Slide


Olá meus amores, tudo bem? 
Eu estava com muita saudade, mas, precisava desse tempo para organizar minha vida profissional, pessoal, estudantil e assim voltar com tudo para o blogger. Aproveito para desejar a todos um feliz ano novo, com muita felicidade, prosperidade, saúde e paz na vida de todos vocês!

Eu gosto de colocar uma meta anual de leitura, mesmo sabendo que a qualidade vale mais do que a quantidade, sou uma pessoa de exatas e, gosto de chegar ao final do ano e pensar: “consegui bater minha meta de leituras” e quando não consigo, sei muito bem onde preciso melhorar no próximo ano. A meta anual de 2018 foi de 50 livros e, consegui encerrar o ano com 53 livros lidos e 07 livros em andamento, o que me deixa muito feliz pois, estou conseguindo voltar ao meu ritmo normal de leituras, após oito anos lendo apenas materiais científicos, para estudos e trabalhos.

Eu gosto de anotar várias informações das leituras que faço e, principalmente o formato (físico ou e-book), para quem acompanha há mais tempo, deve estar lembrado da minha dificuldade em ler e-books, mas em 2018 a situação mudou muito: 64,2 % das minhas leituras foram e-books e 35,9% foram livros físicos divididos duas categorias: brochura e hardcover. 

Uma das várias metas que eu tive em 2018, foi dar prioridade para os livros escritos por mulheres e, apesar de não ter conseguido ler todos que eu queria 56,6% das minhas leituras foram livros femininos e 43,4% foram masculinos. Essa é uma meta pessoal, porque pretendo um dia conseguir equilibrar as minhas leituras entre os sexos.

Esse ano adicionei na planilha de informações a nacionalidade. Quero conhecer muitos países através dos livros (sua cultura, idioma, lugares, tradições, etc;) como eu sempre priorizei (inconscientemente) autores dos EUA, em 2018 coloquei como meta ler mais autores nacionais e, consegui foram 73,6% das minhas leituras. Infelizmente, o gráfico não ficou tão diversificado em relação aos países quanto eu gostaria.

E por último, vamos analisar os gêneros literários que eu li em 2018 e, apesar de ter conhecido muitos, ainda não consegui dar uma chance para alguns deles, como por exemplo: ficção científica e literatura russa que eu amo e pretendo priorizar, quero conhecer vários autores desses dois gêneros em 2019. Consegui realizar a leitura de um romance erótico e detesto o gênero! Já o projeto de romances românticos que realizei com a Raquel, me deixou animada para ler outros do gênero, foram 08 histórias "melosas" lidas em 2018 e logo teremos a parte 2 do projeto❤
Suspense, terror e policial são os meus gêneros favoritos! E mesmo tendo lido poucos livros policiais, as histórias de terror sempre ficam em primeiro lugar. Mas, quero muito diversificar os gêneros literários em 2019, nada melhor do que sair da zona de conforto. 

Então, meus amores essa foi a minha retrospectiva de 2018, o que vocês acharam? Querem que eu disponibilize as minhas planilhas? Me contem aí nós comentários...
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

26 Comentários

  1. Olá!
    Uau fiquei impressionada com sua organização! Parabéns pelas lituras de 2018. Meu gênero favorito também é terror, suspense e fantasia e nossa eu também detesto romance erótico, e olha que em 2018 tentei bastante mudar isso. E sobre ler mais mulheres, já é uma coisa que eu faço bastante, mas vou ficar de olho nisso para tentar balancear também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque, tudo bem? Eu gosto muito de livros de terror mas, quero diversificar mais os gêneros literários que estou lendo e, assim poder conhecer novos livros/autores/gêneros.

      Excluir
  2. Olá Vivi, que pessoa mais organizada e analítica você é, meus parabéns!
    Caramba, você leu bastante em 2018. Boa sorte esse ano com as suas metas.
    Minha principal meta para 2019 é sair mais da minha zona de conforto que é a leitura de romances.
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, tudo bem? Eu gosto muito de gráficos e ter um controle sobre todas as coisas que faço, mesmo que sejam por diversão. Eu também quero realizar leituras para sair da zona de conforto.

      Excluir
  3. Vivi, quanta organização, mulher, meu sonho é ser assim também!! Adorei os gráficos e todo o seu esquema.
    Fico feliz em saber que está mantendo um bom ritmo de leitura e está conseguindo acompanhar a sua meta. Aproveito também para te desejar um ótimo 2019 e quero ver mais posts seus por aqui.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, tudo bem? Obrigada pelos elogios, estou tentando me organizar para postar com mais regularidade!

      Excluir
  4. Oii, tudo bem?

    Menina, uau, quem me deras ser organizada assim!! Que bom que você está conseguindo voltar ao seu ritmo de leituras, fico feliz.
    No ano passado eu também fiquei nessa média, e fiquei muito feliz, porque estava tão ocupada que achei que não conseguiria aproveitar tanto meus livros. Esse ano eu vou tentar me programar melhor kkkk

    Obrigada pela dica!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mirelly, fico feliz que tenha gostado da minha organização e, trarei outros post assim para o blog! É bom, saber que as pessoas estão lendo cada vez mais e disseminando a literatura por aí.

      Excluir
  5. Oi Viviane,
    Também gosto de anotar os dados dos livros que costumo ler. Fiquei muito contente por ver que você leu vários livros e obras variadas também. Eu li mais livros físicos (78 de 99). E li 1/3 (33 livros) de livros nacionais, mas fiz ótimas leituras.
    Espero que em 2019 você consiga ler muito mais ♥
    Beijos,
    @umoceanodehistorias_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Bruna, você leu muito também!
      Quase 100 livros durante o ano, eu ainda chego lá...hehe

      Excluir
  6. Olá,
    Menina quanto ebook! Não leio nem metade disso, prefiro papel mesmo. Quanto a autoras eu sinceramente não sei se leio mais mulheres ou homens, como também prefiro terror/policial é capaz de ser mais homens, já que a tendencia de ser autor homem é maior. Adorei as estatísticas.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debyh, eu também fiquei surpresa quando percebi quantos e-books eu li mas, quero equilibrar um pouco essas leituras, porque tenho vários livros na estante para ler.

      Excluir
  7. Oi Viviane, sua linda, tudo bem?
    Achei o máximo você diversificar sua leitura em vários aspectos e não somente no gênero. Eu geralmente não costumo me aventurar, mas nas apostas que fiz, deu muito certo. Que venha um 2019 tão bom ou melhor que 2018.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, eu sempre faço isso e espero 2019 seja ainda melhor nas leituras.

      Excluir
  8. Essa é a primeira retrospectiva detalhada e criativa que leio, além de positivamente crítica, gostei, principalmente do gráfico de autoras, mesmo você desejando ler mais mulheres, ainda não conseguiu e isso já é tema para uma tese... caraca, genial seu texto, parabéns. já sou tua fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, fico feliz em saber disso!
      Obrigada pelo elogios e, espero conseguir escrever tão bem quanto você.

      Excluir
  9. Oieee,
    Nossa, impressionada com sua organização! Não é da minha natureza ser tão organizada assim, mas acho incrível quem consegue, achei super diferente a forma como você fez sua retrospectiva e os aspectos que tentou acrescentar ou mudar na sua rotina literária. Eu amo romances, é predominantemente minha leitura, e estou tentando sair da minha zona de conforto também, mas terror ou horror é um gênero que não consigo ler, porque sou medrosa. kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, obrigada pela visitinha!
      Acredita que eu não me acho tão organizada, gosto de ver os gráficos...kk
      Na verdade, fico louca quando as coisas não estão saindo do jeito que eu quero, por isso fico fazendo planejamentos e gráficos.

      Excluir
  10. Olá!
    Meu Deus, quanta organização! Queria ter um quinto disso kkkk
    Arrasou! Eu não estipulo metas porque sempre fico frustrada. Mas achei super interessante sua forma de escolher e organizar suas leituras, parabéns!
    (Ainda impressionada com os gráficos kkk)

    Beijos,
    Lena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio Lena, fico feliz que tenha gostado dos meus gráficos!
      Quanto as metas, sempre estipulo algumas no inicio do ano e tento segui-lás mas, algumas vezes não consigo..kk

      Excluir
  11. Nossa eu olho os graficos e dá um sono zzz... hahahah eu não sou nadinha de exatas! nisso não parecemos xara ! mas caramba, ficou otima sua analise! é uma forma muito organizada de entender o que vc tem lido, admirei!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi, adoro quando você me visita!
      Então, eu amo os gráficos e fico tão feliz quando vejo eles, principalmente depois de pronto, costumo olhá-los várias vezes por semana...kk

      Excluir
  12. Achei a sua retrospectiva tão original com esses gráficos ♡. Meu lado de exatas amou e meu lado humanas ficou com medo de que o lado de exatas queira fazer algo parecido, rs.
    E gostei de como você analisou as suas leituras, sinceramente não faço ideia dos números exatos de tudo que li, mas sei que li mais e-books, mais livros de mulheres, mais romance e (choque) mais livros nacionais, ano passado tentei ler mais autores daqui e tive experiências boas e ruins.
    Mas nos anos anteriores li livros de muitos lugares, quando tentei sair um pouco da Inglaterra e dos Estados Unidos.
    Parabéns pelo post!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Danii! Obrigada pelo comentário, fiquei emocionada agora.
      Espero que o seu lado de exatas queira fazer os gráficos também, porque eu vou adorar ver a análise das suas leituras, fica bem melhor.

      Excluir
  13. Oi Vivi, tudo bem?
    Caramba! Nota-se que você é de exatas de longe! Hahahaha. Mas eu adorei a forma com que você decidiu trazer essas informações, é o primeiro post "de final de ano" nesse formato, e ele foi muito eficaz. E parabéns por ter concluído suas metas! <3 Eu nunca na minha vida vou ler tantos livros de terror assim hahaha. Sou hiper medrosa, então encaro um ou dois por ano E OLHE LÁ hahaha. Que 2019 seja um ano de leituras tão maravilhosas quanto 2018 foi. Arrasany no post. Bjs!

    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisele, obrigada pelo elogio!
      Fico feliz em saber que você gostou dos meus gráficos e, sim, eu sou muito de exatas...kkk

      Excluir