Slide


Olá meus pessoal, tudo bem?
Quero conversar com vocês, sobre a minha segunda leitura de 2021 um dos melhores  thrillers estrangeiros que li nos últimos anos, também é o meu primeiro contato com a escrita do Robert Bryndza. Tenho que agradecer minha xará Viviane Dutra do Blog Duas Livreiras pela resenha empolgante e super animada que escreveu ano passado, me deixando muito curiosa e com vontade de ler toda a série. 

Esse é o primeiro livro da série da Detetive Érika Foster, uma investigadora chefe eslovaca em fase de recuperação, da traumática investigação que matou seu esposo e vários policiais ao seu comando, deixando aparente o seu comportamento suícida e imprudente durante todo o caso.
Seus olhos estão arregalados… Seus lábios estão entreabertos… Seu corpo está congelado… Mas ela não é a única. Quando um jovem rapaz encontra o corpo de uma mulher debaixo de uma grossa placa de gelo em um parque ao sul de Londres, a detetive Erika Foster é chamada para liderar a investigação de assassinato. A vítima, uma jovem e bela socialite, parecia ter a vida perfeita. Mas quando Erika começa a cavar mais fundo, vai ligando os pontos entre esse crime e a morte de três prostitutas, todas encontradas estranguladas, com as mãos amarradas, em águas geladas nos arredores de Londres. Que segredos obscuros a garota no gelo esconde? Quanto mais Erika está perto de descobrir a verdade, mais o assassino se aproxima dela.Com a carreira pendurada por um fio depois da morte de seu marido em sua última investigação, Erika deve agora confrontar seus próprios demônios, bem como um assassino mais letal do que qualquer outro que já enfrentou antes |Gênero: Romance policial, Suspense, Thriller|Ano:2016|Páginas:336|Editora:Gutemberg|E-book do meu Acervo Pessoal Nota:
★★ 
Resumo

A história começa, com um jovem rapaz encontrando o corpo de uma bela jovem debaixo de uma grossa placa de gelo em um parque ao sul de Londres. Ela é Andrea Douglas-Brown, filha do empresário Douglas-Brown, um homem muito importante e influente na política londrina, que começa a direcionar a investigação e tenta a todo custo desviar a detetive da verdade sobre a vida da sua vida. 

Para fazer parte da sua equipe Érika escolheu os detetives Moss e Peterson, que apesar de serem muito competentes sempre foram deixados de lado, por serem diferentes dos outros. Moss é lésbica, casada e tem um filho, enquanto, Peterson é um policial negro e sempre relegado a funções menores. Assim que começam a investigar, as dificuldades políticas começam a aparecer e o Superintendente Marsh não está disposto a arricar o seu pescoço e decide acatar todas as imposições do Douglas Brown. 
"- Eu voltei a meus registros antigos. Fiz autópsias em três casos em que as vítimas eram garotas do Leste Europeu, todas com suspeita de terem sido traficadas para o Reino Unido. Encontraram todas as três estupradas e estranguladas, com as mãos amarradas, jogadas na água nos arredores de Londres. Tinham o cabelo arrancado e estavam sem roupa da cintura para baixo."
Enquanto isso, os investigadores continuam descobrindo novas pistas e procurando uma prova que ligue alguém ao assassinato, quando descobrem uma ligação com o assassinato de outras três jovens é associado ao crime da Andrea, as semelhanças entre as mortes é muito grande, que vão da aparência física das jovens até suas nacionalidades. É nesse ponto que o pai de Andrea vai ocultando mais e mais informações sobre sua vida e seus negócios pessoais, com medo da exposição dessas informações por parte da impressa.

Minha Opinião


O livro é narrado em terceira pessoa, acompanhamos a ações da detetive Érika Foster a maior parte do tempo, porém, alguns capítulos são dedicados ao assassino e o seu desejo de matar a detetive Foster. Eu tenho que expressar a minha alegria ao perceber a  quantidade de representatividade cultural e de gênero que o autor colocou no livro, são poucas histórias investigativas que encontramos policias negros, lésbicas, asiáticos e indianos com personalidades diferentes, mesmo sendo "coadjuvantes" tiveram um bom papel no progresso do caso e eu espero que a detetive Moss e o Peterson apareçam nos próximos livros e tenham mais espaço nas histórias.

Durante uma parte da leitura resolvi contar quanto capítuos ele tinha e descobri que são "88 capítulos" em um livro de 336 páginas, achei um pouco desnecessário, mas, ao longo da leitura percebi que os capítulos curtos me deixam mais interessada e com a sensação de estar lendo mais rápido. A escrita do autor também ajudou na minha curiosidade, por ser, muito fluída e frenética precisei intercalar a leitura entre a versão física durante o dia e a digital durante a noite. 

Ao contrário de outros livros thriller a condução da investigação foi bem desenvolvida, detalhando cada passo dos investigadores e revelando as pistas conforme os detetives iam descobrindo, foi nesse ponto que senti falta de mais informações sobre a vida cotidiana da Andrea, poucas coisas são reveladas durante toda a história. Outro ponto bem desenvolvido é o relacionamento policial extremamente tóxico, competitivo, agressivo, machista e preconceituoso onde as policiais femininas e os "diferentes" são constantemente hostilizadas e deixado de lado nas investigações.

Recomendo que vocês leiam o livro e me contem o que acharam! Estou aceitando recomendação de livros de investigação policial, deixem tudo nos comentários. Beijos e abraços💜
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

10 Comentários

  1. Amooo livros de investigação policial, por isso já quero muito ler esse! Achei legal por ser uma investigadora mulher, acho que ainda não li nenhum com protagonismo feminino. Recomendo bastante os livros do Robert Galbraith, com o detetive Cormoram Strike!

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha me deu uma SAUDADE de ler um romance policial, nossa... Acho genial quem escreve esse gênero de forma bem estruturada, deve ser muito desafiador.

    Adorei saber que o autor não só coloca personagens diversos na obra como também dá personalidades pra eles, não é um cara negro e uma moça lésbica que não são nada além de negro e lésbica, como muito outros fazem. Arrasou!

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser super legal, e já amei saber a diversidade que ele traz.

    Achei interessante você intercalar a leitura entre o digital e o analógico, eu nunca havia nem pensado nisso.

    E essa semana eu reparei que gosto de livros com capítulos curtos, pois sinto que estou lendo mais e, de fato, acabo ficando com mais vontade de seguir com a leitura.

    Estante da Pipoca | @estantedapipoca

    ResponderExcluir
  4. Um dos meus estilos preferidos de leitura é investigação policial, então sua dica já está anotada! Achei muito legal a chefe da investigação ser uma mulher, e também a presença de personagens com representatividade, adorei a iniciativa!

    ResponderExcluir
  5. Livros de investigação/policias provavelmente são meu gênero preferido e certamente o tipo de história que mais me interessa e o que mais leio. Li A Garota no Gelo acho que há uns 3 anos atrás e me prendeu do início ao fim. A história é muito boa por todos esses motivos que você apontou na sua opinião. Gostei muito da escrita do Robert Bryndza e desde então li outros dois livros dele, ambos muito bons. Assim como você, também recomendo a leitura. E quanto a recomendações de livros de investigações: não posso deixar de falar da rainha Agatha Christie, minha preferida. Indico também Camila LackBerg, Charlie Donlea e Karin Slaughter.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, minha cara... sua resenha me deixou com vontade de ler um bom policial. Eu não conheço a autora, o livro tampouco. Mas eu tenho a coleção da Agatha Crhistie, a rinha do crime que eu adoro. Inclusive uma edição em formato de almanaque eu adoro.
    Gostei de saber dos capítulos curtos. Eu adoro esse formato, porque intensifica a leitura e me permite pausas. Detesto livros sem divisões, como alguns de Virginia Woolf que me enlouquecem ao ler. Loucuras de leitora. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  7. Adoro uma leitura policial. Esse livro me lembrou bom dia veronica

    ResponderExcluir
  8. Thanks for the post. It was very interesting and meaningful. I really appreciate it! Shweta Shetty

    ResponderExcluir
  9. Such a great Best Site To Buy Instagram Followersblog.. Thanks for sharing informative Post. Its very useful to me.

    ResponderExcluir
  10. Nice article... Searching for cheap USA based real instagram followers services, than best to Buy Instagram Followers USA without any hassle. Buy Instagram Followers In Delhi

    ResponderExcluir