comecei a trabalhar assiduamente com a divulgação. Já falaram diretamente para mim: “Queria comprar, mas vou esperar alguém dar um feedback antes.” 
Poxa! Como alguém vai dar um feedback antes, se as pessoas não se dão a chance de conhecer? Em compensação, quando é um homem, as pessoas lêem a sinopse e simplesmente compram, por que supostamente, vai ser bom. Mas o importante é não desistir e continuar na luta!

5 – Você começou a divulgar o seu livro há pouco tempo, pretende fazer um processo de seleção de parceiros? Como os blogs, igs e canais literários podem se inscrever?
R: Sim. Quero muito esse tipo de parceria. (Aliás, quem estiver lendo essa entrevista, se quiser uma parceria, estamos aí. – risos). Mas como eu disse anteriormente, no momento ainda estou tentando criar um capital de giro para poder adquirir os livros físicos para mandar para esses parceiros (o seu está reservado) para poderem sortear entre seus seguidores. Por que sem o físico nas mãos, é mais difícil ter pessoas que topem uma parceria só com o e book. 



6 – Pretende se aventurar em outros gêneros literário? Quais?
R: Não sei! Às vezes penso sobre isso. Mas estou tão focada em tentar fazer Herdeiros de Reliqueai crescer, que não sobra muito tempo para cogitar. Mas, já me aventurei em alguns contos de Terror e Suspense.Acho que se no futuro, as coisas derem certo, talvez eu venha a escrever algo de terror, suspense e distopia. Que são os que eu mais me identifico. Mas fantasia é o que “está no sangue” (risos)!

7 – Todo trabalho tem as vantagens e as desvantagens, muitas vezes precisamos lidar com pessoas indesejadas. Como você reage as críticas ao seu trabalho e de que forma influenciaram na continuação dos seus livros?
R: Eu nunca fui muito de me importar com críticas indesejadas, por que em todos os lugares, sempre haverá pessoas que gostam de você e de seu trabalho, assim como os que não gostam nem de você e nem do seu trabalho. Prefiro dar ouvido às críticas construtivas, de pessoas que gostam verdadeiramente de mim e querem ver meu crescimento. Os outros, a gente abstrai e finge demência (rs).


8 – Quais são os seus próximos projetos literários? Pretende lançar os seus livros em formato físico esse ano?
R: Próximos projetos literários serão:
💚 A continuação de Herdeiros de Reliqueai, estamos escrevendo o segundo livro e ainda tem mais um pela frente. 
💚 Herdeiros de Reliqueai - Discípulos de Nornir já tem a versão física na Amazon americana, espanhola, francesa e italiana (não sei por que eles não abrem para o Brasil, mas, enfim) e a versão e book na Amazon brasileira (grátis para quem tem Kindle).
💚 A Editora Viseu já está terminando o processo de diagramação e em breve lançará o livro físico e o e book com o selo da editora, nas plataformas para venda, assim que lançarem eu aviso.

9 – O blog está com um projeto que incentiva a leitura de livros nacionais e a compra dos livros. Indique para os nosso leitores cinco autores que você conhece.
R: André Regal, Jessé Diniz, Clecius Alexandre, Eduardo Spohr, Rodrigo Rassoul ( e eu e a Vanessa gente, pelo amor dos deuses! Kkkk).

10 – Para terminar, deixe uma mensagem convidando a todos para lerem o seu livro!
R: Queridões e queridonas! Eu como leitora, sei que às vezes a gente fica na dúvida entre comprar um livro de um autor conhecido que você sabe que tem grande probabilidades de ser bom, e um que parece bom, mas é de um autor que você ainda não conhece, mas pensem, o do autor que vocês conhecem, sempre estará lá, disponível para o momento em que você quiser adquirir, já para autores que estão se aventurando neste mundo da literatura, talvez só reste aquela chance. 
Por que não é um mundo fácil de se estar e permanecer, se as pessoas não lhe dão a chance de mostrar seu trabalho, as grandes editoras e os grandes nomes da literatura mundial engolem os menores e você terá perdido uma grande oportunidade de conhecer algo novo, mágico, que te encante e faça pensar “Nossa! Eu deveria ter me dado essa chance antes!”. Já aconteceu comigo!
Sei que não está fácil para ninguém, mas na sua próxima aquisição, só peço que abra sua mente e seu coração e de a Reliqueai a oportunidade de te mostrar o quanto a magia e a fantasia pode mudar sua vida, mesmo que você não a veja. Apenas sinta! E se gostar, ajude-nos a divulgar entre seus amigos, familiares, redes sociais, aplicativos de mensagens, etc. Ajude a fantasia brasileira crescer! E se tudo der certo, encontro vocês na Bienal do ano que vem! XO

Contatos com a autora:
|FACEBOOK|INSTAGRAM|COMPRAR|


Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado. Se tiverem alguma pergunta podem deixar nos comentários. Beijos e Abraços❤
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

42 Comentários

  1. Olá! Nunca tinha ouvido falar das autoras nem da obra, mas já fiquei interessada. Adorei ainda mais o fato de ela estar iniciando a caminhada com tanta simplicidade, foi muito legal conhecê-la através da entrevista. Ah, e se ela quiser parceria com e-book, tem muitos blogs que aceitam felizes (Literaleitura é um desses). O que importa é não desistir mesmo, pois tenho certeza que vai dar certo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, eu também não conhecia ela mas, quando conversei pela primeira vez ela foi tão simpática e educada comigo que não teve como eu não querer ajudar o trabalho dela. Estou lendo o livro e preparando as primeiras impressões para o fim dessa semana.

      Excluir
    2. Oi gatona.
      Obrigada!
      Depois, se puder e quiser, me passa uns endereços de blogs confiáveis, lá no direct do meu insta, por favor.
      @lulis.desouza
      Bjx

      Excluir
  2. Adorei a entrevista, muito legal sua iniciativa de dar esse apoio aos autores Nacionais, eles merecem todo apoio. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei essa entrevista também, a Luciana é muito simpática e merece todo apoio.

      Excluir
    2. Obrigada a todas vcs.
      Vuvi, VC q foi muito legal em dar espaço a uma autora iniciante. Obrigada

      Excluir
  3. Que entrevista mais bacana, Viviane!
    Eu não conhecia a autora e a achei muito simpática, adorei poder conhecer um pouco sobre o trabalho dela. Desejo à autora o maior sucesso e que os novos projetos sejam muito bem recebidos pelos leitores.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivi, minha linda! Amo estas entrevistas, a gente vê os autores com outros olhos. Adorei conhecer um pouco mais da Luciana. Já tinha visto o livro dela por aí.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi, fico feliz em saber que já conhecia o trabalho da Luciana, ela é um amorzinho.

      Excluir
    2. se quiser fazer uma parceria, cola lá no meu insta.
      @lulis.desouza
      Bjx

      Excluir
  5. Olá Vivi, tudo bem? Sempre que venho aqui ler as entrevistas que você faz fico admirada com suas perguntas serem tão pertinentes <3 gostei muito de saber que ela começou escrevendo manuscritos (eu também fazia isso mas perdi o habito de escrita), amei ler e conhecer sobre a Luciana e meu deus do céu quero o livro dela agora hahaha!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ritch! Não sabe como eu fico feliz de ler as suas palavras, eu tento fazer as perguntas mais importantes de acordo com o trabalho dos autores e também estou ansiosa pelo livro físico.

      Excluir
    2. Ritchely, mto obrigada.
      O livro vá ser lançado pela editora daqui uns 30 dias. Eu aviso. 😘

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Não conhecia a autora e sua obra, mas pelo tanto de profissão ela é realmente uma Mulher Maravilha haha adoro essas oportunidades de conhecer novos autores, e ainda mais eles indicando outros autores. Adorei a entrevista e deu para sentir a simpatia dela!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, estou bem e você? Ela é realmente uma mulher maravilha, assim como nós, sendo sempre muito simpática com todos.

      Excluir
    2. não quero ser a mulher maravilha, eu quero ser uma x men. 😂😂😂😂😂😂😂
      Brincadeira, todas nós somos, gatona.
      Obrigada.
      Bjx 😘

      Excluir
  7. Ariana como eu, ja amei demais! Nao conhecia a autora e fico grata pela entrevista, que mulher mais amorzinho! Como nao amar? Realmente o genero foi ocupado pelos homens na grande maioria mas que bom que isso vem mudando com o tempo. Sucesso pra ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada,Dayhara.
      Se gostar do gênero, espero q se interesse pelo livro e que ele tw faça bem feliz. 😘

      Excluir
    2. Oi Day fico feliz que tenha gostado da entrevista, essas arianas são maravilhosas mesmo...hehe

      Excluir
  8. Eu ainda não conhecia a autora é essa história, mas confesso estar meio encantada com essa entrevista e o modo dela falar. Esse último recado tocou meu coraçãozinho pisciano hahah e eu concordo, temos que valorizar muito a literatura nacional.
    Assim que eu tiver oportunidade, irei atrás dessa história e gente, realmente uma Mulher Maravilha, queria eu fazer tantas coisas ^^

    xoxo
    www.foradocontexto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Thaís, espero q o mundo de Reliqueai te encante tanto, q a faça mergulhar nele.
      Fico feliz pelo interesse.
      Adoro piscianos, me dou mto bem com eles.
      Se quiser uma parceria, cola lá noeu insta @lulis.desouza

      Excluir
  9. Não conhecia a autora, mas gostei de saber que ela escrevia Fanfics, me lembro que lia muito esse tipo de texto. Não conhecia a trilogia, mas fiquei bem curiosa com o mundo de Reliqueai e fico animada por saber que a fantasia esta no sangue da autora. Enfim, desejo sucesso a autora e espero ter a oportunidade de conferir de perto essa trilogia.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia a autora, achei bem interessante saber que ela escreve Fanfics, eu realmente não conhecia essa trilogia. Gostei de conhecer ela, parabéns pela entrevista!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu li poucas fanfics mas, achava elas bem interessantes e estou muito feliz que tenha ficado interessado na trilogia.

      Excluir
  11. Ainda não tive o prazer de ler nada da autora, mas foi muito bom poder conhecê-la um pouco. Parabéns pela resenha.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rose, eu fico mais feliz ainda de saber que você gostou da autora!

      Excluir
  12. Amo isso! É muito legal poder conhecer outros autores, sério mesmo. Um colega meu tava falando que não há autores nacionais ou livros nacionais interessantes, e cara, parei ele na hora. Há tantos autores incríveis pelo Brasil, nós só precisamos abrir o coração para conhecer livros novos, sem preconceito haha adorei a frase "as críticas não construtivas a gente abstrai e finge demência" hahahahahaha tipo isso mesmo! Vou conhecer sim o trabalho da Luciana <3

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Yana.
      É, infelizmente brasileiro sempre da mais valor para o estrangeiro doq pros próprios artistas nacionais, e existem inúmeros.
      Mas espero q venha conhecer Reliqueai e me cinte oq achou

      Excluir
    2. Oi Yana, o seu colega está completamente errado, é justamente por isso que estou realizando esse projeto de apresentação de autores nacionais no meu blog, para que todos conheçam os melhores e possam dar uma chance para eles.

      Excluir
  13. Também não conhecia a Luciana de Souza, mas adorei saber um pouco mais sobre sua obra.
    Pelo que percebi ela é uma mulher de muitas facetas.
    Desejo muito sucesso a ela nos seus próximos projetos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sávio, ela é uma autora nova no mercado editorial mas, o trabalho dela é excelente espero que, possa dar uma chance para a obra dela.

      Excluir
  14. Olá Vivi,
    Fiquei muito contente por conhecer essa autora e curiosa para ler o o livro dela, pois ela parece ser bastante dedicada. Eu acho que, se um dia fosse escritora, me sentiria como ela com relação à outros gêneros.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, eu estou mais feliz ainda de ser parceira da Luciana, como você disse ela é muito dedicada ao trabalho e tenho certeza que logo será muito conhecida.

      Excluir
  15. Aaah que demais, amo fantasias e já fiquei curiosa para conferir a obra da Luciana! A entrevista ficou ótima, a autora parece ser bem divertida e simpática, gostei de conhecer um pouco da sua trajetória na literatura. Espero poder ler a sua obra um dia, bjss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jennifer, estou começando a ler fantasia agora e amando! Espero que dê uma chance para as obras da Luciana.

      Excluir
  16. Esse entrevista ficou dinâmica, desejo sucesso a autora com o livro. Gostei bastante da forma como se expressou, espero logo poder ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, fico feliz que tenha gostado da entrevista, espero que dê uma chance para os livros da autora.

      Excluir
  17. gente, quem tem bolg, insta, face, grupos de whats...😂😂😂😂😂 (sério, eu não tenho grupos de whats)
    Cola lá no meu insta e a gente faz um bem bolado...
    😘
    @lulis.desouza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação Lu, fiquei muito feliz de poder entrevistar você.

      Excluir