Slide

Foto do 26º Festival de Inverno de Garanhuns
Olá meus amores, como vocês estão? 
Esse post vai ser bem rápido mas, quero conversar com vocês sobre uma questão que me intriga muito: Por que os brasileiros, desvalorizam tanto as produções nacionais? Sempre que assistimos um filme estrangeiro é comum encontrarmos em alguma cena uma bandeira do país, até mesmo em livros podemos encontrar alguma referência ao país. Bom, vou começar dizendo o motivo desse post: 
"Essa semana assisti uma série nacional chamada "Assédio", fiquei apaixonada pela qualidade da produção e a interpretação dos atores, sempre muito profissionais e realistas. Indiquei ela para algumas pessoas de um grupo que participo, onde temos liberdade para indicar séries, filmes ou livros mas, fiquei surpresa quando a maioria afirmou não assistir ou ler produções nacionais, alegando que não possuem boa qualidade".
Eu sei que não deveria estar julgando as escolhas de ninguém, acontece que sempre tive dificuldade em compreender porque os brasileiros possuem tanta resistência em consumir materiais produzidos aqui no Brasil, porque preferem assistir filmes, séries, livros e comprar objetos gringos do que nacionais, valorizando mais a cultura deles do que a nossa. Não vou negar que gosto muito dos conteúdos estrangeiros, que são fácéis de encontrar na internet (principalmente pirata) mas, o trabalho das produtoras nacionais (estou incluindo filmes, séries, livros, etc.) são muito bons e merecem ser valorizados. Existem trabalhos sérios sendo produzidos no nosso país, mesmo com o governo perseguindo ações culturais, chegando a extinguir o minstério da cultura para tranformá-lo em secretária e querendo taxar o preço dos livros
"O livro é um produto de elite, logo, quem compra pode pagar um preço maior." (Paulo Guedes Ministro da Economia).
Meu propósito com esse post é fazê-los pensar sobre o que estamos vivendo, conversar sobre esse assunto e peço para vocês pensaram nos motivos que levam a não consumirem produtos nacionais. Precisamos começar a valorizar o que é feito no nosso país, a fim de não permitir que outros governos desvalorizem o que fazemos!
 
Quero muito saber as opiniões de vocês, vamos conversar nos comentários!
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Adorei seu post e acho que você trouxe um assunto muito importante. Acho que em parte isso se explica pela falta de divulgação. Já perdi as contas de quantos filmes brasileiros eu só fui descobrir a existência anos depois do lançamento. Outro aspecto que contribuiu é que os filmes nacionais que ganham visibilidade são as comédias clichês da produzidas pela Globo, e muitas pessoas acham que o cinema nacional se resume a isso. Enfim, acho que muitas coisas influenciam nessa desvalorização da produção cultural nacional. Mas é importante continuar indicando para que essas obras ganhem mais visibilidade e as pessoas comecem a superar esse preconceito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? É bem complicado esse debate, mas pertinente. Atualmente eu vejo essa desvalorização cultural estar mais ligada a questões políticas, pois os slogans de uma determinada vertente acaba usando em demasiado essa questão do patriotismo. Logo quem pensa diferente, quer de toda maneira se desassociar disso. No entanto, isso a desvalorização é algo que vem crescendo tem longos anos. Acho que são somas de fatores. Acho que é preciso revertermos isso, mostrando a qualidade que temos e incentivando as pessoas conhecerem. Se não fizermos nossa parte, ficaremos sempre nisso. Ótima postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir