Slide


Olá amores, tudo bem?
Meu projeto pessoal de ler mais contos esse ano está incrível, durante a feriado realizei leituras sensacionais e cheias de reviravoltas, logo vou trazer várias indicações de contos para vocês. Até agora li 17 contos de autores nacionais e, como eu disse estou fazendo uma seleção das melhores histórias e resenhado aqui no blog, estou pensando em fazer um TOP 5 com os melhores contos do ano, o que vocês acham?? 


Vamos conversar sobre um conto, muito importante e necessário para os dias de hoje. Diego Canuto, escreveu uma história emocionante sobre amizade, depressão, bullying e suicídio de uma maneira simples e fácil de lida. Para quem não conhece o autor, ele escreveu o livro "As Sombras de Arkron" (Primeiras impressões) e os contos "Niara" e "O Dom da Amizade" que eu recomendo muito para vocês. Começo a resenha perguntado algo muito importante:


Olá, como está se sentindo hoje?

Sinopse: Mais um ano letivo se inicia e com ele mais uma mudança de escola. Andressa nasceu com uma falha genética, gerando inúmeras manchas em seu rosto. Tal fato a transformou de uma criança brincalhona em uma adolescente tímida, apagada. Ela sempre se queixava das agressões físicas e psicológicas que sofria dos colegas de aula, porém sua voz nunca era ouvida. Graças a isso, surgiam pensamentos sombrios sobre a morte, mas um dia surge um dom em seu caminho que pode talvez, mudar todo o jeito de como ela vê as coisas ao seu redor|Páginas: 20| Ano: 2018|Gênero: Drama|*e-Book cedido pelo autor para resenha|

Resumo

O conto é narrado em terceira pessoa, o que me deixou muito feliz porque assim, temos uma visão ampla, das situações que estão acontecendo com cada personagem. 

O primeiro dia de aula em uma escola nova é sempre terrível, porque estamos muito nervosos e ansiosos para fazer novas amizades mas, para Andressa o primeiro dia de aula era ainda pior. A jovem nasceu com uma falha genética no rosto, onde possui várias pintas com tamanhos e formatos diferentes e, sendo a "estranha da turma" sempre recebe apelidos maldosos e ofensivos dos colegas, dificultando sua socialização e a deixando cada vez mais retraída. O apelido que recebeu nessa escola foi "Dálmata", ela ficou tão perturbada que saiu correndo da sala e, acabou derrubando Saulo, outro novato na escola.

"Eu só queria que todos os olhos vissem a dor ao redor, em vez de julgar os que sofrem dizendo que temos uma geração mimimi."
Saulo é um jovem muito carismático, bem humorado, cego e sem uma das pernas que, apesar de sofrer bullying dos colegas por causa da sua deficiência física, fará de tudo para ajudar Andressa, a superar os seus problemas emocionais. Ele sempre fala palavras bonitas e sábias, com o intuito de deixá-la mais animada, sempre começando assim: o meu pai fala que...
"..todos nós temos problemas, mas tem gente que não sabe lidar com isso e desconta essas frustrações em pessoas que são diferentes."
Quando chega em casa ela precisa aguentar a ignorância do pai que, considera como "frescurinhas" os seus problemas e, sempre fala palavras rudes que a deixam ainda mais triste. A mãe apesar de ser muito compreensiva, não faz nada para ajudá-la, como por exemplo levá-la ao psicólogo ou falar com a direção da escola. Com isso a jovem sofre cada dia mais e pensa constantemente em suicídio!


Minha Opinião


Eu terminei de ler esse conto emocionada, as lembranças dos momentos que sofri bullying na escola vieram a minha cabeça, na época meus pais trabalhavam muito e, não tinha tempo para resolver esses "pequenos problemas" mas, quando eu comecei a brigar na escola com meus colegas, eles precisaram resolver a situação com os pais dos alunos e os coordenadores. Hoje eu sou professora e, várias vezes tive que resolver problemas de bullying dentro da sala infelizmente, os alunos que cometem esses atos estão cada vez mais espertos. 

Com isso, quero dizer que gostei muitíssimo do conto, a história é muito fluída, bem desenvolvida e percebi que a escrita do Diego teve uma evolução muito grande, me deixou feliz perceber, o quanto ele está se dedicando aos trabalhos. Mas, eu gostaria que ele tivesse dado mais "voz" aos pais da Andressa, principalmente no final da história, quando ela consegue resolver os seus problemas internos. 

Recomendo que leiam essa história de mente aberta e, prestem atenção aos detalhes e as situações que acontecem com as pessoas próximas a vocês, muitas vezes elas dizem que estão bem mas, por dentro estão sofrendo e, nós podemos ajudá-las dando mais atenção. Deixou abaixo todos os contados do autor.


Contatos com o autor:
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

20 Comentários

  1. Adoro histórias com essa temática. Acho que é muito importante falar sobre esse assunto porque muitas vezes nós também julgamos muito, apesar de acreditarmos que não. E ver a perspectiva do personagem nos abre os olhos para sermos mais empáticos e também levar essa empatia para outras pessoas. Bem, fiquei feliz em saber que é um conto e por isso deve ser mais curtinho (minha vibe do momento haha). Adorei a dica!

    Um beijo da Yana,
    Marshmallow Com Café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yana, concordo com você! Acho que devemos aprender a não julgar as pessoas, principalmente aquelas que estão tristes a nossa volta, precismos ter um pouco de consciência e empatia.

      Excluir
  2. Oi, tudo bem? Fiquei bem interessada no conto, por causa da temática. Acho ótimo pensarmos em abordar mais o bullying na literatura, porque essas situações não são normais e não deveriam ser naturalizadas. Fiquei curiosa para conhecer a protagonista e fiquei muito feliz pelo Saulo ser um PCD <3 Acabei de comprar o conto, espero fazer uma leitura linda. Muito obrigada pela dica! :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nina, estou feliz que tenha ficado interessada no livro! Precisamos sim, abordar cada vez mais o bullying na literatura, principalmente para jovens e adolescentes.

      Excluir
  3. Oi, Vivi!
    Que linda resenha. Eu não conhecia esse conto ainda e já me encantei com ele, espero poder ler em breve. Já coloquei na minha lista de futuras compras, dei uma olhadinha agora na Amazon e está com um ótimo valor. Obrigada pela dica!
    Eu adoro contos, gosto de estar sempre lendo alguns e vou adorar se voc~e fizer o post de Top 5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bia, estou feliz que tenha gostado da resenha!
      Esse contos encheu meu coração de felicidade, espero que consiga mesmo ler essa história. Vou fazer o top 5 em dezembro.

      Excluir
  4. Ahh faça um top 5 sim <3
    Amo esse tipo de publicação e pela quantidade de contos que já leu com seu projeto, ficará bem interessante.
    Admito que não sou muito fã de contos e preciso ler mais desse gênero. Me encantei com essa resenha e já adicionei o livro da lista de desejados. Espero conseguir ler futuramente <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Calyci, vou fazer sim o TOP 5 em dezembro! Várias pessoas incríveis estão pedindo, eu fico feliz que estejam gostando do meu conteúdo.

      Excluir
  5. muito interessante conhecer essa autor e esse conto, achei bem legal conhecer ainda mais por tratar do bullying

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Adorei a ideia do top 5 com contos, eu amo e estou muito relapsia quanto a leitura deste gênero. O do Diego em particular tem tudo para me agradar, seja por trazer uma história fluída ou por tratar de assuntos tão pertinentes para nossa atualidade. Dica anotada.
    Abraços.
    https://acabinedeleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Viviane!
    Acredito que histórias assim, que retratam a realidade dos adolescentes, são muito importante para o desenvolvimento dos mesmos. Imagino que para os mais jovens ler uma história como essa pode fazer com que os mesmos repensem suas atitudes e falas do dia-a-dia. Chega a ser indispensável, sabe? Adorei a dica e, com toda a certeza, a guardarei para breve.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi, minha linda! Realmente Bullying é um tema muito atual e triste. Fico surpresa que apenas em 20 páginas o autor tenha conseguido passar tanta coisa, mas escrever é um dom. Fiquei bem curiosa para ler. E fica a dica né, observarmos nossos filhos porque a criança que sofre, poucas vezes se abre com os pais, temos que prestar atenção nas mudanças de comportamento e nos detalhes do dia a dia. Quero sim um top 5 dos melhores contos do ano.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
  9. Ola!!
    Uau!
    Não sou uma pessoa muito voltada a ler contos porque sempre acho que no fim falta algo! Adorei a sua resenha e achei a premissa bem atual e importante, como vc mesma destacou. Porem, eu não posso ler esse tipo de livro justamente por eu sofrer de transtorno depressivo...

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Gosto muito de contos e esse parece ser muito bom! Adoro essa temática, mais ainda saber que a Andressa vai conseguir resolver seus conflitos internos. Então, deve deixar uma mensagem legal.
    Faz o top 5, sim! Vai ser ótimo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Vivi.
    Eu gosto muito de livros que abordam essas temáticas mais pesadas e mesmo se tratando apenas de um conto, sinto muita vontade de ler. Esse tipo de história sempre me emociona pois, por mais que eu tenha amadurecido, o passado e a escola sempre vão ser uma uma mancha na minha vida.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  12. Oi Vivi, tudo bem? Eu lembro quando li esse conto e foi uma coisa muito gostosa, de aquecer o coração, além de trazer uma mensagem super importante, especialmente nesse momento em que a gente vive. Foi muito legal poder ver que você encontrou detalhes que para mim acabou passando batido, e enriqueceu ainda mais. Faça o TOP 5 sim!

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  13. Oiee,
    Gostei muito da proposta do conto, vivemos em uma época onde cada dia mais se fala sobre as consequências que essas agressões fazem na vida de uma pessoa, e mesmo assim parece ser algo que as pessoas deixam pra lá, não dão importância. Com certeza é um conto que vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Se eu não estou enganada, eu tenho o e-book desse conto que baixei algum dia que ficou gratuito, rs. Gosto muito de livros com essa premissa, já li muitos e sempre se aprende algo novo com eles. Se eu tiver ele mesmo, vou colocar ele na lista de livros para ler.
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  15. Essa semana li uma frase que vc me fez lembrar agora " As pessoas mais dificeis de amar, são as que mais precisam de amor"
    Linda resenha, acredito que é um conto marcante e necessário! Lerei assim que puder
    E faça o top 5 sim!!!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir