Slide


Olá pessoal, tudo bom com vocês? Hoje vim conversar sobre o livro O Lar da Srtª Peregrine para Crianças Peculiares que, ganhou uma adaptação cinematográfica em 2016 com muitos atores famosos e que eu gosto, entre eles Eva Green e Samuel L. Jackson. Quando soube da adaptação para os cinemas, fiquei muito mais empolgada para ler o livro antes de assistir ao filme.  Tenho que confessar que li esse livro no início do ano passado e fiquei relutante em escrever essa resenha, porque ele está na minha lista de decepções de 2017.

O livro conta a história do jovem Jacob de 16 anos, que cresceu ouvindo as histórias fantásticas do seu avô Abe, contava sobre a época da Segunda Guerra Mundial. Nelas ele falava de uma ilha misteriosa onde morou durante alguns anos, junto com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível, entre outras crianças, que viviam protegidos em um casarão enorme. Conforme Jacob crescia as histórias do avô perdiam o encanto, isso durou até a sua morte que deixou o jovem muito abalado e decidido a encontrar a ilha misteriosa da qual o avô tanto falava e descobrir o que significava suas últimas palavras: 

“Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.”
Depois de um tempo conseguiu convencer os pais que seria interessante ele fazer essa viagem, já que o pai estava procurando alguns pássaros raros que poderiam existir nessa ilha, então, arrumaram as malas e fizeram uma viagem longa e estressante, para chegarem em uma ilha praticamente deserta, e se hospedarem em um hotel barato com um bar embaixo. Logo que chegaram Jacob movido pela curiosidade e visões estranhas, começa a procura pelo casarão que o avô tanto falava, e encontra apenas as ruínas dele, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, no dia 3 de setembro de 1940. 

No momento em que passa pela fenda do tempo, ele percebe que seu avô sempre esteve falando a verdade, ele não estava louco como todos diziam e bateu em seu coração um grande arrependimento, mas, ficou muito feliz em conhecer todas as crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Acontece que, depois de alguns dias ali, a felicidade se transforma e preocupação e em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos, com direto a viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados, fugas mirabolantes, mortes inesperadas, monstros à espreita e muitas outras aventuras.


O universo criado pelo Ransom Riggs é fantástico, é o tipo de história que eu gosto de ler e geralmente me deixa envolvida durante toda a leitura, tem um clima de mistério e crianças com habilidades especiais pouco abordadas em outros livros. Mas, tudo isso não me fez gostar da história, ao contrário, me deixou muito decepcionada, por alguns motivos:
v  A verdadeira história do livro demora muito para acontecer, ele fica falando detalhes do dia-a-dia da vida do Jacob, do avô e da família dele que, são chatas e irritantes;
v  Jacob chega na ilha misteriosa e eu pensei: "Agora a diversão vai começar" mas, a verdade é que nada acontece por várias e várias páginas;
v  Falta profundidade na descrição dos personagens, as crianças peculiares são interessantíssimas, algumas delas deveriam ter um capítulo apenas para contar sua história, mas elas são praticamente esquecidas;
v  O final do livro foi decepcionante e por causa dele desisti de terminar a leitura dessa trilogia;

A maior parte da história é narrada em terceira pessoa, com exceção de alguns capítulos contados pelo Jacob, a escrita do autor é cansativa, eu demorei várias páginas para realmente entrar no mundo criado por ele, mas a edição da editora intrínseca é um luxo, com direito a jaquet e capa dura. Mesmo sendo uma das minhas decepções, eu recomendo a leitura dele, porque somos pessoas diferentes com gostos diferentes e tenho certeza que alguns ficarão apaixonados por esse mundo. Sobre o filme, ainda não assisti e não tenho previsão..rss! 
Então, por hoje é só! Deixem nos comentários o que acharam do livro.
Beijos e abraços!
Compartilhe com os amigos

Comente pelo Facebook!

24 Comentários

  1. Esse é um livro que eu quero e não quero ler, tipo fico sempre empurrando com a barriga sabe? Quem sabe mais pra frente.
    Ah gosto quando as pessoas falam que o livro não rolou para elas pois cada um tem um gosto diferente e nós que temos blogs temos que ser verdadeiros principalmente com nós mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, eu demorei dias para lançar a resenha!
      Sei que muitas pessoas amam essa série e fiz o possível para não ofender ninguém.

      Excluir
  2. Olá Viviane, este livro nunca foi um interesse de leitura, mas aprendi que nunca é bem exagerado, afinal eu posso me interessar por essa história no futuro. Também sei que geralmente sou do contra, twlges eu não me incomode com as características dele haha Gostei da sua precisão e sinceridade ao falar do livro. Resenha excelente!

    Beijo da Yana,
    Marshmallow Com Cafe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não achei exagerado o mundo em si, achei exagerado o poder que ele deu para os vilões, mas, principalmente a facilidade que foi destruir o mundo das crianças peculiares. Se foi tão fácil destruir tudo, por quê não fez isso antes?

      Excluir
  3. Oi Vivi, tudo bem? Eu confesso que quando lançou o livro eu estava muuuito animada para ler, ainda mais porque logo sairia o filme. Mas por um motivo ou outro, acabei não lendo. Eu assisti ao filme, mas não me prendeu o suficiente para que eu queira ler os livros também, mas gosto da edição, e aquelas fotografias são tão sinistras! haha
    às vezes acontece de não gostarmos do livro, mas como você disse, somos pessoas diferentes e precisamos sempre testar as coisas por nós mesmos e tirar nossas próprias conclusões ao final.

    Beijos

    Blog Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel!
      Eu também comecei a assistir o filme mas, não gostei. Tentei assistir outras duas vezes e não gostei/terminei de assistir..rss

      Excluir
  4. Olá, tudo bem? Já vi falarem super bem desse livro, é uma pena que não tenha funcionado 100% para você, mas acontece... Adorei a resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, li ótimas resenhas sobre ele, mas para mim não rendeu.
      Beijos!

      Excluir
  5. Oiii Viviane tudo bem?
    Que dica ótima menina, eu apenas assisti ao filme e foi uma diversão fora do comum, sua resenha ficou ótima e me instigou a querer ler a obra também, ótima resenha e lindas fotos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei esse livro há algum tempo e ainda não tive tempo para ler. achei legal a sua resenha e valeu a sinceridade, mas eu acho mesmo que vou gostar da leitura, bom, assim espero.

    ResponderExcluir
  7. Não acredito que não gostou do livro... eu amei, amei mesmo. Leia de novo, de uma nova chance. Gostei dos três.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, não vou fazer isso por agora...rss!
      Vou esperar mais alguns anos.

      Excluir
  8. Adorei esse livro, e acho que foi um dos casos de: 100 vezes melhor que o filme, com toda a certeza!
    Adorei o post, Beijos Duda <3

    www.bloghappinessd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi.
    Ainda não li esse livro, apesar de amar o gênero. Isso porque a história parece um tanto abstrata demais para mim.
    E de fato imaginei um enredo com um pouco mais de ação.
    Ainda pretendo ler, mas admito que minhas expectativas não são as mais altas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também esperava muito ação nesse livro mas, me decepcionei muito.

      Excluir
  10. Olá!
    Eu só li o primeiro livro e vou ter que concordar com você, demorei demais a conseguir entrar nesse universo, a leitura é muito arrastada e por pouco não abandonei. Infelizmente não me senti com vontade de continuar a ler o restante da série.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi, Viviane! Já li resenhas desse livro e muitas foram elogiosas, inclusive minha amiga leu e curtiu bastante. Ainda não li, mas pensei em experimentar. Às vezes as histórias tem essas "introduções" muito longas por algum motivo que só é explicado láááá no terceiro livro. rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro e gostei muito! Por enquanto parei no primeiro quero comprar o restante e ler de uma vez...
    Abraços

    ResponderExcluir