Slide


Olá meus amores, tudo bem? 
O ano de 2019, foi muito complicado para mim por vários motivos, mas, acredito que as perdas familiares e o aumento na minha carga-horária de trabalho, me deixaram com menos tempo para o BLOG/IG. Eu estava com muita saudade de vir aqui e conversar um pouco com vocês, mas, não sabia por onde começar e o desânimo se apoderou de mim em alguns momentos. Como foi o ano de vocês, me contém? e aproveito para desejar a todos um feliz ano novo, com muita felicidade, prosperidade, saúde e paz na vida de todos vocês!

Se você está aqui a mais tempo, sabe que eu gosto de colocar uma meta anual de leitura, mesmo sabendo que a qualidade vale mais do que a quantidade, sou uma pessoa de exatas, e gosto de chegar ao final do ano e pensar: “consegui bater minha meta de literária” e quando não consigo, sei muito bem onde preciso melhorar no próximo ano. Minha meta de 2019 foi 50 livros, e não consegui cumpri-la, encerrei o ano com 39 livros lidos e 05 em andamento que pretendo concluir até o final de janeiro. Não estou triste por não ter conseguido cumpri a meta, porque, fiz leituras maravilhosas e conheci autores incríveis.

Gosto de anotar várias informações das leituras que faço e, principalmente o formato (físico ou e-book), porque tenho muita dificuldade em realizar leituras por e-books, mas, venho me esforçando bastante para mudar esse quadro, lendo sempre contos e poesias pelo aplicativo Kindle no computador, em 2019: 51,3% das minhas leituras foram e-books e 48,7% foram livros físicos divididos duas categorias: brochura e hardcover. 

Em 2019, eu gostaria de ter lido mais livros escritos por mulheres mas, infelizmente, não consegui realizar esse desafio. Eu fui escolhendo aleatoriamente, aqueles que eu já tinha na estante há anos, sem me importar com o gênero, quando percebi tinha lido mais livros escritos por homens. Foram 66,7% de livros escritos por autores e 33,3 % de livros escritos por autoras. Pretendo focar bastante em autoras mulheres e negras em 2020.

Esse ano adicionei na planilha de informações a nacionalidade. Quero conhecer muitos países através dos livros (sua cultura, idioma, lugares, tradições, etc;) e fiquei muito feliz por ter conhecido 10 países diferentes e ter lido 51,3% de livros nacionais, mesmo a maioria deles sendo contos curtos. Espero conhecer mais países em 2020 e deixar o gráfico ainda amais colorido.

E por último, vamos analisar os gêneros literários que eu li em 2019, consegui dar uma chance para vários gêneros e me permiti odiar e riscar alguns deles da minha lista de próximas leituras, como por exemplo: romance erótico. Como disse antes, consegui ler vários contos nacionais contemporâneos, e amei a maioria, pretendo conhecer novos autores nacionais em 2020.
Suspense, terror e policial são os meus gêneros favoritos! Consegui realizar a leitura de três HQs e comprei algumas para ler. Em 2020 espero conseguir diversificar os gêneros literários, não existe nada melhor do que sair da zona de conforto e abraçar novas ideias.

Então, meus amores essa foi a minha retrospectiva de 2019, o que vocês acharam? Essa planilha é super prática e foi construída pela Bruna Miranda. Me contem aí nós comentários como foi o ano de vocês.
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

24 Comentários

  1. Adorei Viviane. Assim como você não consegui cumprir minha meta, mas fiquei bem feliz pelas leituras que fiz. Eu não tinha esse negócio de anotar o que leio, por isso já esqueci de muita coisa que li, por isso anotar me dá uma noção de quem eu sou como leitor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada João, você leu bastante também!
      Eu acho muito importante anotar os livros que lemos, mesmo que não seja para fazer gráficos, mas, para termos um parâmetro dos livros lidos durante nossa vida.

      Excluir
  2. Olá, Viviane!

    Eu não estabeleci metas em 2019, mas li dezenas de livros e foram mais de uns 70 tranquilamente. Contudo, esse ano pretendo reduzir para umas 50 leituras e em sua maioria de livros que comprei ou ganhei nos últimos anos, pois fiquei muito preso aos livros de parcerias.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yvens, você leu muita coisa mesmo! Nunca consegui ler 70 livros em um ano, o máximo que consegui foi 55..rs! Minha principal meta é não comprar muito livros e ler todos que comprar em 2020.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Muito bacana essa retrospectiva com gráficos, super criativa. Eu li bastante em 2019, 72 livros, mas ainda assim não era o que eu desejava, espero superar esse número em 2020.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, fico sempre impressionada com a quantidade de livros que você e sua mãe leem! Se algum dia eu consegui ler 70 livros, tenho certeza que terei vontade de super essa meta também.

      Excluir
  4. Oi Viviane.

    Em 2019, eu não fez nenhuma meta de leitura e li os livros que despertava interessante. Consegui ler mais do que 2018. Este ano vou ler os livros que tenho na estante a muito tempo da mesma maneira que ano passado.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kênia, eu fico impressionada com as pessoas que não fazem metas, eu vivo fazendo elas...kk

      Excluir
  5. Mulher, eu adorei seus gráficos e todo seu levantamento! Santa organização... Eu jamais imaginaria fazer algo assim!!!
    Eu acredito que o ano de 2019 não foi fácil pra ninguém. Eu não via a hora de chegar dia 01/01/20 pra eu ter essa sensação de que agora eu poderia fazer as coisas diferentes, para alcançar resultados diferentes.
    Espero que consiga fazer novamente maravilhosas leituras nesse novo ano.
    Grande abraço.

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol, fico feliz que tenha gostado dos meus gráficos, amo fazê-los!
      Concordo com você, 2019 foi complicado para todo mundo. Espero que 2020 traga muitas coisas maravilhosas pra gente.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem? Ah, essa coisa de não conseguir cumprir a meta nem liga, sabe. Eu não consegui cumprir a minha meta do leia mulheres e tô de boa. Em 2019 consegui ler 53 livros e fiquei bem feliz. Eu li muito mais mulheres, aliás, faz uns bons 3 ou 4 anos que leio muito mais mulheres do que homens e fico bem feliz com isso. Algo que quero continuar fazendo é ler mais mulheres negras e mais literatura LGBTQ. Espero que você continuo arrasando nas leituras e dando mais chance às mulheres :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina, quero conseguir ler mais mulheres em 2020 e nos próximos anos também, ficaria muito feliz! Em 2018 eu li 55 livros e queria muito ter batido essa meta em 2019 mas, não foi dessa vez. Espero que esse ano eu faça leituras melhoras.

      Excluir
  7. Menina eu amei a sua organização em mostrar tudo em estatística <3
    Ano passado eu li bastante, mas não me apaguei a números. Fui lendo conforme a vontade foi surgindo. Consegui ler mais mulheres, mas ainda quero ler mais esse ano....

    Que 2020 seja um ano incrível pra gente

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Clayci, fico feliz em ver você por aqui!
      Espero que 2020 seja abençoado para todos nós.

      Excluir
  8. Lamento por suas perdas em 2019 e desejo tempos melhores. Gostei de ver sua organização para nos apresentar sua retrospectiva. Acho 39 livros um número bom, principalmente para quem tem horário apertado. Tenha um excelente ano, para e benção em sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelas condolências, as perdas são tristes mas precisamos aprender a viver com elas! Eu achei uma quantidade razoável, gostaria muito de ter batido a minha meta de 2018.

      Excluir
  9. Oi, gostei de conferir seu resumo literário do último ano. Eu também não alcancei minha meta ano passado, mas fiz boas leituras. Também quero ler autores de mais países diferentes, é um dos meus objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, obrigada pela visita!
      Sempre fico triste por não conseguir bater as minhas metas mas, feliz por ter tentado batê-las. Espero conseguir conhecer vários autores de países diferentes.

      Excluir
  10. Cara, que retrospectiva legal! Adorei os dados que você anota, nunca tinha visto ninguém fazer isso com livros!
    Por mais que não tenha alcançado sua meta, você fez bastante leituras.
    Que esse ano você leia muito mais! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, obrigada pela visita!
      Então, eu gosto de anotar tudo para não esquecer nada, quando fizer o balanço geral.

      Excluir
  11. Oi, Vivi, tudo bem?
    Olha, quanta organização, minha gente, meta de vida ser assim!!!
    Policial, suspense, thriller e terror também são meus gêneros preferidos e são sempre a maioria dos livros que leio no ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, temos gostos de leitura bem parecidos néh? Infelizmente, eu não consigo ler tantos livros como você, mas as minhas leituras foram incríveis em 2019, espero que 2020 seja melhor.

      Excluir
  12. Olá, Viviane, tudo bem?

    É a primeira vez que passo aqui no seu blog e gostei da sua organização com as leituras. A vida sempre nos surpreende, né? A gente programa mil coisas para fazer, mas sempre tem algum obstáculo que muda todos os nossos planos. De qualquer forma, acredito que você leu bastante e espero que tenham sido leituras incríveis. Que 2020 te traga ainda mais leituras e muitas coisas boas.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Fabiana!
      Eu realizei ótimas leituras em 2019, está sendo complicado escolher os livros do meu TOP 5..kk

      Excluir