Slide


Olá meus amores, tudo bem?
Como eu falei para vocês no post de metas, quero ler mais autores e autoras negras esse ano, pelo menos um por mês e, tenho conseguido cumpri-la até agora. Duas coisas que estão me ajudando muito nessa meta, são: ter assinado o kindle unlimited, onde possui vários livros escritos por autores negros, asiáticos, entre outros. E estar acompanhando canais no youtube, que incentivam e indicam a leitura de livros escritos por autores negros. 


Para o mês de março, escolhi o livro "Precisamos de Novos Nomes" por se encaixar, em três categorias das minhas metas pessoais: livro escrito por uma autora negra, livros que a história se passa em outros países e livros de um projeto literário, no caso estou participando do #DesafioLiteraturese2019 e o livro se encaixa na terceira categoria dele. Mas, além de tudo isso a sinopse da história chamou muitíssimo a minha atenção e, vou deixar ela aqui para vocês conhecerem.

Caso não conheça a história, estou deixando a sinopse resumida aqui!
Sinopse: NoViolet Bulawayo nasceu em 1981, no Zimbábue, e fez parte da primeira geração nascida depois da independência oficial do país. Sua infância se passou, portanto, sob um clima de confiança, estabilidade e esperança. Muito diferente do cenário em que vivem Darling, Bastard, Chipo, Godknows, Sbho e Stina, as crianças com nomes peculiares que figuram em Precisamos de novos nomes, seu romance de estreia. Mas é a vida de Darling, a protagonista-narradora, que o romance acompanha. A menina de dez anos que conhecemos em suas brincadeiras no Paraíso, sonha com o dia em que morará na América. Esse dia finalmente chega e Darling terá de enfrentar o frio, a saudade de sua família e de seus amigos e a adaptação nesse país que nunca vai se tornar o seu país de fato, mas que mudará seu sotaque, moldará o olhar do mundo e a afastará, irremediavelmente, de sua terra natal.|Editora:Biblioteca Azul|Páginas: 254| Ano: 2014| Gênero: Bildungsroman, Literatura Estrangeira|*E-book Kindle Unlimited|Nota: ★★★★

Resumo

Essa história é narrada em primeira pessoa, por uma menina negra de 10 anos chamada Darling. Ela e os seus amigos Bastard, Chipo, Godknows, Sbho e Stina moram no Paraíso, um bairro pobre da periferia do Zimbábue. A narração da história é dividida em duas partes: Nos primeiros 50% a Darling (protagonista narradora) conta como é a sua vida em Paraíso, sobre os seus amigos, sua família e todo sofrimento que a população africana está sofrendo. Nos 50% finais, a Darling está na América morando com sua tia Fostalina, até então, não sabemos o motivo da mudança mas, algo grave aconteceu que fez sua mãe mandá-la embora do país.

Com os seus amigos, Darling viveu muitas aventuras enquanto morava na África, mesmo seu avó não gostando nenhum pouco deles. Elas são apresentadas de maneira bem detalhada para os leitores, explicando como eram as brincadeiras, os passeios escondidos no cemitério, os encontros com os apoiadores das ONGs que levam alimentos, roupas e brinquedos para os africanos, as fugas a procura de comida e, principalmente, aquelas que aconteciam no bairro Budapeste, onde roubavam goiabas e outras frutas dos moradores ricos e brancos.
"O que eu não entendo é como esse mesmo dinheiro que eu tenho aos montes não dá para comprar nem um grão de sal é isso que eu não entendo, diz ela, a raiva começando a espumar na sua voz". (Posição 324)
Conforme fui realizando a leitura, percebi que as crianças foram unidas pela fome e tragédias que aconteceram em suas famílias, a principal delas foi a destruição da sua casa pelo governo. A guerra pela independência do país, as mudanças de governos, a morte de pessoas inocentes, o racismo velado e a imigração são apenas algumas das tragédias abordadas claramente durante a história, onde pessoas negras e pobres lutam para viver com o pouco dinheiro que restou.

Minha Opinião


Precisamos de Novos Nomes é um romance de formação, escrito por uma autora que viveu no país (Zimbábue) e sofreu muitas coisas escritas na história, por isso, alguns capítulos transmitem muita tristeza e revolta. Esse é o tipo de livro que, precisamos conversar sobre ele assim que concluímos a história mas, infelizmente eu não encontrei ninguém que já tivesse lido. Confesso, que teve momentos que eu gostaria de parar a leitura, porque tem algumas revelações muito fortes, que me fizeram chorar de tristeza e revolta por tudo que aconteceu. Ainda assim, recomendo a leitura.

Percebi que a Darling, tem muita dificuldade de aceitar a si mesmo. Em vários trechos ela fala como os brancos são mais bonitos, possuem uma pele linda, um cabelo esvoaçante e brilhoso, entre outros elogios. Outras vezes ela compara a beleza da amiga Sbho com a beleza das mulheres brancas, afirmando que qualquer uma delas seria mais bonita que a amiga, mesmo Sbho sendo considerada a garota mais bonita do Paraíso. Sinceramente, eu esperava que a protagonista melhorasse sua opinião em relação a si mesmo porque, ela foi se tornando crítica com o decorrer dos anos,  formando opiniões sobre vários assuntos, considerados tabus ou proibidos para sua idade. 
"Ninguém quer ser um desses trapos de países como o Congo, como a Somália, como o Iraque, como o Sudão, como o Haiti, como o Sri Lanka, nem mesmo este em que vivemos — quem quer ser um lugar terrível de fome e coisas caindo aos pedaços?" (Posição 601) 
Como disse anteriormente, recomendo muito a leitura do livro e acredito que a história irá mudar o pensamento de vários leitores sobre os temas abordados e, como a população local se sente em relação a eles. Infelizmente, o final deixou muito a desejar porque, eu fui criando uma expectativa muito grande no decorrer da leitura. 


Espero que tenham gostado da resenha, deixem os seus comentários. 
Beijos e abraços💜
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

17 Comentários

  1. Que metas de leitura mais incríveis. É tão bom entrarmos em contato com algo a qual não estamos acostumados; isso sempre me faz pensar sobre o meu lugar no mundo e o que realmente eu tenho de fazer aqui.
    Bom, sobre o livro, parece ser incrível. Que emocionante deve ter para a autora criar uma personagem que tem muito de si mesma e das coisas que sofreu! Vou tentar achá-lo no Kindle, pois eu precisa fazer mais uso desse aplicativo hehe.
    beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Que legal Vivi, esse seu comprometimento mensal! E que bom que está conseguindo cumprir. Eu geralmente não escolho livros por características do autor não, mas achei muito interessante isso.
    Ultimamente tenho lido alguns livros que tratam sobre racismo, como: Kindred, Tempo de Matar e O Sol é Para Todos.

    E pela resenha, a indicação é ótima também. Bela história! Mesmo que o fim não tenha alcançado aquilo que você esperava. Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, minha linda, que saudade de visitar teu blog. Esta parece ser aquela leitura que preciso de um lencinho do lado, costumo sofrer muito com os personagens e esta parece ser exatamente este tipo de leitura.
    Eu tenho horror a injustiças, ainda mais quando é contra crianças. Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada na leitura.
    Bjos
    Vivi
    Blog Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  4. Olá adorei a premissa da obra, fiquei encantada com a abordagem da leitura, só não posso criar expectativas se não irei me decepcionar, enfim me parece uma obra repleta de lições de certa forma, beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Adorei a dica, não conhecia o livro e gostei de a autora ser negra e a protagonista ser uma criança. Já li algumas histórias de pessoas negras, mas esta me cativou especialmente pela criança. Vou, com certeza, comprar <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a premissa dele, mas fiquei bem animada para conferir, pois são poucas as vezes que encontro livros que traz o povo africano. Mas só em saber o que uniu essas crianças meu coração já fica apertado, mas é uma cultura que precisamos conhecer, então é super pena que o desfecho não tenha agradado tanto, mas ainda sim quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não conhecia o livro e gostei muito da sua dica, ver sua opinião com a leitura me deixou animada para ler também. É só uma pena que o final não tenha sido tão bom quanto você esperava.

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas a verdade e que acho otimo que tenhas gostado de fazer a leitura! :)

    Enfim, acho otimo que livros alterem o pensaemnto das pessoas. E essa vivencia pessoal da autora torna tudo ainda mais interessante.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi, sua linda, tudo bem ?
    É muito triste ela olhar para si e não gostar do que vê e querer ser igual a pessoas com pele branca. É mais triste ainda ela pensar que a diferença se explica pela cor da pele, mas infelizmente isso é decorrência do que nossa sociedade causou. Não conhecia esse livro ainda, mas com certeza vai para a lista. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Acho incrível ter como meta de leitura ler mais autoras negras, admito que eu mesma não conheço quase nenhuma mas gostaria muito de mudar isso e, por isso, tenho amado posts que me apresentam novidades como essa. Achei o livro bastante interessante, uma pena que o desfecho não tenha sido satisfatório.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa essa é uma meta que tenho para a vida! Logo vou trazer outras autoras que não são muito conhecidas.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem Viviane?

    Eu já tinha visto esse livro na fanpage da Biblioteca Azul e me despertou interesse. Achei interessante a premissa, também o fato de ter sido escrito por uma autora negra. Parabéns pela resenha, adorei.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu conheci essa história por acaso, acredita? enquanto estava procurando livro no kindle unlimited, gostei da sinopse e resolvi ler. Esse ano quero ler mais livros escritos por autores negros.

      Excluir
  12. Olá!
    Ainda não conheci esse livro, mas adorei ler sua resenha.
    É bem frustante quando não temos ninguém para conversar após uma leitura. rsrs
    Imagino que essa seja uma leitura bem forte, e me despertou bastante interesse.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, espero que consiga dar uma chance para o livro, apesar da história ser bem forte é muito necessária nos dias atuais.

      Excluir
  13. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, os fatores que compõe o enredo parece tornar a leitura sublime, apesar de algumas ressalvas mencionadas por você, acho que é uma leitura que tem muito pra ensinar
    Dica anotada!
    Bjo

    Amei o seu blog e já virei seguidora!

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diane, espero que consiga dar uma oportunidade para o livro também, apesar das ressalvas que eu falei, a história do livro é incrível e vale a pena ser lida.

      Excluir